02/11/2016
Domingo da Eternidade: a lembrança dos que dormem no Senhor
Na igrejas evangélicas reformadas e luteranas da Alemanha e da Suíça, os fiéis defuntos são lembrados no Domingo da Eternidade (Ewigkeitssonntag), também chamado popularmente de Domingo dos Mortos (Totensonntag), que é o último domingo do Ano da Igreja.
Esta data foi estabelecida em 1816 pelo Rei da Prússia, Frederico Guilherme III, através de um decreto que determinava que o último domingo do Ano Eclesiástico fosse uma comemoração universal da Igreja na qual são recordados os mortos, aproveitando para lembrar os falecidos nas Guerras da Libertação (1813 a 1816) e o luto pela rainha Luise, falecida em 1810.
Este dia é um feriado muito sério na Alemanha, um dia de silêncio, com restrições de músicas em locais públicos ou apenas em certas horas e proibição de dança (Tanzverbot). Este dia é celebrado com culto nas igrejas onde são lembrados os membros que faleceram no ano eclesiástico que passou, ocasião em que uma vela é acesa diante ou sobre o altar ou pia batismal em memória de um ente querido. A Vela Pascal (Osterkerze) que foi apagada no dia da Ascensão é acesa neste dia, assim como em todos os batismos e funerais. Também é costume as famílias visitarem e ornamentarem os túmulos dos parentes.
Na Igreja Evangélica Luterana Independente (Selbständigen Evangelisch-Lutherischen Kirche-SELK) é observado o Dia de Memória dos Falecidos (Gedenktag der Entschlafenen), que de acordo com o Livro de Cultos (Evangelisch-Lutherischen Kirchenagende, pág. 245-246), pode ser celebrado no penúltimo domingo do Ano Eclesiástico, a menos que outros dias sejam habituais na comunidade. No penúltimo domingo do Ano Eclesiástico, também tem a comemoração secular do “Dia da Lembrança do Povo” (Volkstrauertag), dedicada à memória das vítimas de guerras e da violência. Mas também pode ser observado no Último Domingo do Ano da Igreja ou até mesmo no dia 2 de novembro, para lembrar os mortos num espírito ecumênico, visto que na Alemanha o Dia de Finados (Allerseelen) é parte do calendário romano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário