A glória de Deus se manifesta no corpo de Cristo
“Moisés foi fiel, em toda a casa de Deus, como servo,” mas Cristo Jesus foi “considerado digno de maior glória do que Moisés” (Hb 3.3, 5). Cristo, o Filho amado e aprazível, fiel até a morte, cujo corpo foi ressuscitado no terceiro dia como a casa de Deus, nos trouxe a esta casa através das águas do Santo Batismo (Hb 3.6).
No Antigo Testamento, o legislador Moisés levou o povo para fora do Egito através das águas do mar e do deserto, mas quem levou o povo para dentro da Terra Prometida foi seu sucessor Josué (Dt 34.1-4, 9). Curiosamente (e profeticamente!), Josué é o nome hebraico de Jesus.
Agora, no Monte da Transfiguração, Jesus (o Josué do Novo Testamento) aparece em glória. A glória se manifestou plenamente em sua “partida” (seu êxodo) em Jerusalém (Lc 9.31). Quando Jesus entrou nas águas do Jordão em seu batismo, ele fez a travessia daquelas águas e entrou na glória por meio de sua cruz e Paixão.
Tudo aquilo que ele cumpriu em seu corpo crucificado e ressurreto, ele revela e concede ao seu Corpo Místico, a Igreja, por intermédio da sua Palavra. Por isso, o Pai declara do céu: “Escutem o que ele diz!” (Lc 9.35).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, na gloriosa transfiguração de teu amado Filho confirmaste os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias. Na voz que veio da nuvem brilhante predisseste nossa adoção por graça. Por tua misericórdia, faze-nos herdeiros com o Rei de sua glória e traze-nos à plenitude de sua herança nos céus; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Imagem: Transfiguração de Jesus, por Svitozar Nenyuk
Nenhum comentário:
Postar um comentário