“São Tiago Menor e São Filipe” (1565), Paolo Veronese (1528–1588) |
Filipe nasceu em Betsaida, a mesma vila de pescadores nas margens da Galileia de onde vieram Pedro e André. Ele foi um dos primeiros discípulos a seguir Jesus e trouxe Natanael (às vezes identificado com Bartolomeu) ao Senhor (Jo 1.43-51). Além do registro de seu chamado, da história de Natanael e da menção junto com os outros Apóstolos, os únicos outros incidentes de sua vida registrados nos Evangelhos são a ocasião em que alguns gregos vieram a ele solicitando ajuda para terem uma conversa com Jesus (Jo 12.20-22) e o momento em que Jesus perguntou a Filipe como eles seriam capazes de alimentar as multidões (Jo 6.5-7). Segundo a tradição, depois do Pentecostes Filipe foi primeiro para a Cítia para pregar o Evangelho, onde foi notavelmente bem-sucedido e depois para a Frígia, onde permaneceu até sua morte. Diz-se que encontrou a morte na cidade de Hierápolis na Frígia (na atual Turquia) por crucificação e apedrejamento, de acordo com alguns relatos. Tiago, filho de Alfeu é geralmente chamado de Tiago “o Menor”, para distingui-lo de São Tiago “o Maior” (irmão de São João) e de Tiago de Jerusalém (irmão do Senhor). A única menção de Tiago na Bíblia, além de seu nome nas listas apostólicas, é a afirmação de que sua mãe Maria foi uma das presentes na crucificação (Mt 27.55 e Mc 15.40), o que também nos diz que ele tinha um irmão chamado José ou a forma grega do nome (Joses).
Cor litúrgica: Vermelha
LEITURAS:
† Isaías 30.18-21
† Salmo 36.5-12 (antífona v. 8)
† Efésios 2.19-22
† João 14.1-14
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, o teu Filho se revelou a Filipe e Tiago e deu-lhes o conhecimento da vida eterna. Concedei-nos reconhecer perfeitamente o teu Filho, Jesus Cristo, como o caminho, a verdade e a vida, e firmemente andar no caminho que conduz à vida eterna; mediante o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
Fonte: Rev. Philip H. Pfatteicher. The New Book of Festivals and Commemorations: A Proposed Common Calendar of Saints (Minneapolis: Fortress Press, 2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário