24/06/2020
A Natividade de São João Batista (24 de junho)
Isaías 40.1–5
Atos 13.13–26
Lucas 1.57–80
São João Batista não era o Cristo, mas apenas o seu precursor (At 13.25). O Senhor o “formou desde o ventre para ser o seu servo, para trazer Jacó de volta” a Deus através de seu batismo de arrependimento para o perdão dos pecados (Is 49.5), preparando assim o caminho para Cristo, o verdadeiro Servo do Senhor. Milagrosamente concebido da estéril Isabel e do sacerdote Zacarias, João Batista foi considerado como o maior entre os nascidos de mulher (Mt 11.11). A Igreja se alegra com a grande misericórdia do Senhor, tal como os vizinhos e parentes de Isabel se alegraram no nascimento de João Batista (Lc 1.58). Mas quando a língua de Zacarias se soltou, não era João Batista o tema de seu cântico: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1.64, 68). João Batista é a voz que prepara o caminho do Senhor (Is 40.3). Este Senhor é Jesus, o Filho de Deus, nascido da Virgem Maria. João Batista era o profeta do Altíssimo, enviado “para dar ao seu povo conhecimento da salvação, por meio da remissão dos seus pecados”, pois Cristo, “o sol nascente”, estava chegando (Lc 1.76–79). Portanto, o que João Batista prega é o consolo de que a iniquidade é perdoada por Jesus, o Salvador prometido a Israel (At 13.23) e aos gentios, para ser “salvação até os confins da terra” (Is 49.6).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, que proclamaste a salvação através de João Batista, o precursor de Cristo, concede agora que conheçamos esta salvação e te sirvamos em santidade e justiça todos os dias de nossa vida; através de nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário