17/09/2013

Comemoração de Hildegarda de Bingen - 17 de setembro


Hildegarda nasceu em Bermersheim, no vale do Reno (atual Renânia-Palatinado, Alemanha), no verão de 1098. Ainda criança foi entregue aos cuidados do convento das monjas de Disibodenberg, conforme costume da época. Em 1136 a direção do mosteiro passou para as mãos de Hildegarda que fundou outros dois: em Bingen (1147) e em Eibingen (1165), também na Alemanha.
Apesar de não ser letrada, Hildegarda escreveu textos teológicos, botânicos e medicinais, bem como cartas, canções litúrgicas e poemas. Seu conhecimento de medicina e ciências naturais tornaram seus escritos reconhecidos cientificamente. Escreveu belos textos sobre a boa criação de Deus. No entanto, seu talento foi expresso principalmente no canto e na música, tornando-a uma das primeiras mulheres musicistas da igreja.
O final de sua vida foi muito sofrido e amargurado, sendo acometida de doenças e injustiças, vindo a falecer aos 82 anos, no dia 17 de setembro de 1179, em Bingen.

LEITURAS:

† Salmo 104.25-34
† Eclesiástico 43.1-2, 6-7, 9-12, 27-28
† São João 3.16-21

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, por cuja graça tua serva Hildegarda, inflamada com o fogo do teu amor, tornou-se uma ardente e brilhante luz na tua Igreja. Concede que também possamos ser aquecidos com o espírito de amor e disciplina, e andar diante de ti como filhos da luz; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário