Eucaristia e Jesus Cristo, por Mina Anton |
"Trabalhem, não pela comida que se estraga, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem dará a vocês; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo." (João 6.27)
Enquanto a água serve a um propósito nas atividades criativas de Deus (Gênesis 1.2), o pão é mencionado pela primeira vez em conexão com a queda do homem em pecado: "Com o suor do seu rosto comerás o pão até que voltes à terra" (Gênesis 3.19). A vida frugal de Gênesis 2, na qual árvores fornecem frutos, é substituída por um sistema complexo que envolve lavrar a terra, lutando contra o crescimento indesejado, cultivar, colher, debulhar, transformar os grãos colhidos em farinha e, finalmente, assar. O pão é um requisito mínimo para a existência humana em um mundo agora condenado à corrupção. Sua produção é acompanhada de suor a cada etapa do processo. Por mais difícil que seja sua produção e por mais simples que seja seu sabor, o pão é básico para a existência do ser humano. Mesmo com as labutas e sofrimentos que acompanham sua produção, o pão não é uma rejeição da criação, apesar de sua escravidão ao pecado; o pão é uma afirmação. A criação, cercada por seus próprios problemas, ainda serve às necessidades dos pecadores. Apesar de seus pecados, por causa da bondade de Deus, os homens têm permissão para viver em antecipação a uma futura redenção. O pão ganha mais significado pelas referências de Jesus a si mesmo como o “pão de Deus”, o “verdadeiro pão do céu” e o “pão da vida”. Isso encontrou espaço na piedade luterana.
O paralelo entre o pão comum e o pão do sacramento é óbvio. O pão convencional e o pão sacramental são, cada um à sua maneira, necessários para o ser humano em seu estado de pecado. O homem físico vive só de pão. O homem destinado a viver com Deus necessita de Jesus Cristo como o pão do céu. Todos trabalham pelo pão que por fim irá perecer (João 6.27). O pão da vida eterna é fornecido mediante o árduo labor de um só homem, Jesus Cristo.
- Dr. David Scaer, professor de Teologia Bíblica e Sistemática no Concordia Theological Seminary de Fort Wayne (EUA)
📖 David P. Scaer. Sacraments as an Affirmation of Creation. In: Concordia Theological Quarterly, Out. 1993. p. 257.
🖼 Eucaristia e Jesus Cristo, por Mina Anton
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