O nome do Senhor
Lucas 2.21
Sermão pregado no dia 30/12, celebrando, atecipadamente, o final de ano e também a Circuncisão e nome de Jesus. As leituras bases são: Números 6.22-27 e Lucas 2.21.
Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de
Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam convosco agora e sempre. Amém.
Dos textos lidos
destaco dois versículos, um do Antigo Testamento e um do Evangelho: “Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.” e do Evangelho:
“Completados oito dias
para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o
anjo, antes de ser concebido.” Que Deus Espírito Santo
guarde estas palavras em vossos corações e mentes para a vida eterna. Amém.
Oremos: “Ó Senhor, agradecemos-te pelo fato de teres
sido chamado Jesus e de seres o Salvador do mundo, porque abaixo do céu não
existe nenhum nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Trouxeste-nos seguros ao início de mais um ano, faze dele outro ano de salvação
para nós. O teu nome será o nosso refúgio. Grava-o em nossos corações. Permite
que experimentemos diariamente o seu precioso poder e que nos alegremos em tuas
consolações, para que nossa oração seja suave incenso diante de ti. Renova-nos
o coração e santifica-nos pelo Teu Espírito. Amém ”
Meus caros
irmãos, irmãs, uma palavra que se destaca neste culto, último culto de 2015, é
a palavra “nome”, mas não é de qualquer nome que estamos falando, mas sim do
santo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje, dia 30/12, celebramos a véspera
do ano novo e também celebramos a circuncisão e o nome de Jesus. E nada mais
adequado do que concluímos e nos prepararmos para novo ano pensando no nome de Jesus.
O primeiro texto que quero destacar é do
Antigo Testamento, Números 6. O texto que nós ouvimos,
nos é bem conhecido, pois, ouvimos este texto todo domingo. Nesta pequena
bênção, o nome de Deus consta três vezes. Este texto não são palavras mágicas, mas
tem autoridade por que o próprio Deus está envolvido, pois, o texto afirma, de
forma enfática, Eu, Deus, colocarei o meu nome sobre o meu povo. Eu, Deus,
abençoarei meu povo.
Está bênção é
muito linda e três pontos se destacam neste texto:
1. Assim
abençoareis os filhos de Israel: Deus escolhe a forma que quer abençoar o seu
povo;
2. O
texto da própria bênção:
a. Abençoe
e guarde: os dois termos são tão vastos que fica até difícil falar sobre eles; no entanto, são duas palavras de fundamental importância.
b. Faça
resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti: para que o rosto de
Deus resplandeça sobre nós é necessário que olhe para nós.
c. Levante
o teu rosto e te de paz: nos acolha
3. Assim,
porão o meu nome sobre os filhos de Israel. Nós temos o nome de nosso Deus
sobre nós. E temos o nome de nosso Deus desde que fomos levados ao Santo Batismo.
A segunda leitura que quero
destacar é do Santo Evangelho. O Evangelho fala do nome mais
importante da fé cristã, o nome de Jesus. Mas por que o Filho de Deus recebeu o
nome Jesus? Ele recebeu o nome Jesus por que o anjo, enviado da parte de Deus,
orientou que o nome do bebê seria Jesus. Qual é o significado do nome Jesus:
“SALVADOR”. Em Mateus 1.21 lemos: “Ela
dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo
dos pecados deles”.
O Evangelho
que acabamos de ouvir, apesar de ser um versículo apenas, não deixa de ser
importante, pois, é a concretização que o anjo tinha dito a Bem-Aventurada Virgem Maria. Jesus é o nome mais importante, pois, porque abaixo do céu não existe
nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
(Atos 4.12) É pelo nome de Jesus que os nossos pecados são perdoados (1 Jo
2.12).
O Antigo
Testamento fala em colocar o nome de Deus sobre o povo de Deus. Evangelho fala
do nome mais poderoso deste mundo, nosso Senhor Jesus Cristo. Gostaria de
destacar algumas conclusões importantes relacionadas com estes dois textos:
1. O
nome de Deus está sobre nós desde o batismo. Existe dois pontos de fundamental importância no rito do Santo Batismo. O primeiro ponto é que somos selados como propriedade exclusiva de Jesus: "Recebe o sinal da Santa Cruz tanto na fronte como no peito em sinal do teu resgate por Cristo crucificado. " O segundo ponto é o próprio batismo em si, onde através da água e da Palavra, o pastor coloca sobre a nós o sacro santo nome de nosso Deus: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."
2. Existe
uma prática bem comum entre luteranos que é orar a bênção em conjunto. É uma prática bonita, no entanto, existe uma sequência importante: Deus coloca o seu nome sobre o seu povo. É Deus abençoando seu povo. A bênção não é uma oração, não é um pedido mas sim Deus colocando o Seu Santo Nome sobre o Seu Santo povo.
3. A
última parte da bênção Aaronica fala de paz, que a paz que Cristo conquistou
nos acompanhe. Esta mesma paz que o próprio Cristo proclamou aos seus discípulos logo após a sua ressurreição. (João 20.19)
4. No
início dos nossos cultos, começamos com o Santo Nome de Deus: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."
5. Na Confissão, especialmente na absolvição, ouvimos da boca de nosso pastor as palavras de perdão: "Em
virtude desta vossa confissão, na
qualidade de ministro da Palavra, chamado e ordenado, vos anuncio a graça de
Deus, e da parte e por ordem de Jesus Cristo, meu Senhor, vos
perdoo todos os pecados, em nome do Pai e do T Filho e do Espírito Santo."
5. Na
bênção após a participação da Santa Ceia, a bênção de Números ecoa sobre nós: "Que o corpo e o sangue de Jesus Cristo vos fortaleça e preserve na verdadeira fé para a vida eterna." Está mesma bênção pode ser dita de forma diferente: "Que o CORPO e SANGUE de
nosso Senhor Jesus Cristo fortaleça e preserve o teu corpo e a tua alma
para a vida eterna. Ide em PAZ com a certeza que os teus pecados estão perdoados por Cristo. Amém."
E por último,
considerando as duas leituras, Antigo Testamento e do Evangelho, as
considerações que fiz, gostaria de
concluir com a leitura da epístola.
Temos o nome
de nosso Deus sobre nós, somos marcados desde o batismo e perguntamos com o
Apóstolo Paulo perguntou: “Se Deus é por
nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes,
por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas
as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os
justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem
ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. / 35
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou
perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? / 36 Como está escrito:
Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como
ovelhas para o matadouro. / 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que
vencedores, por meio daquele que nos amou. / 38 Porque eu estou bem certo de
que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do
presente, nem do porvir, nem os poderes, / 39 nem a altura, nem a profundidade,
nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em
Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Depois de tudo
isto, precisamos temer o ano de 2016? Com o nome de Deus sobre nós, nada pode
nos destruir, pois, tudo está dentro dos planos de Deus. Nós entendemos todos
os planos de Deus? Não, mas podemos confiar que a nossa vida está guardada pelo
nome santo de Deus.
O apóstolo
Paulo nos abençoa com o nome de Deus e com esta bênção concluo este
momento: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
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