18/07/2021

Oitavo Domingo após Pentecostes (Próprio 11B) - 18 de julho de 2021



Jeremias 23.1-6
Efésios 2.11-22
Marcos 6.30-44

O Senhor Jesus pastoreia sua Igreja na Terra através do Ministério do Evangelho

O Senhor repreende e castiga os “pastores que destroem e dispersam as ovelhas” (Jer. 23: 1). Nosso Senhor reúne as suas ovelhas, traz de volta aos seus apriscos e põe “sobre elas pastores que as apascentem” (Jr 23.3-4). Ele levanta o Filho de Davi, o grande Bom Pastor, que “como rei que é, reinará, agirá com sabedoria e executará o juízo e a justiça na terra” (Jr 23.5). Ele é “Senhor, Justiça Nossa”, no qual seu rebanho “habitará seguro” (Jr 23.6). Ele tem compaixão de todos nós, que éramos “como ovelhas que não têm pastor” (Mc 6.34). Ele não só nos ensina muitas coisas, mas tomando o pão, ele o abençoa e parte e o dá aos discípulos para distribuírem ao povo (Mc 6.41). O Senhor dá provisão abundante para sua Igreja na terra, para que todos sejam alimentados e fiquem plenamente satisfeitos de corpo e alma. Ele prega paz aos “que antes estavam longe” e agora “foram aproximados pelo sangue de Cristo” (Ef 2.13, 17). Os que “estavam sem Cristo” por causa do pecado, “não tendo esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2.12), agora são “concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2.19).

ORAÇÃO DO DIA:

Pai Celestial, apesar de não merecermos a tua bondade, ainda assim atendes todas as nossas necessidades do corpo e da alma. Concede-nos teu Espírito Santo a fim de podermos reconhecer os teus dons, dar graças por todos os teus benefícios e te servir com obediência voluntária; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário