19/01/2021
A Confissão de São Pedro (18 de janeiro)
Atos 4.8-13
2 Pedro 1.1-15
Marcos 8.27-35 [36-9.1]
São Pedro fala por todos os discípulos quando confessa: “O senhor é o Cristo” (Mc 8.29). Esta confissão é o alicerce da Igreja, que o próprio Cristo constrói (Mt 16.18), pois “este Jesus”, a pedra rejeitada pelos construtores terrenos, “veio a ser a pedra angular” (At 4.11). Isso foi um escândalo até mesmo para Pedro. Era necessário que Cristo sofresse, fosse rejeitado, fosse morto e, “depois de três dias, ressuscitasse” (Mc 8.31), pois por meio desta obra de salvação recebida pela fé, as “preciosas e mui grandes promessas” de Deus são concedidas, “para que por elas vocês se tornem coparticipantes da natureza divina” (2Pe 1.4). Em todo lugar que Jesus é o Cristo, seus discípulos negam a si mesmos, pegam suas cruzes e o seguem (Mc 8.34). Eles foram purificados de seus antigos pecados e cresceram na fé, na virtude, no conhecimento, no domínio próprio, na perseverança, na piedade, na fraternidade e no amor, sendo ativos e frutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2Pe 1.5-9) Todos os que confiam em Jesus, o Cristo da confissão de Pedro, salvarão suas vidas salvas, ainda que a percam por causa de Jesus e seu evangelho (Mc 8.35). Pois “não existe nenhum outro nome... pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12).
ORAÇÃO DO DIA:
Pai celestial, tu revelastes ao apóstolo Pedro a bendita verdade que teu Filho Jesus é o Cristo. Fortalece-nos pela proclamação desta verdade para que também nós possamos alegremente confessar que não há salvação em nenhum outro; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário