19/11/2019

19 de novembro - Isabel da Hungria


Isabel nasceu em Pressburgo (Hungria) em 1207, filha do rei André II e Gertrudes. Aos 14 anos de idade, Isabel tornou-se esposa de Luís da Turíngia (Alemanha), a quem tinha sido prometida como noiva num casamento político arranjado. Ela tinha um espírito de generosidade e caridade cristã e o lar que ela criou para o marido e os três filhos no Castelo de Wartburg em Eisenach era conhecido pela hospitalidade e amor familiar. Isabel frequentemente supervisionava o cuidado dos doentes e necessitados e uma vez até colocou um leproso em sua própria cama. Ao ficar viúva aos 20 anos, Isabel providenciou a manutenção dos filhos e iniciou uma vida austera como freira da Ordem de São Francisco. Sua vida abnegada lhe acarretou problemas de saúde e uma morte precoce em 1231, aos 24 anos. Isabel é lembrada por seu altruísmo e também por muitos hospitais que levam seu nome em todo o mundo.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Rei, cuja herança não é deste mundo, suscita em nós a humildade e benevolente caridade de Isabel da Hungria. Ela desprezou sua coroa de joias ao pensar na coroa de espinhos que seu Salvador usou por amor a ela e a nós, a fim de que vivamos uma vida de sacrifício, agradável aos teus olhos e digna do nome de teu Filho, Jesus Cristo, que com o Espírito Santo reina contigo para sempre no reino eterno. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. pág. 929)

Imagem: Sainte Élisabeth de Hongrie visite les pauvres de l'hospice qu'elle avait fondé (1866), por Raymond Balze (1818–1909) - musée des Beaux-Arts de Lyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário