27/06/2020
Quarto Domingo após Pentecostes - 28 de junho de 2020 (Ano A – Próprio 8)
Jeremias 28.5–9
Salmo 119.153-160
Romanos 7.1–13
Mateus 10.34–42
O Senhor Jesus causa divisão na Terra para termos paz com Deus no céu
Os falsos profetas pregam o que seus ouvintes querem ouvir, prometendo paz mesmo quando o Senhor fala de “guerra, calamidade e peste” (Jr 28.8). Um “profeta enviado pelo Senhor” fala apenas o que o próprio Senhor já falou (Jr 28.9). A pregação da Lei de Deus é dura, pois confronta o pecado, trazendo-o à luz para mostrar “toda a sua força de pecado”, tornando-se morte para o pecador (Rm 7.13). Mas, por meio do nosso batismo em Cristo, “fomos libertos da lei, pois morremos para ela e já não estamos presos a seu poder” (Rm 7.6). Agora estamos “unidos com aquele que foi ressuscitado dos mortos” e, por isso, “podemos produzir uma colheita de boas obras para Deus” (Rm 7.4). Pertencer a Cristo nos torna incompatíveis com o mundo e nos separa de todos os laços terrenos, não apenas de nossa família humana, mas separa cada um da sua própria vida. É por isso que Cristo diz de forma tão contundente: “Não vim trazer paz, mas a espada” (Mt 10.34). No entanto, quem tomar sua cruz e seguir a Cristo, “quem abrir mão de sua vida” por causa de Cristo, encontrará nele uma nova vida (Mt 10.38-39).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, pela ação do teu Espírito Santo concede que possamos ouvir com alegria a tua Palavra proclamada entre nós e seguir as tuas orientações; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: Afresco de Joakim Skovgaard (1856-1933), na Catedral Luterana de Nossa Senhora (Vor Frue Domkirke - Vigorg, Dinamarca)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário