14/02/2022

Sexto Domingo após Epifania – Ano C (13 de fevereiro de 2022)


Jeremias 17.5-8
Salmo 1
1 Coríntios 15.(1-11)12-20
Lucas 6.17-26

Os cristãos vivem pela fé em Cristo e se alegram na promessa de sua ressurreição

“Maldito aquele que confia no ser humano”, pois toda a força de sua carne é como a erva do campo que murcha (Jr 17.5). Aquele que se afasta do Senhor pode ter comida, dinheiro e estar rindo, mas no Juízo vai “lamentar e chorar” (Lc 6.24-25). Mas “aquele que confia no Senhor” é abençoado com tudo o que necessita, “como a árvore plantada junto às águas”, que sobrevive quando vem o calor (Jr 17.7-8). O nosso Senhor veio na carne para curar as pessoas de suas enfermidades, purificar o espírito delas com perdão e pregar o evangelho do Reino de Deus aos pobres (Lc 6.18-20). Visto que tudo isso acontece mediante sua cruz, somente pela fé na promessa de sua ressurreição os cristãos haverão de se alegrar e exultar (Lc 6.21-23). “E, se Cristo não ressuscitou”, é vã a nossa fé e “somos as pessoas mais infelizes deste mundo” (1 Co 15.14-19). Mas, na realidade, assim como “Cristo morreu pelos nossos pecados”, assim também ele “ressuscitou dentre os mortos” (1 Co 15.3, 20). Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod)

Ó Senhor, graciosamente ouve as orações do teu povo a fim de que nós, que sofremos as consequências do nosso pecado, possamos ser misericordiosamente libertados pela tua bondade, para a glória do teu nome; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. Oração do Dia (Culto Luterano: lecionários)

Concede, ó Pai querido,
a mim, o teu remido,
um coração temente,
também na dor paciente. 

Sê Pai do abandonado
e guia o desgarrado;
em privação e aperto
dos teus estejas perto. 

Enfermos, deprimidos
e pobres perseguidos
desfrutem teus favores.
Oh! livra-os de temores. 

À tua igreja amada
por Cristo seja dada
celeste paz e graça
e vida que não passa. 

Escuta a nossa prece
e bênçãos oferece
a mim e a todo crente,
agora e eternamente. 

Paul Gerhardt, 1607-1676 (Hinário Luterano, 234:9-13)

O Sermão do Monte (1598), por Jan Brueghel o velho (1568-1625) 

06/02/2022

Quinto Domingo após Epifania – Ano C (06 de fevereiro de 2022)

 


Isaías 6.1–8 (9–13)
Salmo 138
1 Coríntios 14.12b-20
Lucas 5.1–11

Jesus consola seu povo e edifica sua Igreja através do Ministério de seu Evangelho

Quando Isaías viu “o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”, ele foi tomado por uma consciência de sua pecaminosidade e de seus “lábios impuros” (Is 6.1, 5). Mas o Senhor santificou seus lábios com “uma brasa viva” do altar e “sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado.” (Is 6.6-7). Isaías não só foi resgatado da morte, como também foi chamado e enviado como profeta da Palavra do Senhor (Is 6.8-9). Da mesma forma, quando Simão Pedro e seus companheiros “apanharam grande quantidade de peixes” mediante a Palavra de Jesus, ele se humilhou e disse: “Senhor, afaste-se de mim, porque sou pecador” (Lc 5.4-8). Mas Jesus consolou Simão, chamou-o ao discipulado e declarou que ele seria “pescador de gente” (Lc 5.10-11). Desta forma, através do Ofício do Ministério, a Igreja continua sendo o barquinho no qual Jesus ensina as multidões (Lc 5.3). Assim somos instruídos na fé, para que possamos dizer o “amém” e dar graças a Deus com o coração, a mente, a língua e a vida. Pois a pregação de Cristo Jesus é uma manifestação do Espírito Santo, através da qual ele edifica sua Igreja na terra (1 Co 14.12-19). Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod)

Ó Senhor, mantém a tua família, a Igreja, continuamente na fé verdadeira para que, contando com a esperança de tua graça celestial, possamos sempre ser defendidos por teu grande poder; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. — Oração do Dia (Culto Luterano: lecionários)

No templo, a Isaías sucedeu
ver numa aparição o Criador
resplandecer no excelso trono seu,
enchendo os céus de eterno resplendor.
Viu serafins louvor a Deus cantar,
também cada um seis asas viu mover.
Com duas viu seus rostos ocultar,
seus pés com outras duas esconder,
e, com mais duas, seu voar veloz.
Clamavam um ao outro em grande voz:
É santo o nosso Deus, Senhor Jeová!
É santo o nosso Deus, Senhor Jeová!
É santo o nosso Deus, Senhor Jeová!
De sua glória a terra cheia está!
Umbrais e porta sua voz moveu;
de incenso toda a casa então se encheu. 

Martinho Lutero, 1483-1546 (Hinário Luterano, 234)