16/12/2023

Terceiro Domingo no Advento (Ano B)

“A pregação de São João Batista” (1627), Pieter Lastman (1583−1633)

Cor litúrgica: Roxa ou Azul

  • Isaías 61.1-4, 8-11
  • Salmo 126
  • 1 Tessalonicenses 5.16-24
  • João 1.6-8, 19-28

A vinda do Cristo traz a verdadeira alegria em seu perdão

Ao pregar o arrependimento, João Batista nos aponta para Cristo Jesus. São João Batista foi enviado por Deus " como testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele" (Jo 1.7). Ele batiza com água a fim de preparar "o caminho do Senhor", que resgatará o seu povo dos seus pecados (Jo 1.23). Este Senhor Jesus, que vem depois de João Batista está agora no meio de nós e se tornou conhecido de nós (Jo 1.26-27). Ele foi ungido pelo Espírito Santo "para pregar boas-novas aos pobres" e "curar os quebrantados de coração" (Is 61.1). Através do lavar da água com sua Palavra e Espírito, Ele cobre a sua Igreja "de vestes de salvação" e a adorna com sua própria justiça, "como noiva que se enfeita com as suas joias" (Is 61.10). Por esse motivo, "estejam sempre alegres" no Senhor, "orem sem cessar" e, "em tudo, deem graças" (1 Ts 5.16-18). O "Deus da paz", que os chamou pelo Evangelho, "os santifique em tudo", para que "o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Ts 5.23-24).

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Jesus Cristo, pedimos que ouças as nossas orações e ilumines as trevas dos nossos corações pela tua graciosa visitação; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

11/10/2023

Oração pela Paz

 


Senhor Deus, Pai Celestial, tu és imensuravelmente santo e misericordioso. Ouve nossas orações pela paz na Terra Santa.

Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, nossos olhos estão agora voltados para a Terra Santa, onde viveu tua puríssima Mãe, a Mãe de Deus, a Virgem Maria. Onde transcorreu tua vida terrena desde a tua Anunciação, tua Natividade e tua Apresentação. Onde, depois do teu Batismo, curaste milagrosamente os enfermos e fragilizados. Onde iluminaste os perdidos, levantaste os caídos e desesperados. Onde foste entregue para ser crucificado, e até hoje nós te crucificamos com os nossos pecados. Onde se deu a tua gloriosa Ressurreição. Onde venceste a morte. Donde ascendeste ao trono do Pai Celestial Todo-Poderoso, e onde enviaste o Espírito Santo para nos confortar.

Dali teus discípulos saíram pregar. Dali o Santo Evangelho começou a santificar e iluminar o mundo. Salva e preserva a Terra Santa, testemunha teu sofrimento, manchada com o sangue dos primeiros mártires.

Tu vês, Senhor, as pessoas que estão sofrendo na Terra Santa, vês o conflito e a guerra que profanam os locais sagrados. Ali, onde orações deveriam ser feitas, explosões são provocadas, lágrimas, não de alegria, mas de tristeza, são derramadas. Cessa o ódio mortal dos beligerantes, dissipa as forças do mal. Fortalece os pacificadores com a força e o poder das hostes angelicais.

Reconhecemos, Senhor, que por causa de nossos pecados só merecemos castigo; e enxergamos sinais disso no fato de permitires a fúria das tormentas, incêndios, inundações, terremotos e guerras para dar discernimento aos perdidos. Por isso, oramos: não nos castigue por causa dos nossos pecados, nem nos trate como merecemos, mas segundo a tua infinita misericórdia.

Concede paz ao centro do mundo - a Terra Santa. Tu, que vive e reina agora e sempre. Amém.


- Traduzido e adaptado de Siberian Evangelical Lutheran Church

27/06/2023

A SAGRADA LITURGIA ~ Santa Absolvição

 


SANTA ABSOLVIÇÃO

Antes de tratarmos especificamente da Santa Absolvição, observe que em seus Hinários toda essa parte que envolve a Invocação do Nome do Senhor, a Confissão de Pecados e a Santa Absolvição é denominada de “Preparação”. Obviamente, algumas perguntas que podem vir a mente são: Por que “Preparação”? Ou ainda: Como assim “Preparação”? E claro: “Preparação” para o que?

Há um texto bíblico que nos ajuda a compreender esta denominação e também responde estas questões levantadas: Êxodo 3. 2-5 – “tira as sandálias dos pés porque o lugar em que está é terra santa!

Êxodo 3 mostra que a presença do Senhor em meio a sarça fazia daquele lugar um lugar sagrado, e as sandálias – no Antigo Oriente Próximo – por carregar as sujeiras do dia-a-dia eram associadas a impureza. Mas, o que isso tem a ver com o Culto Divino? O Culto Divino é uma Sarça Ardente para nós! É o Senhor vindo falar conosco, é um momento em que estamos na presença real de nosso Deus. Porém, nós somos impuros por causa de nossa natureza pecaminosa. E agora?

Já repararam que sempre que o Senhor – o puro – vai ao encontro do pecador – o impuro – ele não se torna impuro como o pecado. Pelo contrário, ele purifica o pecador. E é exatamente isso que acontece nesta “Preparação”. Por sermos impuros não deveríamos estar na presença de Deus; porém, Deus misericordiosamente vem ao nosso encontro e, por meio da Confissão de Pecados e da Santa Absolvição, nos purifica de todo o pecado; e assim, nos prepara para que, de forma devida, estejamos na presença do Senhor, neste lugar Sagrado, para ouvirmos tudo aquilo que ele tem a nos dizer por meio de sua Palavra.

Tiramos as sandálias de nossos pés, isto é, confessamos os nossos pecados, e assim, nossa “Preparação” para ouvir a Palavra de Deus acontece. E justamente a conclusão desta “Preparação” é também a primeira Palavra que ouvimos do Senhor dirigida a nós. Esta conclusão e primeira Palavra é o que chamamos de “Santa Absolvição”, um momento sublime em que um “Ministro do Senhor, ordenado e chamado” diz: “Eu perdoo todos os seus pecados!”.

Como assim? Talvez alguém possa indagar. Um ministro, mesmo ordenado e chamado, continua sendo um ser humano, e sendo um ser humano, ele é pecador. Portanto, como ele pode dizer “Eu te perdoo”, mesmo que ele diz que é “em nome do Senhor” isso não soa estranho ou até errado? De acordo com as Sagradas Escrituras, errado é negar isso! Vejam o texto indicado em nosso Hinário: S. João 20. 19-23 – “Se vocês perdoarem os pecados de alguém, eles serão perdoados!

Jesus instituiu a Santa Absolvição para que nós tenhamos certeza do seu perdão. E para tanto, ele enviou seus primeiros Ministros – os Apóstolos – justamente com essa função de perdoar e reter pecados. “Assim como o Pai me enviou, eu envio vocês”. Assim, um ministro não só pode, como deve perdoar os pecados em Nome do Senhor porque o próprio Senhor o enviou para fazer isso!

O Apóstolo Paulo procura deixar essa verdade bem clara, ao afirmar: “Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus” (2Coríntios 5:20).

É assim que a Sagrada Liturgia nos prepara, é assim que ela coloca diante de nós e sobre nós esta doce e graciosa Palavra de libertação e reconciliação, que é a Santa Absolvição, da mesma forma que Deus o fez junto a Moisés no inesquecível episódio da Sarça Ardente.

 

Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Ministro do Senhor na Igreja Luterana Santíssima Trindade
Naviraí/MS - 2023 AD


19/06/2023

A SAGRADA LITURGIA ~ Confissão de Pecados

 


CONFISSÃO DE PECADOS

Após a Invocação do Nome do Senhor, a Sagrada Liturgia nos dirige para o momento de Confissão dos pecados e da Santa Absolvição.

Por que podemos confessar os nossos pecados a Deus? Antes de qualquer coisa, porque somos seus filhos e herdeiros por causa do Santo Batismo. E essa verdade foi trazida novamente a nós por meio das palavras iniciais do Culto Divino: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Atrelado a isso, podemos nos aproximar de Deus para confessar os nossos pecados porque ele se coloca diante de nós para ouvir nossa confissão e estender o seu perdão – como ressalta os versículos iniciais deste momento litúrgico.

Ao observar o Hinário Luterano, identificamos estes consoladores e motivadores textos da Palavra de nosso Deus: “O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmo 124:8). “Eu disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado” (Salmo 32:5).

O que esses versículos nos ensinam nesse momento? Somos batizados pelo Senhor e reunidos em seu Nome. Mas, quem é este Deus que está no meio de nós? Salmo 124:8bO Senhor que fez o céu e a terra”. E como sabemos que, sendo nós pecadores, podemos nos aproximar nele e buscar nele o perdão? Salmo 124:8O nosso socorro está no Nome dele”. Sabendo disso, nós então seguimos o exemplo do Rei Davi e com a mesma confiança que ele teve “confessamos ao Senhor as nossas transgressões” na certeza de que ele “perdoa a iniquidade de nosso pecado” (Salmo 32:5).

Ainda cabe mais uma observação sobre este momento de Confissão de Pecados: A quem estamos confessando os nossos pecados? Ao Ministro do Senhor ou ao próprio Senhor?

O Catecismo Menor do bem-aventurado Dr. Martinho, que é um dos Documentos Confessionais da Igreja Luterana, que nós subscrevemos de forma incondicional, ensina a respeito disso que “a confissão compreende duas partes: primeiro, que confessemos os nossos pecados; segundo, que aceitemos a absolvição do confessor como de Deus mesmo, sem duvidar de modo algum, mas crendo firmemente que por ela os pecados são perdoados perante Deus no céu” (Cm V).

A partir disso, compreende-se que a confissão é feita ao Ministro, e não há problema quanto a isso porque ele está ali “em lugar e pela autoridade” do Senhor. Desse modo, a confissão feita a ele é certamente uma confissão feita ao próprio Senhor.

Um conhecido exemplo de confissão dos pecados a um Ministro do Senhor, e que vale a pena ser ressaltado por tudo o que a envolve, ocorre no Antigo Testamento com o Rei Davi diante do Profeta Natan (2Samuel 12: 1-13).


Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Ministro do Senhor na Igreja Luterana Santíssima Trindade
Naviraí/MS, 2023 AD


31/05/2023

A SAGRADA LITURGIA ~ Invocação

 


INVOCAÇÃO

A Sagrada Liturgia do Culto Divino começa com uma lembrança que, ao mesmo tempo, também é uma confissão de Fé: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

O que nos lembra essas palavras, quando elas foram ditas para nós pela primeira vez? O texto bíblico indicado no Hinário Luterano nos ajuda: “São Mateus 28.19” – A instituição do Santo Batismo. Ou seja, o Culto Cristão se inicia com a lembrança do Santo Batismo, a lembrança de que não somos pessoas quaisquer, mas filhos e herdeiros de Deus por causa do Santo Batismo.

O ato de fazer o sinal da cruz neste momento, por causa de seu significado, é oportuno, pois no Santo Batismo somos marcados, através das mãos de um Ministro, com a santa cruz de nosso Senhor, o que reflete que somos propriedade desse Deus, guardados por ele (Ezequiel 9: 1-6). Além disso, a Fonte Batismal em local visível e de destaque se torna importante. Por isso, recomenda-se que ela fique ou na entrada do templo – lembrando que somos trazidos ao Corpo de Cristo através do Santo Batismo; ou no centro do templo e diante do Altar – lembrando a centralidade do Santo Batismo em nossas vidas e também que é através da Aliança que Deus fez conosco através deste Sacramento que podemos nos aproximar do seu Altar; ou ainda, não havendo condições para as possibilidades anteriores, num local bem visível junto ao Altar. Tudo isso nos ajudará a lembrar, quando dizemos as palavras iniciais do Culto Divino, o Santo Batismo instituído pelo nosso Senhor e Salvador Jesus.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” não é somente uma lembrança, como disse no início, é também uma confissão de Fé. Mas, o que estamos confessando com essas palavras? Novamente, o Hinário Luterano nos ajuda: entre colchetes há um segundo texto indicado – “São Mateus 18.20” – Jesus ensinando os seus discípulos que ser reunidos em seu Nome é sinal de sua presença real entre os seus. Ou seja, quando dizemos as palavras iniciais da Sagrada Liturgia, confessamos para nós mesmo e para todos ao nosso redor que o mais importante e o principal no Culto Divino é a presença do Senhor!

Aqui novamente, cabe ressaltar o sinal da cruz e a fonte batismal: o sinal da cruz testemunha para eu mesmo e para o próximo que o que marca minha vida não é algo que eu faça e sim aquele que se entregou e me salvou na cruz; a fonte batismal também é um testemunho – se ela está colocada em qualquer lugar ou até de escanteio, escondida, isto pode refletir um descaso com Cristo e sua Instituição. Por outro lado, a centralidade e a visualização da fonte batismal nos ajuda a perceber que, de fato, assim como Cristo nos reconciliou efetivamente através do Santo Batismo, hoje ele continua real e verdadeiramente presente entre nós quando somos reunidos em seu Nome. Tudo isto auxilia a confissão de Fé da Igreja.

