09/11/2019
Vigésimo Segundo Domingo após Pentecostes (Ano C – Próprio 27)
10 de novembro de 2019
Êxodo 3.1–15
Salmo 148
2 Tessalonicenses 2.1–8, 13–17
Lucas 20.27–40
O Deus Triúno detém o mal e vence a morte com a ressurreição
Os cristãos vivem como “filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição” (Lc 20.36), pois o Senhor nosso “Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos” (Lc 20.38). Aqueles “que dizem não haver ressurreição” (Lc 20.27) não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus, mas os fiéis batizados sabem “que os mortos ressuscitam” (Lc 20.37). O Senhor, aquele que é, que era e que há de vir, conheceu os sofrimentos de Israel e desceu “a fim de livrá-lo” (Ex 3.8). Moisés revelou ao povo escolhido por Deus o nome de Yahweh, o nome pelo qual Deus é “lembrado de geração em geração” (Ex 3.15). Por isso o apóstolo São Paulo adverte contra o anticristo, que se opõe à sagrada lembrança do nome divino e que se levanta contra a Deus, “a ponto de assentar-se no santuário de Deus” (2 Ts 2.4). Este homem da iniquidade pratica e prega “a ação de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça” (2 Ts 2.9,10). Contudo, os cristãos são consolados pela vinda do Senhor Jesus, que mata o anticristo e refuta sua falsa doutrina “com o sopro de sua boca” (2 Ts 2.8). Mediante a Sua pregação, o Senhor chama seus escolhidos para que “fiquem firmes e guardem as tradições que lhes foram ensinadas” (2 Ts 2.15). Ouça, receba e creia na promessa divina de amor, “eterna consolação e boa esperança” (2 Ts 2.16).
ORAÇÃO DO DIA:
Deus vivo, teu grande poder é tornado conhecido principalmente ao mostrar misericórdia e piedade. Concede-nos a totalidade da tua graça para nos agarrarmos às tuas promessas e vivermos para sempre em tua presença; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: Moisés e a sarça ardente, por Andreas Brugger (1737-1812)
Nenhum comentário:
Postar um comentário