Daniel 6.1–24
Salmo 16
1 Pedro 4.1–8
Mateus 27.57–66
Vivemos e amamos na paz
e na promessa da Ressurreição de Cristo
São José de Arimateia e outros discípulos de Jesus tiveram um cuidado amoroso com o corpo de Cristo, na inabalável certeza da ressurreição (Mt 27.57–60). Tanto os discípulos quanto os opositores de Jesus lembravam que Ele havia dito que ressuscitaria depois de três dias, mas os inimigos conspiraram contra Ele e tentaram frustrar a promessa de ressurreição (Mt 27.63-64). Já no profeta Daniel encontramos um tipo e promessa de ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Daniel era inocente e fiel, e “nele havia um espírito excelente” (Dn 6.3-4, 22). Apesar de Daniel ter sido acusado e entregue à morte, o Senhor preservou sua vida e o levantou em justiça, “porque havia confiado em seu Deus” (Dn 6.23). Portanto, oremos e demos graças a Deus (Dn 6.10), buscando a paz e o repouso sabático (nosso descanso definitivo) em Jesus Cristo. E sabendo que “o fim de todas as coisas está próximo”, sejamos “criteriosos e sóbrios” e tenhamos “muito amor uns para com os outros” (1 Pe 4.7–8).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, Criador dos céus e da terra, concede que assim como o corpo crucificado de teu amado Filho foi colocado na tumba e descansou neste santo sábado, da mesma forma possamos aguardar com ele a vinda do terceiro dia e ressuscitar para uma nova vida com Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: Sepultamento de Cristo, por Josef Führich (c. 1836)
Nenhum comentário:
Postar um comentário