Registros sobre o apóstolo São Filipe na História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia (265-339 d.C.):
LIVRO TERCEIRO
Os apóstolos que viveram no matrimônio
Clemente, contudo, cujas palavras acabamos de ler, enumera, na continuação do que foi dito, os apóstolos que foram casados, por causa dos que condenam as núpcias. “Por acaso eles reprovam também os apóstolos? Efetivamente, Pedro (Mc 1,30; 1Cor 9,5) e também Filipe tiveram filhos. Filipe até deu as filhas em casamento. 52 Igualmente Paulo não hesita em certa carta em saudar sua companheira (Fl 4,3) que ele não levara consigo (1Cor 9,5.12), para o bem de seu ministério.
A morte de João e de Filipe
Quanto a João, já dissemos o tocante ao tempo de sua morte; o lugar de sua sepultura é apontado na carta que Policrato, bispo da Igreja de Éfeso, escreveu a Vítor, bispo de Roma. Faz menção também do Apóstolo Filipe e de suas filhas nesses termos:
“Na Ásia, efetivamente, descambaram no poente vários astros que surgirão novamente no último dia, na parusia do Senhor, quando ele vier do céu na glória e procurar todos os santos: Filipe, um dos doze apóstolos que repousa em Hierápolis, assim como duas de suas filhas, virgens até a velhice, e outra que, depois de ter vivido segundo os impulsos do Espírito Santo, foi sepultada em Éfeso. Igualmente João, que reclinou sobre o peito do Senhor, foi sacerdote e usou a lâmina de ouro (pétalon), foi mártir e mestre; seu corpo repousa em Éfeso.” São essas as notícias sobre a morte deles.
No Diálogo de Caio, que citamos mais acima, Proclo, com quem ele disputa, está de acordo com o que acabamos de expor a respeito da morte de Filipe e de suas filhas, quando afirma: “Depois dele, houve quatro profetisas, filhas de Filipe, em Hierápolis na Ásia, onde se acha seu sepulcro e também o de seu pai.” São suas as expressões.
Quanto a Lucas, nos Atos dos Apóstolos, evoca as filhas de Filipe que então viviam em Cesareia da Judeia, juntamente com o pai e que eram dotadas do carisma profético. Diz textualmente: “Partimos para Cesareia e, entrando em casa do evangelista Filipe, que era um dos sete, lá ficamos. Ele tinha quatro filhas virgens que profetizavam” (At 21,8-9).
LIVRO QUINTO
Os bispos da Ásia, contudo, sob a direção de Policrato, insistiam em afirmar que se devia conservar o antigo e primitivo costume que lhes fora transmitido. Também Policrato, na carta dirigida a Vítor e à Igreja de Roma, explana nesses termos a tradição recebida: “Quanto a nós, celebramos exatamente o dia, sem nada cortar, nada acrescentar. Efetivamente, é na Ásia que repousam grandes astros, que hão de ressuscitar no dia da parusia do Senhor, quando ele virá glorioso dos céus e ao encontro de todos os santos: Filipe, um dos doze apóstolos, que repousa em Hierápolis com suas duas filhas que envelheceram na virgindade, e sua outra filha, que viveu no Espírito Santo, e repousa em Éfeso...".
Fonte: Eusébio de Cesareia: História eclesiástica (Coleção Patrística, 15). São Paulo: Paulus, 2000.
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