25/04/2020
São Marcos, Evangelista (25 de abril)
Isaías 52.7–10
2 Timóteo 4.5–18
Marcos 16.14–20
O Senhor envia seus mensageiros “como cordeiros para o meio de lobos”, levando a mensagem: “Paz seja nesta casa!” (Lc 10.3–5). São Marcos fez “o trabalho de um evangelista” (2Tm 4.5) “que anuncia boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação” (Is 52.7). São Marcos é simbolizado por um leão, um dos quatro seres viventes de Ezequiel 1 e Apocalipse 4, com os quais se costuma identificar os Evangelistas. O Evangelista Marcos é frequentemente identificado com o João Marcos de Atos, primo de Barnabé, com quem trabalhou em Chipre proclamando “o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). Apesar de duas antigas divergências, Marcos se reconciliou com São Paulo, que o considerou muito “útil para o ministério” (2Tm 4.11). Mais tarde, Marcos trabalhou em Roma (1Pe 5.13), onde a tradição diz que ele escreveu seu Evangelho, antes de fundar a igreja em Alexandria e enfrentar o martírio.
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, tu enriqueceste tua Igreja com a proclamação do Evangelho através do evangelista Marcos. Concede que possamos crer firmemente nestas boas novas e diariamente andar de acordo com a tua Palavra; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário