Edward Riojas (Dear Christians, One and All, Rejoice, Kloria Publishing, 2020) |
Gênesis 3.8-15
Salmo 130
2 Coríntios 4.13 — 5.1
Marcos 3.20-35
Jesus triunfou sobre o diabo e nos libertou da escravidão do pecado e da morte
O diabo nos ludibriou, seduzindo-nos a desprezar e desobedecer a Palavra de Deus e nos levando a se esconder “da presença do Senhor Deus”. Mas em sua misericórdia, o Senhor prometeu um Salvador que enfrentaria o diabo por nós (Gn 3.8-15). Assim veio o Filho do Homem, o Filho de Deus encarnado, concebido e nascido de mulher. Em primeiro lugar, Jesus amarrou o "valente" (Satanás) ao se tornar propiciação pelos pecados do mundo, removendo assim a condenação da Lei e o medo da morte (Mc 3.27). Depois ele saqueia a casa do diabo ao chamar todos os seres humanos ao arrependimento. Embora pareça estar “fora de si” (Mc 3.21), Jesus cumpre a vontade de Deus e nos torna seus próprios irmãos e irmãs. “Por isso não desanimamos”, mesmo diante do sofrimento, pecado e morte que experimentamos neste mundo caído. “Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus”. Por sua graça, nossa vida “se renova dia a dia”. Pois o Evangelho nos leva diariamente à presença de Cristo, não para punição, mas para “um eterno peso de glória” (2Co 4.14-17).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso e eterno Deus, teu Filho Jesus triunfou sobre o príncipe dos demônios e nos libertou da escravidão do pecado. Ajuda-nos a ficar firmes contra cada assalto de Satanás e capacita-nos sempre a fazermos a tua vontade; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário