25/01/2020
A Conversão de São Paulo (25 de janeiro)
Atos 9.1–22
Gálatas 1.11–24
Mateus 19.27–30
Os inimigos de Deus são conquistados pela revelação da graça em Cristo
Cristo promove uma grande reviravolta na vida de São Paulo. “Aquele que antes nos perseguia, agora prega a fé que no passado procurava destruir” (Gl 1.23). Aquele que era inimigo do Evangelho agora se torna seu principal pregador; o último dos apóstolos se torna um dos primeiros (Mt 19.30). Paulo é “um instrumento escolhido para levar o nome [de Deus] diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel” (At 9.15). A conversão de Paulo é apenas um exemplo radical do que Deus faz ao revelar Cristo para nós. A escravidão do nosso pecado torna impossível a fé salvadora. “Creio que por minha própria razão ou força não posso crer” (Catecismo Menor de Lutero, Explicação do 3º Artigo do Credo Apostólico). Mas mesmo isso não é obstáculo para a graça de nosso Senhor em Cristo e para o poder do Espírito Santo através do Evangelho. Batizados, cheios do Espírito Santo e ouvindo a Palavra de Cristo, nossos ouvidos são abertos e nossa cegueira espiritual é removida (At 9.17–19). Jesus disse: “Pois eu mesmo vou mostrar a ele quanto deve sofrer pelo meu nome”. É perigoso ser um traidor dos inimigos de Cristo, mas tudo o que é deixado para trás é “lixo” em comparação com a “sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus” (Filipenses 3.8) e da vida eterna que nós, juntamente com São Paulo, finalmente haveremos de herdar (Mt 19.29).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, tu transformaste o coração daquele que perseguia a Igreja e por sua pregação fizeste a luz do Evangelho brilhar em todo o mundo. Concede-nos sempre regozijar-se na luz salvadora de teu Evangelho e, seguindo o exemplo do apóstolo Paulo, espalhá-lo até os confins da terra; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário