02/11/2018
2 de novembro - Dia de Finados
Cor litúrgica: Branca
LEITURAS:
† Isaías 35.3-10
† Salmo 34.1-9 (antífona v. 1)
† 2 Pedro 3.8-14, 18
† João 5.24-29
Também conhecido como Dia dos Fiéis Defuntos, esta comemoração está de mãos dadas com a lembrança de ontem: Dia de Todos os Santos. Na igreja primitiva, festas de apóstolos e evangelistas foram prontamente celebradas. Mais tarde os mártires e todos os outros santos foram comemorados em 1º de novembro (Dia de Todos os Santos) e os mortos no purgatório em 2 de novembro (Dia de Finados).
Visto que a ideia do purgatório foi erradicada na Igreja Luterana, nossos antepassados também viram proveito neste dia, reservado para lembrar aqueles que partiram na fé em Cristo e aguardam a ressurreição da carne (cf. Credo Apostólico).
Damos graças a Deus por todos nossos entes queridos e todos aqueles que partiram e que de várias maneiras e em muitas circunstâncias, foram instrumentos de Deus na transmissão e fortalecimento de nossa fé. Por isso, são “bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (Apocalipse 13.14).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, contigo estão todos os que adormeceram confiando em ti e nas tuas promessas em Cristo, pois agora descansam aliviados da carga do pecado. Agradecemos-te pela tua presença amorosa na vida de todos aqueles que perseveraram na fé até o fim e pedimos que permitas que os nossos caminhos e os daqueles que já partiram se encontrem na mansão que preparaste para os que confiam em teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário