29/09/2019

Décimo Sexto Domingo após Pentecostes (Ano C – Próprio 21)


29 de setembro de 2019

Amós 6.1–7
Salmo 146
1 Timóteo 3.1–13 ou 1 Timóteo 6.6–19
Lucas 16.19–31


Nosso auxílio não está nas riquezas terrenas

“O mendigo morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão” e “morreu também o rico e foi sepultado” (Lc 16.22). O mendigo Lázaro, que conheceu tantas coisas ruins na terra, começou a ser consolado eternamente, enquanto o rico, depois de uma vida inteira de coisas boas, começou a viver “atormentado” (Lc 16.25). Portanto, “ai dos que andam à vontade em Sião” (Am 6.1), pois “cessarão as festanças dos que gostam de se espreguiçar” (Am 6.7). Os ricos são exortados “a que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza”, mas que “façam o bem, sejam ricos em boas obras, generosos em dar e prontos a repartir” (1 Tm 6.17-18). O desejo cobiçoso pelo que Deus não deu é idolatria e “a raiz de todos os males” (1 Tm 6.10). O contentamento pertence à fé, pela qual o cristão tem “grande ganho” em piedade (1 Tm 6.6).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, és a força de todos os que confiam em ti e sem a tua ajuda não podemos fazer nada de bom. Concede-nos a ajuda da tua graça a fim de te agradarmos tanto na vontade como nas ações; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário