21/05/2020

Ascensão: de olhos bem fixos no Jesus que irá voltar

A ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR
 
Arte: Fray Gabriel Chávez de La Mora
Subo para o meu Pai e o Pai de vocês, para o meu Deus e o Deus de vocês.” (João 20.17 NAA). Estas palavras que Jesus dirigiu a Maria Madalena na manhã de sua ressurreição agora se cumprem na Ascensão de Nosso Senhor.

O Cristo Ressurreto enche todas as coisas nos céus e na terra e governa tudo o que é visível e invisível. A Ascensão é a festa que celebra a subida de Cristo ao céu, onde está assentado no trono como aquele que tudo rege (Pantocrator).

Ao mesmo tempo em que Cristo está no meio da sua Igreja, à qual Ele se dá no pão e no vinho, ele também não pode ser contido pela grandeza do universo, como testemunhou o rei Salomão após a construção do templo em Jerusalém: "Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, muito menos este templo que eu edifiquei." (1 Reis 8.27 NAA)

Neste dia refletimos sobre a onipotência e onipresença do Deus que está conosco em qualquer momento e lugar de nossa vida ordinária. Mas este dia só estará completo ao cumprir-se a promessa: "Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir." (Atos 1.11 NAA) Por isso, não estamos com os olhos fixos no Jesus que a nuvem encobriu, mas voltamos os nossos olhos para o eschaton (fim), no Jesus que está vindo.

Em meio a esta pandemia global de Covid-19 e tantas outras tribulações que atravessamos neste vale de lágrimas, vamos lembrar que Jesus voltará e nos levará para o seu Reino. Nesta fé e confiança seremos consolados e também encorajados a servir a Deus e a amar uns aos outros.

Oremos:

Todo-poderoso Deus, assim como teu unigênito Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, ascendeu aos céus, que também possamos ascender em coração e mente e continuamente habitar ali com ele, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário