31/10/2019

Cristo é o centro da mensagem da Reforma

O Rev. Fred Herman Lindemann (1896–1985) foi um teólogo e pastor luterano do Sínodo Missouri que publicou várias obras sobre os sermões de acordo com o Ano da Igreja. Em um dos comentários sobre a Festa da Reforma ele destaca:
“É oportuno lembrar o povo luterano que, assim como todas as demais festividades do Ano Eclesiástico, a Festa da Reforma é observada para a glória de Deus e não para glorificar Lutero ou a Igreja Luterana ou qualquer ramo dela. Nem é propósito da observância criticar os males do papado. Antes, o objetivo é agradecer e louvar a Deus pelas bênçãos da Reforma. A pessoa de Lutero vai aparecer, obviamente, mas ele foi apenas o instrumento que Deus utilizou para fazer grandes coisas em benefício de sua Igreja. Por esta razão, é muito louvável que a Festa da Reforma não seja observada no dia do nascimento de Lutero, pois somente ao Senhor Jesus Cristo e a São João Batista são concedidas a honra de terem sua natividade comemorada pela Igreja. Se alguém quer comemorar o aniversário de Lutero, isso pode ser feito sem subtrair outro Domingo do Período da Trindade [após Pentecostes], especialmente se a Festa da Reforma tiver sido observada apenas um ou dois domingos antes.” (The Sermons and The Propers IV: Trinity Season — Second Half. St. Louis: Concordia Publishing House, 1958. p. 134–135)

Christus am Kreuz mit Luther und Melanchthon” (1850–1851) de August von Kloeber (1793–1864)
A centralidade da obra de Cristo na mensagem da Reforma também está expressa no mural “Christus am Kreuz mit Luther und Melanchthon” (1850–1851) pintado por August von Kloeber (1793–1864) no arco (chamado luneta ou tímpano) acima da porta da Igreja do Castelo. Em primeiro plano é retratado Jesus Cristo crucificado, o centro da pregação. Lutero é retratado no lado esquerdo da cruz, ajoelhado e segurando sua tradução do Novo Testamento do grego para alemão em 1522, como expressão da fonte de toda doutrina. Do lado direito está Philipp Melanchthon, teólogo e amigo de Lutero, um dos principais protagonistas da Reforma, que segura a Confissão de Augsburgo (Confessio Augustana) escrita por ele em 1530 e que foi a primeira apresentação pública oficial dos princípios da Reforma Luterana. A cena de fundo é da Wittenberg medieval às margens do rio Elba, com a Igreja do Castelo à esquerda e a Igreja de Santa Maria ao centro.

A Igreja de Todos os Santos em Wittenberg, é também chamada de Schlosskirche (Igreja do Castelo) para distinguir da Stadtkirche (Igreja da Cidade) que é a Igreja de Santa Maria. Ambas as igrejas foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, juntamente com a Lutherhaus (casa de Lutero) e a Melanchthonhaus (casa de Philipp Melanchthon). A Igreja de Santa Maria é conhecida como a igreja que Lutero pregou seus famosos sermões Invocavit depois de deixar o Castelo de Wartburg, onde fora mantido em segurança pelo príncipe Federico da Saxônia.

A porta da Igreja do Castelo em Wittenberg
A Igreja do Castelo é a igreja na qual Lutero afixou suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517, marcando o início da Reforma. Nesta igreja também estão os túmulos de Lutero e Melanchthon. A porta da igreja não é a mesma do tempo de Lutero. As portas originais foram queimadas e destruídas durante a Guerra dos Sete Anos (1756–1763). Em 1857, o rei Frederico Guilherme IV da Prússia mandou instalar a porta atual em bronze com a gravação das 95 Teses de Lutero. Esta porta foi inaugurada 1858, por ocasião do 375º aniversário do nascimento de Lutero.


30/10/2019

Dia da Reforma - 31 de outubro de 2019


Apocalipse 14.6–7
Salmo 46
Romanos 3.19–28
João 8.31–36 ou Mateus 11.12–19


O Filho de Deus nos libertou do pecado e da morte mediante a Sua graça

“A sabedoria é justificada por suas obras” (Mt 11.19), e a verdadeira Sabedoria de Deus, Jesus Cristo, o Filho encarnado, nos justifica por Sua obra. Ele prepara o Seu caminho pela pregação do arrependimento, mas para que possamos comer e beber com Ele em Seu Reino e ficarmos ali “para sempre” (Jo 8.35), Ele sofreu a violência da Lei e se entregou voluntariamente aos homens violentos. Ele é “amigo de publicanos e pecadores” (Mt 11.19), e mediante Sua graça nos redimiu da escravidão do pecado e da morte. Através da proclamação de Seu Evangelho eterno “aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo” (Ap 14.6), “se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus” (Rm 3.21), “para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.26). Ao ouvirem o Evangelho de Cristo Jesus, “a quem Deus apresentou como propiciação no seu sangue, mediante a fé” (Rm 3.25), os povos “conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (Jo 8.32).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e gracioso Senhor, derrama o teu Espírito Santo sobre o teu povo fiel. Mantém-nos firmes em tua graça e verdade, protege e livra-nos em momentos de tentação, defende-nos contra todos os inimigos e concede à tua Igreja a tua paz salvadora; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Cena da afixação das 95 Teses por Martinho Lutero (St. Paul Evangelical Lutheran Church, Columbus, Indiana, EUA)

28/10/2019

28 de outubro — São Simão e São Judas, Apóstolos

Cor litúrgica: Vermelha

Jeremias 26.1-16
Salmo 43
1 Pedro 1.3-9
João 15. (12-16) 17-21


Nas listas dos doze apóstolos (Mt 10.2-4, Mc 3.16-19, Lc 6.14-16, At 1.13), a décima e décima primeira posição são ocupadas por Simão, o Zelote (ou “Cananeu”) e Judas (não o Iscariotes, mas “de Tiago”), que era possivelmente também conhecido como Tadeu. De acordo com a tradição cristã primitiva, Simão e Judas viajaram juntos como missionários para a Pérsia, onde foram martirizados. De uma certa forma, esta é a provável razão para estes dois apóstolos serem comemorados no mesmo dia.

Simão não é mencionado no Novo Testamento a não ser nas listas dos doze apóstolos. Consequentemente, ele é lembrado e honrado por causa de seu ofício, e assim apresenta-se diante de nós em nome e lugar de Cristo Jesus, nosso Senhor – na eternidade, assim como em sua vida e ministério terreno. Rendemos graças a Deus pelo chamado e envio de Simão, juntamente com Judas e todos os apóstolos, para pregar e ensinar o Santo Evangelho, proclamar o arrependimento e o perdão, e batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Jo 4.1-2; Mt 10; 28.16-20; Lc 24.46-49).

Judas aparece no Evangelho de João (14.22) na noite da traição de nosso Senhor e no início de sua Paixão, perguntando a Jesus por que razão ele deveria se manifestar aos discípulos e não ao mundo. A resposta que Jesus dá a esta pergunta é a ênfase pertinente para este dia festivo: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (Jo 14.23). Seguramente, tanto Judas quanto Simão exemplificaram, na vida e na morte, seu amor por Jesus e sua fé na Palavra. Nós não apenas somos assim fortalecidos em nossa fé e vida cristã com o exemplo deles, mas somos, acima de tudo, encorajados pela fidelidade do Senhor em manter sua promessa de levá-los para fazer morada junto dele no céu. Lá eles vivem com Ele para sempre, onde devemos nos juntar a eles algum dia.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, tu escolheste os teus servos Simão e Judas para serem enumerados na gloriosa companhia dos apóstolos. Assim como eles foram fiéis e zelosos em sua missão, assim também possamos nós, com ardente devoção, tornar conhecido o amor e a misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 857)

Imagem: Detalhe em Antependium de Estrasburgo, 1410 (Museum Angewandte Kunst, Frankfurt)

27/10/2019

27 de outubro - Fundação do Seminário Concórdia, A.D. 1903


O Seminário Concórdia comemora neste ano de 2019 o Centésimo Décimo Sexto Aniversário de sua fundação. Desde a primeira aula ministrada pelo Rev. John Hartmeister em 27 de outubro de 1903, num rústico galpão na localidade de Bom Jesus, interior do Rio Grande do Sul, até o presente momento em que o Seminário está estabelecido em São Leopoldo, esta Escola dos Profetas serviu como instrumento de Deus na preparação de muitos sacerdotes para o ministério pastoral da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Além disso, o Seminário também tem contribuído para o aperfeiçoamento teológico e diaconal de muitos pastores e leigos da igreja. Essas são grandes bênçãos Senhor da Igreja, que motivam uma profunda gratidão a Deus e uma alegre celebração de Seu povo. Ore pelas bênçãos de Deus para os alunos, professores e funcionários do Seminário Concórdia.

ORAÇÃO:

Todo-poderoso Deus, que designaste pastores e mestres para a tua Igreja, oramos pela tua bênção contínua sobre o Seminário Concórdia da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Concede que todos os pastores, mestres e seminaristas sejam encorajados na fé e busquem de ti a sabedoria para tudo o que fazem; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Rev. John Hartmeister (1877-1965) sobre a mudança do antigo “Instituto” de Bom Jesus para Porto Alegre:

Com o honroso nome “Concórdia” o nosso, antes humilde “Instituto”, juntou-se à honrosa linha dos muitos “Concórdia” do Sínodo. Com um nome diferente, num local diferente e com o apoio decisivo do Sínodo, o anterior “Instituto para Treinamento de Professores e Pastores” cresceu e floresceu. O grão de mostarda tornou-se uma árvore. A Deus seja toda a honra e glória.

26/10/2019

Vigésimo Domingo após Pentecostes (Próprio 25 – Ano C)

Ícone de Gerges Samir

27 de outubro de 2019

Gênesis 4.1-15
Salmo 5
2 Timóteo 4.6-8,16-18
Lucas 18.9-17


Com humilde arrependimento, a fé vive pela graça e misericórdia e é exaltada por Deus em Cristo

Jesus conta uma parábola “para alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos” (Lc 18.9). Nesta parábola, o fariseu se vangloriava injustamente diante de Deus com base em seus próprios méritos, enquanto o cobrador de impostos orava atentamente: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!” (Lc 18.13). Aquele pobre e miserável pecador confiava em Cristo e com isso “desceu justificado para a sua casa” (Lc 18.14). O mesmo acontece com “os pequeninos” que vão a Jesus como necessitados e recebem “o reino de Deus” mediante a fé (Lc 18.15–17). Todo “o que se humilha será exaltado”, mas “todo o que se exalta será humilhado” (Lc 18.14). É por isso que “o Senhor se agradou de Abel e de sua oferta, mas de Caim e de sua oferta não se agradou” (Gn 4.4-5). A vida de São Paulo, derramada “como oferta de bebida”, foi outro sacrifício semelhante ao de Abel (2 Tm 4.6). O Senhor esteve ao lado de Paulo e o “revestiu de forças”, para que “a mensagem fosse plenamente proclamada” (2 Tm 4.17). É por causa dessa mensagem evangélica de Cristo que fazemos parte de “todos os que amam a sua vinda” e, como pecadores arrependidos, oramos pedindo fé ao “Senhor, reto juiz” (2 Tm 6.8).


— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).

26 de outubro - Philipp Nicolai, Johann Heermann e Paul Gerhardt, Escritores de Hinos


Philipp Nicolai (1556-1608) foi pastor na Alemanha durante a Grande Peste, que ceifou a vida de 1.300 de seus paroquianos num período de seis meses. Além de seu heroico ministério pastoral durante esse momento de tensão e tristeza, ele escreveu os textos de “Acordai! os guardas chamam” (Wachet auf, ruft uns die Stimme) e “Radiante, a Estrela d’alva traz” (Wie schön leuchtet der Morgenstern), conhecidos, respectivamente, como o rei e a rainha dos corais luteranos.
 
Johann Heermann (1585-1647), também pastor na Alemanha, sofreu de problemas de saúde e com a devastação da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Seus hinos são conhecidos por sua ternura e profundidade de sentimento. 
 
Paul Gerhardt (1607-1676) foi outro pastor luterano que sofreu os horrores da Guerra dos Trinta Anos. Por volta de 1668, perdeu sua posição pastoral em Berlim (por se recusar a comprometer suas convicções luteranas), e sofreu com a morte de quatro de seus cinco filhos e de sua esposa. No entanto, conseguiu escrever 133 hinos que refletem sua fé inabalável. Juntamente com Martinho Lutero ele é considerado como um dos melhores escritores de hino do Luteranismo.

ORAÇÃO DO DIA:

Deus Todo-poderoso, o apóstolo Paulo nos ensinou a louvá-lo com salmos, hinos e cânticos espirituais. Agradecemos-te neste dia por aqueles que têm dado grandes hinos à tua igreja, especialmente os teus servos Philipp Nicolai, Johann Heermann e Paul Gerhardt. Que a tua Igreja nunca tenha falta de escritores de hinos, que através de suas palavras e música dão louvor a ti. Enche-nos com o desejo de louvar e render graças a ti por tua grande bondade; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis:Concordia Publishing House, 2008. pág. 851)

25/10/2019

25 de outubro – Dorcas, Lídia e Febe, Mulheres Fiéis


Tabita, Lídia e Febe foram mulheres cristãs exemplares que demonstraram sua fé através do sustento material da Igreja.

Dorcas (também chamada Tabita) era bem conhecida e muito amada por seus atos de caridade na cidade de Jope, especialmente por fazer roupas para os pobres. Quando Dorcas morreu repentinamente, os membros de sua congregação comunicaram o Apóstolo Pedro na cidade vizinha de Lida, que veio e a ressuscitou (At 9.36-41).

Lídia era uma mulher de Tiatira que trabalhava em Filipos vendendo uma famosa tintura púrpura muito procurada no mundo antigo. Ela também era uma mulher que “adorava a Deus” na sinagoga local. Quando o apóstolo Paulo a encontrou num lugar de orações com outras prosélitas, sua pregação da Palavra levou Lídia à fé em Cristo. Ela e seus amigos tornaram-se o núcleo da comunidade cristã em Filipos (At 16.13-15, 40).

Febe era outra mulher fiel associada com o apóstolo Paulo. Ela era uma diaconisa de Cencreia (o porto de Corinto) que Paulo enviou para a igreja em Roma com a responsabilidade de entregar sua epístola aos romanos. Nela, o apóstolo relata sobre o apoio de Febe no trabalho da Igreja Primitiva (Rm 16.1-2).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, que moveste à compaixão os corações de tuas amadas servas Dorcas, Lídia, e Febe para manter e sustentar a tua Igreja através de suas obras de caridade. Concede-nos a mesma vontade de amar a ti. Abre nossos olhos para enxergamos a ti nos pequeninos e fortalece nossas mãos para servirmos a ti no próximo; por amor de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2008. p. 847-848)

24/10/2019

C. F. W. Walther: a tarefa da Igreja Cristã


“A tarefa de toda Igreja Cristã que usa esse nome corretamente é oferecer o conforto eterno... Ela deveria ser um jardim do céu na terra, cheio de fontes vivas, na qual o peregrino terrestre fatigado pode descansar e receber o conforto que cura sua consciência ferida e o enche com a esperança de vida eterna. Uma igreja que não oferece esse conforto e que, ao invés disso, age como uma escola de moral, pregando apenas deveres, despertando um temor servil a Deus e deixando dúvidas sobre a salvação eterna, é uma igreja apenas no nome.”

- C. F. W. Walther (1811-1887), pastor e teólogo

Fonte: God Grant It: daily devotions from C.F.W. Walther. St. Louis: Concordia, 2006. pág. 582.

23/10/2019

Um sermão sobre São Tiago, Virgindade de Maria, Concílio de Jerusalém e Conselhos práticos





Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O sermão de hoje está divido em três partes. 1) uma reflexão sobre o Evangelho de Mateus 13.54-58; 2) Concílio em Jerusalém conforme Atos 15 e 3) Testemunho pessoal de São Tiago (Tiago 1.1-12).


1.     A primeira parte é do Evangelho. Hoje celebramos São Tiago, considerado por alguns como irmão de Jesus e por outros como primo.  Esse assunto foi discutido, rediscutido e não perdeu força ainda. Se considerar que Tiago é irmão de Jesus, estamos assumindo que Maria teve outros filhos. Se eu dissermos que são primos, partimos do pressuposto que Maria morreu virgem (Semper Virgo).

O Semper Virgo me parece uma bonita imagem da Bem-aventurada e gloriosa mãe de nosso Salvador. Nas Confissões Luteranas, Ela é muito bem retratada. Nos artigos de Esmalcalde, Maria é descrita como "Pura e Santa Virgem Maria." Já na Declaração Sólida, artigo VIII, Maria é descrita como a "Virgem Laudatíssima". Na Epítome, ela é "chamada Mãe de Deuse verdadeiramente o é."

As Confissões afirmam que Maria permaneceu virgem mesmo após o nascimento de Jesus: "Em virtude dessa união e comunhão pessoal das naturezas, Maria, a Virgem laudatíssima, não deu à luz um mero homem, mas um homem que verdadeiramente é Filho de Deus Altíssimo, conforme testifica o anjo. Demonstrou sua majestade divina até no seio materno, com o fato de haver nascido de uma virgem não injuriada em sua virgindade. Razão por que ela deveras é a mãe de Deus, e não obstante permaneceu virgem." (Livro de Concórdia, Declaração Sólida, VIII, Da Pessoa de Cristo, página 638, 24)

Li um artigo que coloca as duas ideias na mesa argumentando da seguinte forma: “Curioso é que a gente se esforça tanto para discutir uma questão que parecia pouco relevante para os evangelistas.[xii] Afinal, se Maria foi virgem durante toda sua vida, e isso fosse de fato importante, eles deveriam ter tido mais cuidado com os termos escolhidos”(Cesar M Rios)https://cristianismoeantiguidade.weebly.com/principal/-jesus-tinha-irmaos-ou-seriam-primos?fbclid=IwAR07RrLTaTU5fOug6eYGdsUmKxT505RP6CeLAMc-82S8YwbcuKtbfvQySro 

Enfim, um assunto para ser conversado, mas não como necessário para abrir as portas do céu, mas como um adiáforo. O importante que tal discussão não macule a posição bíblica que Jesus é verdadeiro Deus e verdaeiro homem. Sobre a divindade e humanidade de Jesus não existe preferência e sim o texto bíblico.  



2.     A segunda é sobre o Concílio em Jerusalém conforme Atos 15: O fato de ser Tiago irmão ou primo de Jesus não é relevante, pois, o mais importante é a sua ação na Igreja e como Ele foi conduzido por Deus. Ninguém fica ofendido, chocado, magoado quando afirmo que a salvação é para todos independente de qualquer nacionalidade. Isso, para nós, é evidente, mas no começo da fé cristã, isto não estava tão claro assim e evidente. A questão é quem seria salvo e quem não seria salvo. A primeira resposta é: tem que ser judeu. Ou seja, era necessário passar pelos ritos judaicos, e finalmente, após tudo, a pessoa estaria pronta para a fé cristã. E São Tiago, conduzido pelo Espírito Santo, nós dá a resposta: “Quando eles terminaram de falar, Tiago disse: — Meus irmãos, escutem! 14Simão acabou de explicar como Deus primeiro mostrou o seu cuidado pelos não judeus, escolhendo do meio deles um povo que seria dele. 15As palavras dos profetas estão bem de acordo com isso, pois as Escrituras Sagradas dizem: 16“Depois disso eu voltarei — diz o Senhor — e construirei de novo o reino de Davi, que é como uma casa que caiu. Juntarei de novo os pedaços dela e tornarei a levantá-la. 17Assim todas as outras pessoas, todos os outros povos que eu chamei para serem meus, vão procurar conhecer o Senhor. Assim diz o Senhor, 18 que anunciou essas coisas desde os tempos antigos.” 19E Tiago continuou: — A minha opinião é esta: eu acho que não devemos atrapalhar os não judeus que estão se convertendo a Deus.” São Tiago, inspirado pelo Espírito Santo, confirmou que a salvação é para todos.


3.     Terceira parte: Testemunho pessoal de São Tiago (Tiago 1.1-12). A terceira parte trata-se do testemunho de Tiago sobre aspectos importantes da vida cristã: provações, sabedoria, fé, o contentamento.

Sobre as provações ele escreve: “Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!”

Sobre a sabedoria e fé escreve: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. 6Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. 7Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 8pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.”

Sobre o contentamento escreve: “O irmão que é pobre deve ficar contente quando Deus faz com que melhore de vida; 10e quem é rico deve sentir o mesmo quando Deus faz com que piore de vida.” E para concluir afirma: “Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.”

Hoje celebramos São Tiago por três razões:  1)lembre-se que nós estamos celebrando o que Deus fez na vida dele. Independentemente de ser ou não ser irmão de Jesus, ele foi um cristão fiel e sincero, louvemos a Deus por este servo da Igreja.  2)Deus agiu no passado em Tiago, é o mesmo que age em nós através dos meios da graça. Tiago, inspirado pelo Espírito Santo, disse que não era para incomodar aqueles que Deus estava convertendo. E, por último, e nem por isso menos importante, 3) conselhos que ele nos deu para todos os momentos de nossa vida, ou seja, testemunho de fé e piedade.

Ao celebrar o dia de São Tiago, não estamos celebrando algo especial que ele tinha, mas sim celebramos o que Deus Pai, Filho e Espírito fizerem nele e por ele. Amém.

22/10/2019

23 de outubro - São Tiago de Jerusalém, Irmão de Jesus e Mártir


Cor litúrgica: Vermelha

Atos 15.12-22a
Salmo 133
Tiago 1.1-12
Mateus 13.54-58


São Tiago de Jerusalém (ou “Tiago, o Justo”) é citado por São Paulo como “o irmão do Senhor” (Gl 1.19). Alguns teólogos modernos acreditam que Tiago era filho de José e Maria e, portanto, um irmão biológico de Jesus. Mas, durante a maior parte da história da Igreja (e ainda hoje), o termo “irmão” usado por Paulo é interpretado como “primo” ou “parente”, sendo Tiago considerado o filho de uma irmã viúva de José ou Maria, que morava com eles. Assim como outros familiares de nosso Senhor (exceto sua mãe), Tiago não cria em Jesus até sua ressurreição (Jo 7.3-5; 1 Co 15.7). Depois de se tornar um cristão, Tiago foi elevado a uma posição de liderança dentro da primeira comunidade cristã. Especialmente após a saída de São Pedro de Jerusalém, Tiago foi reconhecido como bispo da Igreja naquela cidade santa (At 12.17; 15.12 ss.). Segundo o historiador Josefo, Tiago foi martirizado em 62 d. C., ao ser apedrejado até a morte pelos saduceus. Tiago foi o autor da Epístola no Novo Testamento que leva o seu nome. Nela, ele exorta seus leitores a permanecerem firmes na única e verdadeira fé, mesmo diante de sofrimento e tentação, e a viverem pela fé a vida que há em Cristo Jesus. Tal fé, ele deixa claro, é uma coisa operante e ativa, que nunca cessa de fazer o bem, confessar o Evangelho através de palavras e ações, e firmar sua vida na cruz, agora e sempre.

ORAÇÃO DO DIA:


Pai Celestial, pastor do teu povo, tu levantaste Tiago, o Justo, irmão de nosso Senhor, para liderar e orientar a tua Igreja. Concede que possamos seguir o seu exemplo de oração e reconciliação e sermos fortalecido pelo testemunho de sua morte; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. pág. 841-842)

20/10/2019

Décimo Nono Domingo após Pentecostes (Próprio 24 – Ano C)


20 de outubro de 2019

Gênesis 32.22-30
Salmo 121
2 Timóteo 3.14 — 4.5
Lucas 18.1-8

A fé agarra-se à Palavra e promessas de Deus e persevera na oração

“Jacó ficou sozinho” e lutou durante a noite com o Senhor, “até o romper do dia” (Gn 32.24). “Se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele” (Gn 32.25), mas mesmo assim não o largou até que o Senhor o abençoasse. Às vezes, nós também lutamos com Deus; Ele luta conosco e nos abençoa mediante sua graça. Por isso, Jesus nos ensina a “orar sempre e nunca desanimar” (Lc 18.1). Jesus fala de "um juiz que não temia a Deus, nem respeitava ninguém" e de "uma viúva que sempre o procurava, dizendo: ‘Julgue a minha causa contra o meu adversário’." (Lc 18.2–3). Por causa de sua persistência, o juiz concordou em "julgar a sua causa" (Lc 18.5). O Nosso Senhor julga as causas depressa e generosamente, fazendo “justiça aos seus eleitos, que a ele clamam dia e noite” (Lc 18.7). Ele faz isso de acordo com o Evangelho. Portanto, aquele que for Seu ministro deve perseverar fielmente em sua vocação, “naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente” (2 Tm 3.14). O Senhor deseja que Seu ministro “pregar a palavra” (2 Tm 4.2) todo o tempo, com base nas “sagradas letras” (2 Tm 3.15), com paciência e sem esmorecer.


— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Jacó luta com o anjo (c. 1837), por Edward Von Steinle.

18/10/2019

Refletindo sobre a oração do dia: a medicina curativa





Coleta do dia:Todo-Poderoso Deus, nosso Pai, teu Bendito Filho chamou o médico Lucas para ser um evangelista e médico de almas. Concede que a medicina curativa do Evangelho e dos sacramentos possa afastar as doenças de nossa alma a fim de que possamos sempre te amar e servir com os corações voluntários; através de Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.”

1.    Invocação: Todo-Poderoso Deus, nosso Pai
a.       Todo-Poderoso Deus: O Salmo 19 afirma: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” As obras de Deus anunciam o seu poder, mas Ele prefere se revelar, em Jesus Cristo, como nosso Pai
b.      Nosso Pai: pensando em Deus como nosso Pai, podemos lembrar das palavras de Lutero no Catecismo Menor: “Deus quer atrair-nos carinhosamente com estas palavras, para crermos que ele é o nosso verdadeiro Pai e nós, os seus verdadeiros filhos

2.    Base da petição: teu Bendito Filho chamou o médico Lucas para ser um evangelista e médico de almas.
a.    Recebemos muitos chamados durante a vida: somos pais, filhos, irmãos, profissionais, cidadãos e tantos outros chamados que nos é proposto no decorrer de nossa vida. No entanto, existe um chamado que precede a todos: o chamado da salvação. Para muitos, esse chamado se concretizou na pia batismal onde somos selados com o gracioso nome de Deus: “EU te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
b.    Para outros, o chamado da salvação se concretiza em ouvir a boa nova que em Cristo há vida e salvação.
c.    A vida continua e novos chamados são acrescentados no decorrer da vida. Por exemplo, todos seremos profissionais a fim de dar suporte a nós mesmos e para aquele que amamos.
d.    Por fim, o chamado que precedeu a todos, salvação,  abre o caminho para o chamado eterno: a vida eterna com Deus.
e.    São Lucas, que recebeu o chamado da salvação, o chamado que precede a todos, recebeu o chamado para ser um anunciador da salvação sendo um evangelista e médico de almas.
f.     Além do chamado da salvação, ele recebeu o chamado para ser médico e através dessa vocação continuar a obra de Deus na cura de doenças físicas.
g.    Por fim, o chamado que precedeu a todos, a salvação,  abriu o chamado da vida eterna para Lucas também. Trago as palavras finais de um antigo cântico chamado TE DEUM LAUDAMOS (A Ti, ó Deus, louvamos), cantando dentro da Ordem das Matinas, “ Tu, quando venceste o aguilhão da morte, abriste a todos fiéis o reino celeste... Portanto, te suplicamos, socorras a teus servos, aos quais com Teu precioso sangue redimiste. FAZE COM QUE SEJAM CONTADOS ENTRE OS SANTOS TEUS NA GLÓRIA ETERNA.”

3.    Petição em si: Concede que a medicina curativa do Evangelho e dos sacramentos possa afastar as doenças de nossa alma
a.       Sobre o Evangelho, Lutero, nos Artigos de Emalcalde, afirma que “Dá ele conselho e ajuda contra o pecado não de uma só maneira, pois, Deus é exuberantemente rico em sua graça. Primeiro mediante a palavra falada, em que é pregada remissão dos pecados em todo mundo. Esse é o ofício próprio da Evangelho. Em segundo lugar pelo Batismo; em terceiro lugar pelo Santo Sacramento do Altar; em quarto mediante o poder das chaves e também através de mútuo colóquio e consolação dos irmãos.
b.      Sobre o Batismo, lemos, no Catecismo Maior, as seguintes palavras: “Que é batismo? A saber, assim: não é simples água ordinária, mas água compreendida na Palavra e mandamento de Deus e por eles santificada. De modo que outra coisa não é senão água divina. O cerne da água é a palavra ou mandamento de Deus, e o nome de Deus, tesouro maior e mais nobre que céus e terra.”
c.       Santa Ceia à Lutero, no Catecismo Maior, trabalha a Santa Ceia como alimento, como medicamento e como antídoto.
                                               i.      Como alimento: “Com razão que se chama alimento da alma, que nutre e fortalece o novo homem. Pelo Batismo primeiramente nascemos de novo. Todavia, como ficou dito, permanece no homem, não obstante, a velha pele, em forma de carne e sangue[1].
                                            ii.      Como medicamento: “De forma nenhuma se há de considerar o sacramento como se fosse prejudicial, da qual cumprisse fugir, mas como medicina inteiramente salutar e consoladora, que te ajuda e te dá vida, tanto na alma quanto no corpo. Porque onde está restaurada a alma, aí também está auxiliado o corpo”. [2]
                                          iii.      Como um antídoto: Aqueles, porém, que sentem sua fraqueza, e dela gostariam de ver-se livres, e desejam o auxílio, cumpre-lhes que considerem e utilizem o sacramento unicamente como precioso antídoto contra o veneno que tem consigo. Pois aqui deves receber, no sacramento, perdão dos pecados da boca de Cristo, perdão que encerra em si e traz consigo a graça e o Espírito de Deus, juntamente com todos os seus dons, proteção, defesa e poder contra a morte e o diabo e toda desgraça.
d.      afastar as doenças de nossa alma”à A Causa das doenças da alma e das doenças físicas é o pecado. Conforme reza o artigo II da Augustana: “ensina-se, outrossim, entre nós que depois da queda de Adão todos os homens naturalmente nascidos são concebidos e nascidos em pecados.”

4.    Motivo (para que se pede a medicina curativa) a fim de que possamos sempre te amar e servir com os corações voluntários.
a.       Amar a Deus à Resumo da primeira tábua;
b.      Servir com os corações voluntários: servir ao próximo;

5.    Doxologia: através de Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.”


Qual é objetivo de Deus nos dar esta medicina curativa? O objetivo desta medicina curativa do Evangelho e dos sacramentos é nos colocar numa relação correta com Deus e com o nosso próximo. A medicina curativa quer colocar a confiança em Deus acima de todas as coisas. 
Neste dia que estudamos sobre Lucas, também podemos lembrar e agradecer a Deus o chamado que ele faz a todos os médicos. Agradeçamos a Deus pelos médicos que cuidam de nossa saúde. Especialmente, nós louvamos a Deus por nos ter dado a cura para pecado e para morte.  Que diariamente oremos: O Senhor Concede que a medicina curativa do Evangelho e dos sacramentos possa afastar as doenças de nossa alma a fim de que possamos sempre te amar e servir com os corações voluntários. Amém. 



[1] Catecismo Maior in Livro de Concórdia. Porto Alegre, Concórdia, 1997, p. 488.
[2] Catecismo Maior in Livro de Concórdia. Porto Alegre, Concórdia, 1997, p. 493.

18 de outubro - São Lucas, Evangelista


Cor litúrgica: Vermelha

Isaías 35.5-8
Salmo 147.1-11
2 Timóteo 4.5-18
Lucas 10.1-9


São Lucas, o médico amado, como é chamado por São Paulo (Cl 4.14), nos presenteia com Jesus, cujo sangue provê o remédio da imortalidade. Lucas viajou com Paulo durante a segunda viagem missionária, juntando-se a ele após Paulo receber chamado da Macedônia para levar o Evangelho para a Europa (At 16.10-17). Lucas muito provavelmente ficou em Filipos por sete anos, juntando-se novamente a Paulo no final da terceira viagem missionária na Macedônia. Viajou com Paulo a Trôade, Jerusalém e Cesareia, onde Paulo foi preso por dois anos (At 20.5 – 21.18). Enquanto estava em Cesareia, Lucas pode ter pesquisado o material que ele usou em seu Evangelho. Depois, Lucas acompanhou Paulo em sua viagem a Roma (At 27.1 – 28.16). Especialmente belas no Evangelho de Lucas são as histórias do Bom Samaritano (Lc 10.29-37), do filho pródigo (Lc 15.11-32), do homem rico e Lázaro (Lc 16.19-31), e do fariseu e o cobrador de impostos (Lc 18.9-14). Somente Lucas fornece um relato detalhado do nascimento de Cristo (Lc 2.1-20) e os cânticos de Maria (Lc 1.46-55), de Zacarias (Lc 1.68-79) e de Simeão (Lc 2.29-32). Para mostrar como Cristo continuou seu trabalho na Igreja Primitiva através dos apóstolos, Lucas também escreveu os Atos dos Apóstolos. Mais de um terço do Novo Testamento vem das mãos do evangelista Lucas.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-Poderoso Deus, nosso Pai, teu bendito Filho chamou o médico Lucas para ser um evangelista e médico da alma. Concede que o remédio curativo do Evangelho e dos Sacramentos possam afastar as doenças de nossas almas para que, com coração voluntário possamos amar e servi-lo; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 826)

Imagem: São Lucas Evangelista (1724), por Melchor Pérez Holguín (Casa Nacional de Moneda-Fundación Cultural BCB)

12/10/2019

Décimo Oitavo Domingo após Pentecostes (Ano C – Próprio 23)


13 de outubro de 2019

Rute 1.1–19a
Salmo 111
2 Timóteo 2.1–13
Lucas 17.11–19


A fé manifesta ação de graças a Deus e o adora na pessoa de Cristo Jesus

Jesus vem em misericórdia e, através da Sua Palavra, cura o corpo e alma. “Vão e apresentem-se aos sacerdotes” (Lc 17.14), pois o que é purificado tem acesso garantido ao templo do Senhor. É “aos pés de Jesus, agradecendo-lhe” (Lc 17.16), que adoramos a Deus, pois Cristo Jesus é nosso grande Sumo Sacerdote e seu corpo é o verdadeiro templo. Nele, o Senhor concede que “acheis descanso” (Rt 1.9), pois veio “em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento” (Rt 1.6). A pessoa de Jesus Cristo faz morada no alimento sagrado — pão e vinho para os crentes comerem e beberem. Onde Jesus habitar nós também habitaremos; o Seu Pai é nosso Deus e o Seu povo é o nosso povo (Rt 1.16). A morte não pode nos separar dele, pois sua morte e ressurreição de Jesus são eternamente nossas através do Santo Batismo. “Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos” (2 Tm 2.8). Tão certo quanto a morte não poderia prendê-Lo, assim também é certo que “a palavra de Deus não está algemada” (2 Tm 2.9). Seu Evangelho é confiado “a homens fiéis, idôneos para instruir a outros.” (2 Tm 2.2), para que “obtenham a salvação que está em Cristo Jesus” (2 Tm 2.10). Essa é a confissão de fé para todos os santos que creem, ensinam e confessam o único Senhor e Salvador — Jesus Cristo.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Jesus cura o leproso, por Jean Marie Melchior Doze (1827-1913)

11/10/2019

11 de outubro — Filipe, Diácono


Filipe, também chamado de Evangelista (Atos 21.8), foi um dos sete homens designados para auxiliar no trabalho dos doze apóstolos e da Igreja Primitiva, que estava em franco crescimento, supervisionando a distribuição de alimentos aos pobres (Atos 6.1-6). Após o martírio de Santo Estevão, Filipe proclamou o Evangelho em Samaria e orientou Simão o Mago a se tornar um crente em Cristo (Atos 8.4-13). Ele também foi instrumento da conversão do eunuco etíope (Atos 8.26-39), através do qual Filipe tornou-se indiretamente responsável por levar a Boa Nova de Jesus para o povo do continente africano. Na cidade de Cesareia ele hospedou por vários dias o apóstolo São Paulo quando parou ali em sua última viagem a Jerusalém (Atos 21.8-15).

ORAÇÃO DO DIA:

Deus onipotente e eterno, nós te damos graças por teu servo Filipe, o Diácono. Tu o chamaste para pregar o Evangelho aos povos da Samaria e da Etiópia. Levanta mensageiros de teu reino nesta e em todas as nações, para que a tua igreja possa proclamar as riquezas imensuráveis de nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. pág. 804)