Sabemos, agora, o que lembramos e confessamos com as palavras “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Mas, ainda há uma pergunta a ser feita: O título desta parte na Sagrada Liturgia é “Invocação”. O que estamos invocando? O próprio Deus? Mas ele é como um espírito das fábulas que precisa ser invocado para aparecer? Seria isso? Há um texto bíblico que nos auxilia nesta questão: “Gênesis 4.26” – invocar o Nome do Senhor! A nota na Bíblia de Estudos da Reforma sugere que esta expressão pode significar o início do Culto Litúrgico entre os seres humanos. Além disso, vários textos no Antigo e no Novo Testamento relacionam o “invocar o Nome do Senhor” com o Culto e o que ele de fato é – o Serviço de Deus em favor do ser humano (Romanos 10: 13-17). Deste modo, cabe dizer que não estamos invocando a Deus no início do Culto, mas sim o Nome do Senhor, e é nesse nome que somos reunidos.

 

Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do Senhor na Igreja Luterana Santíssima Trindade
Naviraí/MS, 2023 AD


06/05/2023

O BOM PASTOR

 


O Evangelho de nosso Senhor segundo S. João 10: 11-16

         Nosso Salvador Jesus Cristo, ao afirmar: “Eu sou o Bom Pastor” (S. João10:11a), revela, dentre outras coisas, ser o cumprimento daquilo que foi dito pelo Senhor, por intermédio do St. Profeta Ezequiel: “Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei” (Ezequiel 34:11). Portanto, Jesus, o Cristo, é o prometido Pastor de Israel, é o Pastor do Povo de Deus.

        Mas, que diferença faz saber disso? Ora, faz toda a diferença. Afinal, Jesus Cristo, ao afirmar  ser  “o Bom Pastor”,  diz  também  algo  extremamente significativo: “O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas” (S. João 10:11b).

        Isso é belo e grandioso, você pode estar pensando. Porém, como ter certeza de que eu sou uma das ovelhas desse Bom Pastor? Esta é, sem sombra de dúvida, uma boa pergunta. E uma coerente resposta para ela encontra-se na Profecia registrada por Ezequiel.

        Ali, o Senhor declara: “Assim buscarei as minhas ovelhas. Eu as livrarei de todos os lugares por onde foram espalhadas no dia de nuvens e densas trevas”  (Ezequiel 34:12). Isto significa que o primeiro aspecto de uma ovelha que pertence ao Bom Pastor é o fato de que ela não se tornou parte do seu Rebanho por uma capacidade própria, na verdade, ela foi buscada e liberta, pois por is só estava perdida e condenada.

        Ao continuar, o Senhor diz o que fará ao resgatar suas ovelhas: “Vou apascentá-las nos montes de Israel, junto às correntes de água” (Ezequiel 34:13). Ou seja, o segundo aspecto de uma ovelha que pertence ao Bom Pastor é ser apascentada junto às correntes de água. Ora, como o Senhor nos apascenta, isto é, nos guarda e nos torna seus junto da água? Como? Por meio do Santo Batismo! E este apascentar por meio do Santo Batismo deixa muito claro que ele, como afirmou Jesus Cristo, “não é um mercenário, mas é alguém que se importa com as suas ovelhas” (S. João 10: 12-13).

        Após isso, proclama o Senhor: “Deixarei que pastem em bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem” (Ezequiel 34:14). Em outras palavras, o Senhor que é o Bom Pastor, após buscar suas ovelhas e as apascentar junto à corrente de águas, lhes dá a melhor pastagem para elas se alimentarem com o melhor de todos os alimentos. Assim, o terceiro aspecto de uma ovelha que pertence ao Bom Pastor é que ela, após ser resgatada por ele e ser batizada, passa a desfrutar de bons pastos – os pastos que a conduzem a viver o arrependimento e o perdão, bem como também é para ela o solo fértil da Palavra de Deus. Mas, não só isso. No devido tempo, a ovelha que pertence ao Bom Pastor recebe também o melhor dos alimentos: O verdadeiro Corpo e o verdadeiro Sangue de Cristo, o Bom Pastor! E nesta Santa Ceia, nesta Eucaristia, como refletimos no Culto passado, nós passamos a conhecer este Senhor e Salvador plenamente, porque é ali que ele, de uma forma extraordinária, se revela aos seus. E isto expressa aquilo que ele mesmo diz no Evangelho para hoje: “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (S. João 10:14).

        Você é uma ovelha do Bom Pastor Jesus? Isto é, você foi resgatado por ele, foi batizado por ele, vive o arrependimento e o perdão, ouve sua Palavra e está sendo alimentado por ele? Se a resposta para estas perguntas é “sim!”, então você pode descansar. Afinal, ele mesmo prometeu: “Eu apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor Deus” (Ezequiel 34:15).

        Este repouso verdadeiro ocorre somente em um lugar, o lugar onde você é apascentado pelo Bom Pastor junto as águas, é firmado nos bons pastos do arrependimento e do perdão, e da Palavra, e é alimentado por ele com a melhor de todos os alimentos. Este lugar é aquele que Jesus denomina de “seu aprisco, seu Rebanho” (S. João 10:16), isto é, sua Igreja!

        Prezados irmãos, concluo esta Homilia, afirmando a vocês: Não há nada melhor na face da terra do que estar no aprisco do Bom Pastor Jesus, pertencer ao seu Rebanho, ser parte da sua Igreja. Pois dessa forma, vocês podem ter a mesma certeza e confiança do Salmista Davi, que compreendeu: “Se o Senhor é o meu Pastor, aquilo que eu não tenho, eu não preciso” (Salmo 23:1). E por quê? Porque o essencial para a vida, o Bom Pastor concede: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23: 2-3). É por isso que Davi e todos que fazem parte Rebanho deste Bom Pastor, podem orar: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo” (Salmo 23:4).

        Meus queridos, não abandonemos este aprisco, não nos dispersemos para fora deste Rebanho, não nos afastemos da bênção que é ser parte da Igreja de Cristo. Afinal, é aqui, no Corpo do Bom Pastor Jesus que nós ouvimos sua Voz graciosamente nos dizer: "Eu te batizo", "Eu te perdoo", “Em verdade, em verdade eu te digo”, "Isto é o meu Corpo". E ouvindo essa Voz – que vem a nós na Palavra e nos Sacramentos – podemos ter a esperança concreta de que “a Bondade e a Misericórdia dele nos perseguirão todos os dias de nossa vida, e para todo o sempre – isto é, por toda a eternidade – habitaremos na Casa do Senhor!” (Salmo 23:6).

        Amém!


Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Ministro do Senhor na Igreja Luterana "Santíssima Trindade"
Naviraí/MS


28/04/2023

NO CAMINHO DE EMAÚS

 


O Evangelho de nosso Senhor segundo S. Lucas 24: 13-35


Naquele Domingo em que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos, dois dos seus discípulos estavam a caminho de Emaús. Abatidos e confusos, eles percorrem em direção aquela aldeia incapazes de compreender tudo o que havia ocorrido naqueles últimos dias.

Crucificaram o nosso Senhor! Ele foi sepultado! Mas agora o seu túmulo está vazio! O que tudo isso significa?

Enquanto aqueles dois discípulos seguiam “conversando e discutindo” pela estrada, eis que “o próprio Jesus se aproximou e ia com eles”. No entanto, “os olhos” daqueles dois homens “estavam como que impedidos de o reconhecer”. E percebendo a aflição em seus semblantes, Jesus “lhes perguntou:

O que é que vocês estão discutindo pelo caminho?

Ao ouvir aquela pergunta, “eles pararam entristecidos”. Afinal, aquele profeta poderoso em palavras e ações, que eles esperavam ser o Redentor de Israel, havia sido violentamente morto diante dos seus olhos. E agora? Ele realmente ressuscitou? Ele desapareceu? O que resta? Há ainda alguma fagulha de esperança que possa ascender uma luz em meio a esta escuridão?

A dor era imensa. “Será que você é o único que esteve em Jerusalém e não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?” Questiona um dos discípulos.

Jesus, ainda sem se revelar, pergunta a eles: “Do que se trata?” E eles explicam: “O Nazareno”, “poderoso diante de Deus e de todo o povo”, foi entregue a morte “pelos principais sacerdotes” e “pelas autoridades”. “Nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir Israel. Mas, depois de tudo isso, já estamos no terceiro dia desde que essas coisas aconteceram”.

Jesus escuta atentamente as palavras daquele dois discípulos, que continuam contando o ocorrido naqueles dias até que chegam à madrugada daquele domingo. Eles dizem: Hoje bem cedo, “algumas mulheres do nosso grupo nos surpreenderam. Indo de madrugada ao túmulo e não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo que viram anjos, os quais afirmam que ele vive”. Mas, será? “Alguns verificaram a exatidão do que as mulheres disseram”, porém, não viram a Jesus.

O Senhor, após ouvir todas estas coisas, toma a palavra e diz: “Como vocês são insensatos e como demoram para crer em tudo o que os profetas disseram! Não é verdade que o Cristo tinha de sofrer e entrar na sua glória?

Isso chama atenção daqueles dois discípulos, que não conseguem responder nada. Porém, Jesus, pregando a eles, expõe a Palavra aos seus ouvidos, e “começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele nas Escrituras”.

A pregação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo mexe com aqueles dois homens, e por isso, ao chegarem na aldeia, eles o convence a ficar.

Fique conosco, porque é tarde, e o dia já está chegando ao fim”. E Jesus fica com eles! E que bom que ele permanece, pois é justamente naquele lugar, “quando estavam à mesa” para se alimentaram depois da viagem, que Jesus finalmente se revela para aqueles dois homens. Porém, isso ocorre de uma forma bastante singular: Na mesa, Jesus “pegou o pão” que nela estava “e o abençoou; depois, partiu o pão e o deu a eles”. Então, como que por um milagre divino, “os olhos” dos dois discípulos “se abriram, e eles reconheceram Jesus”.

Aquela viagem que iniciara em tristeza e desesperança, agora está sendo concluída em festa, alegria e esperança. Afinal, para aqueles dois homens, Jesus revelou sua presença e sua vitória sobre o pecado e a morte no “partir do Pão”, naquela emocionante “Eucaristia”, naquela refeição tão simples e ao mesmo tempo tão sublime que remeteu os seus discípulos à Santa Ceia que ele havia instituído. E foi assim que tudo passou a fazer sentido.

Não é verdade que o coração nos ardia no peito, quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?”. Com esta perplexidade não mais entristecida, mas alegre, “os dois” passaram a testemunhar “o que lhes tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido o Senhor no Partir do Pão”.

Maravilha das maravilhas, não é mesmo? Que história magnifica! Entretanto, o que a torna ainda mais extraordinária é que esta história não é algo que somente fica no passado, ela chega até cada um de vocês hoje! Vocês que estão caminhando por essa vida, vocês que estão nessa peregrinação, muitas vezes também passam por aflições e angústias, e por isso, podem ficar tão entristecidos como estavam aqueles dois discípulos do Senhor. Mas, o nosso querido Salvador Jesus Cristo, não quer deixar vocês sozinhos com isso.

E é por isso, que conhecendo as tribulações de cada um, ele se coloca na sua estrada, na sua história. E ele faz isso por meio da Igreja, de forma especial dos seus servos, que desde Moisés, passando pelos Profetas, explicam as Escrituras para vocês.

Mas ele não para por ai! Hoje, além de pregar sua Palavra a vocês, ele também se coloca à Mesa com vocês, ele parte o Pão e o dá a cada um de vocês!

Assim como ocorreu em Emaús, hoje aqui neste lugar, Jesus se revela a cada um de vocês na Eucaristia, nesta simples e sublime refeição que, por causa de Cristo, é para nós Santa Ceia!

Meus irmãos, não há como ouvir o nosso Senhor em nenhum outro lugar a não ser na Pregação da sua Palavra, pois é ali que ele graciosamente fala conosco e faz os nossos corações arderem. Além disso, não há nenhuma outra forma de reconhecer Jesus a não ser ali onde ele se deu e se dá a conhecer aos seus: na Santa Ceia! É ali que você pode tocar e receber o Sagrado Corpo de Cristo, no Pão! É ali que você pode ser alcançado pelo Santo e Precioso Sangue de Cristo, no Vinho!

Por isso, não vivam na desesperança, tentando ouvir Jesus no seu coração ou em qualquer outro lugar que não seja a Pregação da sua Palavra. E principalmente, não se afaste de Jesus, afastando-se de sua Igreja, e desse modo abdicando de estar à Mesa com Cristo, e receber dele, no Pão e no Vinho abençoados, seu Corpo e seu Sangue, sua Pessoa e sua Obra, isto é, o Perdão dos Pecados, a Salvação e a Vida Eterna!

Amém! 


Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do Senhor na Igreja Luterana "Santíssima Trindade"
Naviraí/MS ~ 2023 AD