25/07/2020
São Tiago Maior, Apóstolo (25 de julho)
Atos 11.27–12.5
Romanos 8.28–39
Marcos 10.35–45
Os filhos de Zebedeu pediram para assentar-se à direita e à esquerda de Jesus na sua glória (Mc 10.37). Mas eles não sabiam o que estavam pedindo (Mt 20.22), pois o reino de Deus não é glória e poder, mas cruz. Tomamos a nossa cruz e seguimos a Jesus. Por amor dele, somos entregues à morte continuamente, somos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas, em todas estas coisas, somos mais que vencedores, por meio de Jesus (Rm 8.36–37), cuja morte foi única. Somente ele foi batizado com o nosso pecado e bebeu o cálice da ira de Deus (Mc 10.38). Vivemos a serviço de nosso próximo conforme o exemplo de Jesus, mas somente Ele é o Filho do Homem, que veio para dar a sua vida em resgate por muitos (Mc 10.45). Hoje a Igreja comemora o cumprimento da profecia de Cristo sobre a vida de Tiago, que foi morto com a espada de Herodes (At 12.2). Ele é honrado como o primeiro apóstolo a ser conforme à imagem do Filho de Deus (Rm 8.29). Mas nada, nem mesmo uma espada, poderia separar Tiago do amor de Cristo. Pois é Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós (Rm 8.34–35).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó gracioso Deus, teu servo e apóstolo Tiago foi o primeiro entre os Doze a sofrer o martírio em nome de Jesus Cristo. Derrama sobre os líderes da tua Igreja este espírito de serviço abnegado para que possamos esquecer todas as atrações falsas e passageiras e seguir somente a Jesus, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: São Tiago Maior, por Artus Wolffort (1581–1641)
Nenhum comentário:
Postar um comentário