30/11/2022

I DOMINGO NO ADVENTO + Uma Pregação

 


O Evangelho segundo São Mateus 21. 1-9


Quem é o Rei da Glória?” (Salmo 24:8). Quem é esse para quem se levantam os “portais eternos?” (Salmo 24:9). “Quem é esse Rei da Glória?” (Salmo 24:10).

Escreve o Profeta Jeremias: “Eis que vem dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo Justo; e, como Rei que é, reinará, agirá com sabedoria e executará o juízo e a Justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro” (Jeremias 23: 5-6).

O Antigo Testamento, conforme a Profecia de Jeremias, aponta para este Rei da Glória como sendo o Descendente de Davi, aquele que vem para o seu povo, agindo com Sabedoria, executando a Justiça e trazendo Salvação!

Quando Jesus Cristo está entrando na cidade de Jerusalém, conforme ouvimos no Santo Evangelho para este dia, “as multidões, tanto as que iam adiante dele como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o quem vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (S. Mateus 21:9). Ou seja, o povo vê Jesus como aquele que vem do Senhor, que é Descendente de Davi e que salva. Afinal, o clamor “hosana” é um clamor por Salvação.

Quem é, portanto, o Rei da Glória, que entra pelos portais eternos em nossa história, em nosso mundo e em nossa vida?

É “o SENHOR dos Exércitos” (Salmo 24:10) diz o salmista; é o “SENHOR, Justiça nossa” (Jeremias 23:6), como escreve o profeta Jeremias; é o “Filho de Davi”, aquele que “vem em nome do Senhor” (S. Mateus 21.9), como clama a multidão, na entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, em meio aos “hosanas”.

Este “SENHOR dos Exércitos”, portanto, é aquele que deixa sua majestade e vem em humildade e singeleza, para salvar. Ele é a “Justiça nossa” que desce dos céus, se encarna pelo Espírito Santo na abençoada virgem Maria, é feito homem e realiza pelo ser humano aquilo que jamais o ser humano poderia fazer. Ele é o “Filho de Davi”, que ao realizar a sua Obra Redentora, responde aos nossos “Hosanas” com a conquista da Salvação.

Por tudo isso, ensina e admoesta o Apóstolo Paulo: “A nossa Salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos” (Romanos 13:11). Portanto, “deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da Luz” (Romanos 13:12). Em outras palavras, “revistam-se do Senhor Jesus Cristo” (Romanos 13.14) – o Rei da Glória que executa a Justiça e traz a Salvação.

Quem é o Rei da Glória? É o Senhor, a Justiça nossa, aquele que vem para salvar! E este é Jesus Cristo! Agora que sabem disso, sejam, pois, revestidos dele.

Mas como isso ocorre? Ora, vivendo uma vida de arrependimento e perdão que, na prática, é uma vida que repousa na Palavra e nos Sacramentos que ele mesmo instituiu por nós.  Afinal, este Rei da Glória que já veio e realizou a obra da Salvação por nós, também continua vindo a nós hoje por meio da Pregação e do Ensino da Palavra, por meio do Santo Batismo, da Santa Absolvição e da Santa Ceia! E é somente através destes Meios da Graça de Deus que podemos verdadeiramente reconhecer este Rei, sermos abençoados e abraçados por ele, e também sermos preparados, desde agora, para a sua vinda final, no último Dia.

Há quase dois mil anos, o Rei da Glória se encarnou pelo Espírito Santo e veio a nós para conquistar a Salvação em nosso favor; hoje este mesmo Rei da Glória continua vindo a nós na sua Santa Palavra e nos seus Santos Sacramentos para entregar os benefícios desta Salvação a cada um de nós e nos fortalecer nela; e no último dia, este Rei da Glória novamente virá – e ai sim, em toda a sua majestade e poder – para nos conceder a plenitude de vivermos e desfrutarmos eternamente desta Salvação conquistada e concedida por ele, Jesus Cristo, o Filho de Davi, o que vem em nome do Senhor, a Justiça nossa, o Senhor dos Exércitos, o Rei de toda a Glória!

Amém!

 

Rev. Helvécio José Batista Júnior
I Domingo no Advento


27/11/2022

I DOMINGO NO ADVENTO + Uma Ordem Litúrgica

 


Segue uma sugestão de Ordem Litúrgica, conforme oficiada no I Serviço Divino no Advento na Congregação Evangélica Luterana em Naviraí/MS










Caso você tenha o interesse nessa ou em outras Ordens Litúrgicas, por favor, entre em contato comigo, Rev. Helvécio J. Batista Jr. Será uma grande alegria compartilhar esse e outros materiais.


Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Ministro do Senhor na Igreja Luterana em Naviraí/MS
Whatsapp: (27) 9 9716 6877
Instagram: @rev_helveciojr









25/11/2022

I DOMINGO NO ADVENTO + Uma Introdução

 



SOBRE O ADVENTO

No início de dezembro de 1839, um teólogo alemão que cuidava de um orfanato, colocou quatro grandes velas e vinte velas pequenas ao redor de uma roda de carroça. Todos os dias uma vela era acesa, sendo que as grandes eram acesas aos domingos, como forma de ajudar as crianças a vivenciar o Advento. Assim, nascia o que hoje chamamos de “Coroa de Advento”.

A Igreja, vendo o valor da Coroa de Advento, a adota focando nas quatro grandes velas dos domingo, e a partir de então ela se torna um dos símbolos mais populares, usado pelos cristãos durante o período do Advento, tanto em igrejas quanto em lares.

A cada vela que é acesa, somos lembrados do Cristo que vem. Afinal, ele é a luz do mundo, a luz que escuridão alguma pode apagar. Desse modo, uma vela é acesa em cada domingo no Advento até que a coroa esteja completamente iluminada no Natal.

Por fim, visto que o Advento é um tempo de preparação, arrependimento e expectativa diante da vinda do Senhor, o roxo da realeza do “Rei que vem” é a cor tradicional para este período. Além disso, o uso de flores e dos cantos litúrgicos de exaltação como o “Gloria in Excelsis Deo” e o “Aleluia” são omitidos durantes os quatro domingos no Advento.

Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Ministro do Senhor na Igreja Luterana em Naviraí/MS
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24/11/2022

Dia Nacional de Ação de Graças


Deuteronômio 8.1-10
Salmo 67
Filipenses 4.6-20 ou 1 Timóteo 2.1-4
Lucas 17.11-19

A boa terra produz frutos generosos para nutrir e preservar a vida. Essa boa dádiva procede da generosidade, bondade e graça de Deus (Deuteronômio 8.1-10). Por isso, em oração e súplica oferecemos ações de graças a Ele, contentes em todas as circunstâncias, gratos pelo sustento necessário para nosso corpo, alma e espírito (1 Timóteo 2.1-4). Assim também, quando Deus remove a enfermidade por meio de sua Palavra, nos enchemos de alegria em sua onipotente graça e poder (Lucas 17.11-19).

Lutero escreveu:

“Deus nosso Senhor deseja – com toda razão – que lhe demos a honra de agradecer por todos os seus benefícios. Na verdade, deveríamos fazer isso com gosto e boa vontade, pois trata-se de algo que não exige muito esforço e trabalho. Pois quanto custa voltar-se a Deus para dizer: “Senhor, tu me deste pés, mãos, olhos, isso e mais aquilo, tudo perfeito; agradeço-te do fundo do coração por tudo isso, pois são dádivas que recebi de ti”. Por outro lado, quanto lhe custa agradecer a seu pai ou sua mãe, a seu esposo ou sua esposa, a seu próximo quando lhe fazem um favor? Não é tão custoso assim, e deveria ser feito apenas para que se possa verificar que você se agradou do que lhe fizeram... As pessoas gostam de ouvir uma palavra de agradecimento, e isso lhes faz muito bem. O agradecimento também motiva as pessoas a ajudarem mais ainda numa próxima vez... Se vocês quiserem ser cristãos piedosos, aprendam a ser gratos, primeiramente a Deus, nosso gracioso Pai celeste, que nos dá corpo e vida e os sustenta; além disso, também nos dá tudo que se relaciona com a vida eterna. Sejam também gratos a seus pais, amigos, vizinhos e todos aqueles que fazem o bem para vocês, e retribuam-lhes o bem que fizeram. Assim que, se não for possível retribuir com obras, demonstrem sua alegria e gratidão por meio de palavras.” (Castelo Forte, 1983)

22/11/2022

Lutero e a música

Hoje é Dia do Músico. Mesmo dia em que cristãos lembram a vida e testemunho de Santa Cecília. Seu nome está ligado à música sacra devido a um relato de que louvava a Deus na ocasião de seu martírio.

A música é uma preciosa e boa dádiva de Deus. Entre os reformadores do século 16, Lutero se destaca como aquele que se dedicou tanto ao pensamento teológico quanto à música para ser cantada na igreja e no lar.

A devoção e estima de Lutero pela música é muito perceptível numa carta que escreveu em 1530 ao maestro e compositor Ludovico Senfl:

“Não há dúvida de que há muitas sementes de boa qualidade na mente daqueles que são movidos pela música. Aqueles, no entanto, que não se sentem tocados pela música, eu acredito que certamente são como tocos e blocos de pedra. Pois nós sabemos que a música. . . é detestável e insuportável para os demônios. De fato, julgo claramente, e não hesito em afirmar, que fora a teologia não há arte que possa ser equiparada à música, pois, exceto a teologia, somente a música produz o que de outra forma só a teologia dá, a saber, uma disposição calma e alegre. Prova manifesta disso é que o diabo, o criador de preocupações entristecedores e ansiedades inquietantes, foge ao som da música da mesma forma como foge da palavra da teologia. Esta é a razão pela qual os profetas não fizeram uso de outra arte, a não ser a música. Eles não expuseram sua teologia  como geometria, nem como aritmética, nem como astronomia, mas como música, de modo que mantiveram a teologia e a música fortemente conectadas e proclamaram a verdade por meio de salmos e canções... Meu amor pela música é abundante e transbordante, pois muitas vezes me revigorou e me libertou de grandes aborrecimentos.”

- Carta a Ludovico Senfl, Coburg, 4 de outubro de 1530 (LW 49:427-428)

🖼 Martinho Lutero com sua família, por Gustav Spengenber (1828-1891)

21/11/2022

AS PRIMÍCIAS

 


Deuteronômio 26. 1-11

 

            Olhando para estas palavras escritas por Moisés, em Deuteronômio 26, podemos achar que elas se restringem a apenas mais um texto para se falar sobre ofertas. Bom, o texto realmente fala sobre ofertas. Porém, ele é muito mais profundo e nos ajuda a perceber o porquê de nossas ofertas e de onde elas vêm.

 

Por isso, a primeira palavra que se destaca no texto é “herança” – “Ao entrar na terra que o SENHOR, seu Deus, lhe dá por herança” (Deuteronômio 26.1a). Ao contrário do que as vezes pensamos e até dizemos, o povo de Israel não conquistou a Terra Prometida, eles a ganharam, por herança, do próprio SENHOR. Desse modo, apesar de a terra de Canaã ser chamada de “a Terra de Israel”, ela não foi adquirida por Israel, mas foi graciosamente dada pelo SENHOR ao seu povo como “herança”. Por causa disso, continua o texto bíblico: “ao possuí-la e morar nela, você deve pegar as primícias de todos os frutos que colheu na terra que o SENHOR, seu Deus, lhe deu, colocá-las num cesto e ir ao lugar que o SENHOR, seu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu Nome” (Deuteronômio 26. 1b-2).

 

Que lugar é este onde habita o Nome do SENHOR? O Tabernáculo, o Templo, a Igreja! Como fica claro, mais adiante, quando Salomão constrói o Templo e lembra a Palavra de Deus a Davi: “Você fez bem quando resolveu em seu coração edificar um Templo ao meu Nome” (1Reis 8.18).

 

            E como se realiza as ofertas das primícias neste lugar onde habita o Nome do SENHOR? “Você chegará ao sacerdote que estiver de serviço naqueles dias e lhe dirá: ‘Hoje declaro ao SENHOR, seu Deus, que entrei na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar aos nossos pais’. O sacerdote pegará o cesto e o colocará diante do Altar do SENHOR, seu Deus” (Deuteronômio 26. 3-4).

 

Observe que não existe uma troca de favores, barganha, compra de bênçãos ou algo assim. A oferta do povo de Deus no lugar onde habita o Nome do SENHOR é puramente uma oferta de gratidão, em reconhecimento pelo fato de que Deus e não o povo, conquistou a Terra Prometida.

 

            Isto se torna visível e audível na breve descrição da história de Israel que segue no texto como um Credo usado pelo povo: “Meu pai foi um arameu prestes a perecer. Ele foi para o Egito, e ali viveu como estrangeiro com pouca gente; e ali veio a ser uma nação grande, forte e numerosa. Mas os egípcios nos maltrataram, nos oprimiram e nos impuseram dura servidão. Clamamos ao SENHOR, Deus de nossos pais; e o SENHOR ouviu a nossa voz e viu a nossa angústia, o nosso trabalho e a nossa opressão. E o SENHOR nos tirou do Egito com mão poderosa, com braço estendido, com grande espanto, com sinais e milagres. Ele nos trouxe a este lugar e nos deu esta terra, terra que mana leite e mel. Eis que, agora, trago as primícias dos frutos da terra que tu, ó SENHOR, me deste” (Deuteronômio 26. 5-10).

 

            Ao ofertarem as primícias da terra, os israelitas se lembram dos seus ancestrais, que não possuíram terra e sofreram inúmeras dificuldades no Egito, antes que o SENHOR finalmente os libertasse. Estas palavras de Deuteronômio 26. 5-10, revelam que esta oferta das primícias não é algo que o povo em si está fazendo para Deus, na verdade, elas confessam que esta oferta das primícias é um Dom do próprio Deus!

 

            A partir desta definição percebe-se que o “alegrar-se” e o “lembrar-se” sempre acompanhavam as ofertas do povo de Deus. Afinal, o povo estava alegre em ofertar daquilo que o SENHOR havia concedido a eles, e durante suas ofertas, eles se lembravam de como o SENHOR foi gracioso para com eles, e somente por isso, agora eles podem, em gratidão a este Deus, trazer as suas ofertas. 

 

            Hoje, as nossas ofertas continuam sendo ofertas de gratidão ao SENHOR por tudo o que ele tem feito por nós e em nossas vidas. Afinal, tudo o que nós somos, tudo o que nós temos e tudo o que nós fazemos vêm do SENHOR.

 

Alguém poderia questionar isso e dizer: eu trabalho duro para conseguir dinheiro, bens, etc. Eu conquisto o que eu tenho! Bom, olhemos para a nossa história: Se trabalhamos é porque temos forças e saúde para tal, e de onde vem isso? Nós conseguimos produzir saúde e força? Não! De novo, tudo o que somos, temos e fazemos vêm do SENHOR.

 

            O nosso ofertar não é uma obrigação da Fé, ele é um fruto da Fé, pois todo aquele que foi liberto da escravidão do pecado e fortalecido pelo SENHOR, deseja alegremente ofertar, pois é grato a Deus e se lembra de tudo o que o SENHOR tem feito em sua vida.

           

            O povo de Israel lembrou-se que fora libertado da Escravidão do Egito através das águas, e fortalecido na caminhada pelo deserto através do pão que desce dos céus até chegar a Terra Prometida. Por causa disso, ele é grato ao SENHOR e oferta as suas primícias. Da mesma forma, hoje, nós nos lembramos que também fomos libertos da Escravidão do pecado através das águas do Batismo, e fortalecidos durante toda a nossa vida nos desertos deste mundo pelo Pão que desce dos Céus e vem a nós na Ceia do Senhor, até chegarmos a Terra Prometida e Eterna conquistada por Cristo e dada de presente, por herança, a cada um de nós que fazemos parte do seu povo. Por causa disso, nós também somos gratos ao SENHOR e ofertamos nossas primícias.

 

            Para concluir, Moisés, no texto de Deuteronômio, lembra que por causa da Graça do SENHOR, você que oferta, em gratidão, “se alegrará por todo o bem que o SENHOR, seu Deus, tem dado a você e à sua casa” (Deuteronômio 26.11).

 

            No tempo de Moisés, hoje e até o fim dos dias, ofertar não é um requisito para se conquistar algo, mas é fruto da Fé, é um reconhecimento e lembrança de tudo o que o SENHOR tem feito, e por isso, é um ato de alegria, pois está acompanhado de imensa gratidão pelo fato do nosso SENHOR ser bom e sua misericórdia durar para todo o sempre!

 

 Amém!

Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do Senhor na Igreja Luterana em Naviraí/MS
Novembro, 2022 AD

20/11/2022

Último Domingo do Ano da Igreja - Ano C



Malaquias 3.13-18
Salmo 46
Colossenses 1.13-20
Lucas 23.27-43

🪔 Deus estabeleceu a paz por meio do sangue de Cristo derramado na cruz. Esta é a proclamação mais preciosa para este final do Ano da Igreja. Jesus governa todas as coisas: as visíveis e as invisíveis; os céus e a terra; os mortos e os vivos; os ímpios e os redimidos (Cl 1.13-20). Na cruz, Jesus proferiu palavras que perdoam e reservam o paraíso eterno para os pecadores arrependidos (Lc 23.27-43). Por meio de Cristo Jesus, Deus declara que cada um de nós somos seu tesouro particular para sempre (Ml 3.13-18).

📖 Lutero escreveu: “No jardim, Jesus foi consolado por um anjo. Aqui, na cruz, o consolo vem de um malfeitor pendurado a seu lado. Este é um Deus maravilhoso, que faz com que seu Filho seja consolado por um malfeitor. O malfeitor deve ter enxergado através do corpo de Cristo, através da desonra, zombaria e sofrimento, pois, do contrário, não teria podido crer nem confessar que Cristo era o Senhor e tinha um reino poderoso. E assim, Cristo passou pelo inferno e começa a ter consolo no malfeitor. Deus não permite que sua igreja morra. Por isso se diz com toda razão: A fé que morreu em Pedro, ressuscitou no malfeitor. Porque essa palavra tem de ficar de pé; “Domine entre os seus inimigos”. Então, Cristo se lembra: Apesar de tudo, tenho um Deus gracioso, que me preparou um reino e permite que o pecador desfrute do meu sofrimento. Por isso diz ao malfeitor: “Hoje você estará comigo no paraíso”. O malfeitor reconhece sua culpa e a inocência de Cristo. Por isso conclui: A inocência de Cristo vai me ajudar. E através de uma parede bem grossa ele consegue enxergar o coração de Cristo. O malfeitor é um dos nossos e somos semelhantes a ele. Por isso, invoquemos a Cristo e ele nos responderá: Sim, sim, exatamente como ao malfeitor.” (Castelo Forte com Meditações de Lutero, 1983)

🖼 Crucificação (1532), por Lucas Cranach (1472-1553)

04/11/2022

A ESPERANÇA CONCRETA

 


Então ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreva: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito Santo, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham
(Apocalipse 14:13)

 

A Graça de nosso Senhor Jesus T Cristo e o Amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo sejam com todos!

 No livro O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, em um momento de guerra, em que a sombra da morte parecia cobrir toda a Terra Média, Gandalf – o Mago Branco, é questionado: “Então assim é o fim? Assim é a morte?”. Ao ouvir estas palavras, ele responde: “Fim? Não! A jornada não acaba aqui! A morte é apenas outro caminho que temos que tomar. Quando a cortina cinza desse mundo se enrola e tudo se transforma em vidro prata,  aí você vê, praias brancas e o além, os campos verdes longínquos sob um belo amanhecer!”.

 Ao ler estas palavras pela primeira vez, eu lembrei de tantas pessoas queridas em minha vida que já partiram. E ao pensar nessas pessoas me dei conta de que Gandalf – o Mago Branco, realmente estava certo: “A morte não é o fim! Ela não pode ser o fim! A jornada não pode terminar dessa forma!” Afinal, se eu acreditar que as histórias terminam no momento em que alguém fecha os olhos neste mundo, então eu estarei jogando fora toda a Esperança que as Sagradas Escrituras ensinam. “Ainda há praias brancas e o além, e campos verdes longínquos sob um belo amanhecer”. Ou seja, “há um novo dia” tanto para mim quanto para aqueles que já cerraram os seus olhos para esses dias.

A morte, em Cristo, é uma bem-aventurança, como nos ensina o próprio Espírito Santo no texto de Apocalipse 14:13, justamente pelo fato de que ela não representa e não é o fim da história! “Ela é apenas outro caminho”. E mais, ela é um outro caminho já trilhado e renovado pelo Senhor e Salvador Jesus.

 Por causa dele e da obra redentora que ele realizou, todas as pessoas que vivem nele não precisam mais se desesperar ou mesmo temer a morte, pois ela agora é um inimigo que se lança sobre nós já derrotado. E é por isso que assim proclama o Apóstolo Paulo: “Tragada foi a morte pela vitória de Cristo!” E continua: “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” (1Coríntios 15: 54-56). Essa vitória, obviamente, não nos impede de chorar. Mas, é importante que se diga: “Nem todas as lágrimas são ruins” (Gandalf, O Senhor dos Anéis). Afinal, o amor e o desejo de estar juntos novamente com os nossos queridos também se revelam em nós através das nossas lágrimas.

 Olhando, então, para esta realidade, a Igreja Cristã desde muito cedo instituiu um dia de Celebração da Esperança e da Vitória sobre a morte: O Dia de Todos os Santos! E esta Celebração, também gerou uma importante ramificação: O Dia dos Fiéis Defuntos, um dia em que os cristãos lembram e choram pelos seus entes queridos.

 Em seu início, infelizmente essa data servia para lembrar as almas que estavam no purgatório. Porém, os verdadeiros cristãos que sabem que o purgatório nada mais é do que uma invenção humana e um ensino contrário a Fé, passaram a ter o Dia dos Fiéis Defuntos como sendo um dia de lembrança daqueles entes queridos que já haviam partido. Porém, não fazem isso em desespero e desolação, “como aqueles que não têm esperança” (1Tessalonicenses 4:13). Não! E é possível perceber isso justamente em uma das mais belas tradições que existe neste dia: O ato de levar flores aos cemitérios e colocá-las junto aos túmulos.

 Vocês já se perguntaram do porquê deste costume? Pois bem, a história é simples e significativa: Existe algo na natureza que melhor expresse a vida do que um belo arranjo de flores? Não! E por isso, os cristãos desde cedo depositam flores junto aos seus pois creem que um dia naquele local de morte florescerá a vida novamente. Afinal, “a morte não é o fim!” E se “são bem-aventurados os que morrem no Senhor”, então cremos como destaca um de nossos hinos: “Em Cristo os santos vão ressuscitar!” (Hinário Luterano, 403.5). E nisto nos agarramos porque assim o próprio Jesus prometeu, ao dizer: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá!” (S. João 11:25).

 O Dia de Todos os Santos e o Dia dos Fiéis Defuntos, portanto, celebram a vitória de Cristo sobre a morte. Pois conforme ensinam as Sagradas Escrituras: Todos aqueles que morreram em Cristo, alguns até de forma cruel como mártires, possuem as suas vidas guardadas junto ao Salvador, descansando e louvando seu nome, orando pela Igreja militante, pela Igreja aqui na terra, e no aguardo do Grande Dia do Senhor.

 O Apóstolo João nos brinda com essa verdade, descrevendo que ele viu junto ao Santuário Celestial uma “grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com ramos de palmeira nas mãos” (Apocalipse 7:9). Mas, quem são estes que fazem parte desta grande multidão celestial?

 Estes são os que vêm da grande tribulação, que lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro!” (Apocalipse 7:14). Ou seja, são todos aqueles que foram regenerados, purificados, justificados e santificados pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo. E por isso, naquele que seria o fim de seus dias, morreram no Senhor e, deste modo fazem parte da “Nova Jerusalém” que no último dia “descerá da parte de Deus, como uma noiva adornada para o seu noivo” (Apocalipse 21:2).  Por tudo isso, eles são chamados santos, pois são bem-aventurados!

Por fim, ainda cabe dizer que estes Santos não formam um grupo estático. Não! A cada dia ele cresce mais! Pois sempre que alguém é lavado e revestido pelo Cordeiro no Santo Batismo ele é tornado santo. E assim, permanecendo em Cristo, quando chega sua hora derradeira, ele também morre em Cristo. E ao morrer em Cristo, toma “este outro caminho”, que leva à Comunhão Celestial – a Igreja Triunfante – que em Cristo, aguarda a Ressurreição no último dia.

  E neste último dia, todos os que estiverem em Cristo poderão desfrutar, para todo o sempre, da Criação restaurada – o novo céu e nova terra, onde o próprio Deus enxugará “toda a lágrima. Onde não existirá mais morte, e não haverá luto, nem pranto e nem dor!” (Apocalipse 21:4).

 Até lá: “Rendemos glória ao nome de Jesus por todos os que estão na eterna luz”, pois “Cristo foi para eles a salvação, foi a luz deles na densa escuridão, e no combate deles, a proteção”. Assim sendo, “todos nós, crentes, podemos continuar a pelejar, e como os santos, no final ganhar o prêmio eterno, o galardão sem par!”. Isto é viver a comunhão dos santos, “uma comunhão bendita e divinal: nós fracos, e eles em poder real, mas todos – no céu e na terra – em Cristo, triunfando contra o mal” (Hinário Luterano, 297).

 Até lá, até o grande e glorioso Dia do Senhor, esperamos em Cristo na certeza de que todas as cores serão uma só, de que o céu e a terra se abraçarão para todo o sempre e junto aos nossos entes queridos poderemos desfrutar da história que jamais termina, da vida em abundância, do lugar que se chama eternidade!

 Amém!

 

Rev. Helvécio J. Batista Júnior
Ministro do Senhor na Igreja Luterana em Naviraí/MS
02 de Novembro, 2022 AD