|
“A Virgem e o Menino” (c. 1742), Pompeo Batoni (1708-1787) |
Santa Maria, a mãe de Jesus, é mencionada várias vezes nos Evangelhos e no livro de Atos, com aproximadamente uma dezena de incidentes pontuais de sua vida sendo registrados: seu noivado com José; a anunciação pelo anjo Gabriel de que ela seria a mãe do Messias; sua visitação a Isabel, a mãe de João Batista; o nascimento de nosso Senhor; a visita dos pastores e magos; a apresentação do menino Jesus no templo; a fuga para o Egito; a visita a Jerusalém na Páscoa, quando Jesus tinha doze anos; o casamento em Caná da Galileia; sua presença na crucificação, quando seu Filho a confia aos cuidados de seu discípulo João, e seu encontro com os apóstolos no Cenáculo após a Ascensão, à espera do Espírito Santo prometido. Desta forma, Maria está presente na maioria dos eventos importantes na vida de seu filho. Ela é especialmente lembrada e honrado por sua obediência incondicional à vontade de Deus (“
cumpra em mim conforme a tua palavra” [Lucas 1.38]), por sua lealdade a seu filho, mesmo quando ela não o compreendia (“
Fazei tudo o que ele vos disser” [João 2.1-11]), e sobretudo pela mais alta honra que o céu lhe agraciou por ser a mãe de nosso Senhor (“
Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!” [Lucas 1.42]) . Segundo a tradição, Maria foi para Éfeso com o apóstolo João, onde morreu.
Cor litúrgica: Branca
LEITURAS:
† Antigo Testamento: Isaías 61.7-11
† Salmo: Salmo 45.10-17 (antífona vers. 6 )
† Epístola: Gálatas 4.4-7
† Santo Evangelho: S. Lucas 1.(39-45) 46-55
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-Poderoso Deus, tu escolheste a Virgem Maria para ser a mãe de teu único filho. Concede que nós, que fomos redimidos pelo seu sangue, possamos tomar parte com ela na glória do teu reino eterno; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2008. p. 625-626.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário