18/01/2020
Segundo Domingo após a Epifania – 19 de janeiro de 2020 (Ano A)
Isaías 49.1-7
Salmo 40.1-11
1 Coríntios 1.1-9
João 1.29-42a
Deus revela sua glória em Cristo e sua Cruz
"O Senhor, o Redentor e Santo de Israel" (Is 49.7) chamou o seu servo Jesus, o Cristo, "desde o ventre" de sua mãe (Is 49.1). O Filho de Deus encarnado é revelado como o Salvador, não apenas para Israel, mas também "uma luz para os gentios", cuja salvação alcança "até os confins da terra" (Is 49.6). São João Batista veio "batizando com água" (Jo 1.31) para revelar Jesus como "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29) e que glorifica o seu Deus e Pai através do seu sacrifício expiatório sobre a Cruz. Quando Jesus foi batizado nas águas do Jordão, João viu o Espírito Santo “descer do céu como pomba e pousar sobre ele” (Jo 1.32). Pelo nosso Batismo, somos ungidos pelo mesmo Espírito, adotados por Deus, o Pai, e "chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo" (1 Co 1.9). Por isso, não nos falta “nenhum dom” e confiamos naquele que promete nos sustentar até o fim, “irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 1.7-8).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso e eterno Deus, que governas todas as coisas nos céus e na terra, com misericórdia escuta as orações do teu povo e concede-nos a tua paz durante todos os nossos dias; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: Eis o Cordeiro de Deus, por Domenico Zampier “Domenichino” (1581–1641)
Nenhum comentário:
Postar um comentário