25/03/2020
A Anunciação de Nosso Senhor (25 de março)
Isaías 7.10–14
Hebreus 10.4-10
Lucas 1.26–38
Se encarnou pelo Espírito Santo na Virgem Maria e foi feito homem
“É impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados” (Hb 10.4). Mas "nada será impossível para Deus" (Lc 1.37). O Senhor abre os ouvidos para ouvir e o ventre das mulheres para conceber. “Aqui está a serva do Senhor; que aconteça comigo o que você falou”, disse Santa Maria (Lc 1.38). O Altíssimo, que antigamente habitou no tabernáculo, envolveu Maria com a sua sombra e ela que creu na “anunciação” do anjo (Lc 1.35). “O Senhor mesmo lhes dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Is 7.14). Em Jesus Cristo, Deus está conosco, indicando que Jesus é Deus desde o momento de sua concepção. Este milagre, que Maria se tornaria a mãe de Deus, era um sinal contra os orgulhosos em Israel e também o cumprimento das profecias de Isaías e Davi. Cristo diz: “agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu” (Sl 40.8). Da carne de Maria, o Altíssimo preparou um corpo para Seu Filho (Hb 10.5), que foi oferecido “uma vez por todas” como o único sacrifício que tira os pecados e dá uma justiça sem a Lei (Hb 10.10). Fomos santificados através da encarnação, vida e morte do Filho. E, assim como a Bem-aventurada Virgem Maria, que “guardava todas estas palavras, meditando-as no coração” (Lc 2.19), assim também, “bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lc 11.28).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Senhor, assim como conhecemos a encarnação de teu Filho, Jesus Cristo, pela mensagem do anjo à virgem Maria, assim também, pela mensagem de sua cruz e sofrimento, traze-nos à glória de sua sua ressurreição; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário