17/11/2019

Vigésimo Terceiro Domingo após Pentecostes (Ano C - Próprio 28)


17 de novembro de 2019

Malaquias 4.1-6
Salmo 98
2 Tessalonicenses 3.(1-5)6-13
Lucas 21.5-28 (29-36)


O plano divino de redenção triunfa sobre a destruição e violência deste mundo

Há sinais da vinda do Senhor por toda parte: a cruz que marca a Sua Igreja, a violência e a morte do mundo pecaminoso e o estremecimento da ordem natural. “Haverá grande aflição na terra” (Lc 21.23), mas os fiéis sabem “que está próximo o reino de Deus” (Lc 21.31). Portanto, “fiquem de cabeça erguida, porque a redenção de vocês se aproxima” (Lc 21.28). Estejam acordados e alertas, e prestem atenção às palavras de Cristo, as quais “não passarão” (Lc 21.33). Então “nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas” para vocês (Ml 4.2). O Senhor envia Seus pregadores do arrependimento no espírito e poder de Elias “antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR” (Ml 4.5), a fim de conduzir “o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo” (2Ts 3.5). Apesar de vocês serem muitas vezes infiéis, “o Senhor é fiel” e através da pregação da Sua Palavra, “ele os fortalecerá e os guardará do Maligno” (2Ts 3.3). Portanto, “não se cansem de fazer o bem” (2Ts 3.13). Em meio à calamidade, creiam no Senhor Jesus Cristo.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Senhor, Deus Todo-poderoso e sempre vivo, que fizeste promessas extraordinariamente grandes e preciosas àqueles que confiam em ti, dirige e governa nossos corações e mentes pelo teu Espírito Santo, para que vivamos e habitemos para sempre com teu Filho, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário