28/03/2021
Ano da Igreja: a Semana Santa
A semana antes da Páscoa é chamada de Semana Santa e encerra o tempo de preparação da Quaresma. Esta semana começa no Domingo de Ramos e termina no Sábado Santo. Durante esses dias, voltamos nossa atenção para os eventos da vida de Jesus, desde a sua entrada em Jerusalém até a sua gloriosa ressurreição dentre os mortos.
O Domingo de Ramos, o primeiro dia da Semana Santa, comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mateus 21.9). Como o relato completo da Paixão do Senhor em Mateus, Marcos ou Lucas é frequentemente lido, este domingo também é chamado de Domingo da Paixão.
Na Quinta-feira Santa, a Igreja dá graças a Jesus pela instituição da Ceia do Senhor. O culto da Quinta-feira Santa termina com o desnudamento do altar enquanto o Salmo 22 — uma profecia da crucificação — é lido ou cantado. Isso nos lembra de como nosso Senhor se despiu até a cintura para lavar os pés de seus discípulos — e como ele foi despido e espancado antes de sua crucificação.
A Sexta-feira Santa é o mais solene de todos os dias da Igreja Cristã, mas ainda permanece uma nota de alegria, conforme indica o título do dia. Na Sexta-feira Santa, ao lembrarmos que por causa do nosso pecado o Senhor foi crucificado e morreu, rendemos graças a Deus com júbilo, pois todo o pecado e ira de Deus sobre o pecado recaiu sobre Jesus e não sobre nós e pela sua graça recebemos o benefício deste grande ato sacrificial.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. pág. 11)
Nenhum comentário:
Postar um comentário