Hoje é a Festa da Purificação de Maria e Apresentação de Nosso Senhor. Em Levítico 12.1-8, o Senhor instruiu que quando uma mulher desse à luz um filho, ela ficava ritualmente impura por quarenta dias. Ao final desse período, ela deveria ir ao templo e um sacrifício deveria ser feito para sua purificação. Êxodo 13.11-16 também ensinou que o povo de Israel deveria redimir o primogênito macho pelo sacrifício como um lembrete do resgate de Deus na Páscoa. Maria e José viveram fielmente de acordo com a Palavra de Deus e vemos que, mesmo sendo um bebê, Jesus Cristo é o cumprimento da Torá.
Este é o quadragésimo dia desde o Natal, e por isso lembramos e damos graças a Deus que o Filho de Deus entrou no mundo na sua encarnação e cumpriu todo o Antigo Testamento ao realizar o plano de salvação de Deus. Este plano incluía a salvação para o gentios e por isso Simeão chama o menino em seus braços de “luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel”. Nós ainda cantamos estas palavras de Simeão no cântico Nunc Dimittis.
No Ano da Igreja este dia também é conhecido como Candelária (Candlemas, em inglês). Assim como no inglês Christmas é a abreviação para “Missa de Cristo”, Candlemas é a abreviação para “Missa das Candeias” (Missa era o nome medieval para o Culto Divino). Nesse dia, a congregação faz uma procissão para o interior da igreja carregando velas (candeias). A luz das velas lembra as palavras de Simeão sobre a luz para revelação aos gentios.
Leitura da Escritura:
Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito será consagrado ao Senhor.” E também foram para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: “Um par de rolinhas ou dois pombinhos.” Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão. Este homem era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Ele tinha recebido uma revelação do Espírito Santo de que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.” (Lucas 2: 22-32).
Coleta do Dia:
Deus todo-poderoso e sempre vivo, assim como teu Filho unigênito foi neste dia apresentado no Templo na substância da sua carne, concede que possamos ser apresentados a ti com corações puros e limpos; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
- Mark Surburg é pastor na Good Shepherd Lutheran Church, na cidade de Marion, em Illinois (EUA)
Fonte: Feast of the Purification of Mary and the Presentation of Our Lord (Candlemas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário