13/02/2019

13 de fevereiro - Áquila, Priscila e Apolo



Áquila e sua esposa Priscila (Prisca) eram judeus contemporâneos de São Paulo, com o qual viajaram bastante. O casal foi para Corinto por causa da perseguição em Roma, onde se encontraram com o apóstolo Paulo, que juntou-se a eles no ofício de fabricação de tendas (Atos 18.1-3). Em contrapartida, eles se juntaram ao apóstolo na missão de anunciar o Evangelho de Cristo. O casal viajou mais tarde de Corinto a Éfeso juntamente com Paulo(Atos 18.18), onde os dois estabeleceram uma casa que servia como local de acolhimento para os novos convertidos ao cristianismo.

Apolo era um dos muitos judeus que foram discipulados na fé por Áquila e Priscila. Era um homem eloquente que “falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus” (Atos 18.25). Mais tarde, Apolo viajou de Corinto para a província da Acaia, onde mostrava, “por meio das Escrituras, que Jesus é o Cristo” (Atos 18.28). Áquila Priscila e Apolo são todos lembrados e honrados pelo grande ardor missionário que tiveram.

ORAÇÃO DO DIA:

Trino Deus, cujo nome é santo, ensina-nos a sermos fiéis ouvintes e aprendizes da tua Palavra, sendo fervorosos no Espírito como foi Apolo, para que possamos ensiná-la àqueles que são induzidos à falsidade e ao erro; e que possamos seguir o exemplo de Áquila e Priscila para o bem da Igreja que tu estabeleceste aqui e confiaste ao nosso humilde cuidado; pois tu, ó Pai, Filho e Espírito Santo, vive e reina, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1206)

Imagem: Paulo na casa de Áquila e Priscila (Basílica de São Paulo Extramuros, Roma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário