Isaías 30.(8-14) 15-17
Romanos 8.31b-39
Lucas 12.35-40
Por intermédio da cruz o Senhor vem nos servir em paz na sua mesa
Quando rejeitamos a Palavra do Senhor, confiamos “na opressão e na perversidade” e nos apoiamos sobre isso, a “queda vem de repente” (Is 30.12,13). Nossa idolatria é quebrada “como se quebra o vaso do oleiro” (Is 30.14), de modo que somos chamados ao arrependimento. Mas, “como um estandarte no topo da colina” (Is 30.17), o Senhor nos chama por intermédio da cruz a voltarmos a ele e descansarmos em sua salvação. Pois “aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou”, graciosamente nos dá todas as coisas boas junto dele (Rm 8.32). Visto que “é Cristo Jesus quem morreu”, quem ressuscitou dos mortos e está sentado à direita de Deus, donde “intercede por nós” (Rm 8.34), “somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37). É nessa esperança que vivemos “como os homens que esperam pelo seu senhor” (Lc 12.36). Nosso Deus nos desperta diariamente através da sua pregação de arrependimento, nos levanta através da sua Palavra de perdão e mantém nossas lamparinas acesas através do seu Evangelho da graça. Por meio da cruz o ele vem a nós para nos abençoar e nos servir em paz na sua mesa.
ORAÇÃO DO DIA:
Eterno Deus, nós confiamos à tua misericórdia e perdão o ano que agora termina e recomendamos à tua bênção e amor o tempo ainda por vir. No novo ano, habita entre nós com o teu Espírito Santo que possamos confiar sempre no nome salvador de nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário