13/03/2020

Terceiro Domingo na Quaresma – 15 de março de 2020 (Ano A)


Êxodo 17.1–7
Salmo 95.1-9
Romanos 5.1–8
João 4.5–26 (27–30, 39–42)


Adoramos o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo no Espírito e na Verdade do seu Evangelho
Embora o Senhor os tivesse tirado do Egito, “toda a congregação dos filhos de Israel” murmurou contra Ele porque “não havia água para o povo beber” (Êx 17.1). Apesar do povo colocar o Senhor à prova, Ele graciosamente os supriu. O Senhor não feriu o povo por causa de seus pecados, em vez disso, Ele feriu a rocha através do bordão de Moisés e deu água para o povo beber. Da mesma forma, água viva flui do lado de Cristo que foi transpassado quando Ele foi levantado na cruz “por volta da hora sexta” (Jo 4.6; 19.14) e foi ferido pelos pecados do mundo. Deus provou “o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores” (Rm 5.8). Jesus Cristo é “o dom de Deus” (João 4.10), é o poço do qual flui o Espírito Santo para ser no seu povo “uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.14). Por “esta graça na qual estamos firmes”, agora “temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1, 2) e adoramos “o Pai em espírito e em verdade” (Jo 4.23). “Nos gloriamos na esperança da glória de Deus”, “porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado” (Rm 5.2, 5).
.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, cuja glória é sempre ter misericórdia, sê gracioso para todos que se desviaram dos teus caminhos e traze-os de volta com coração arrependido e fé, para que abracem e mantenham a verdade imutável da tua Palavra; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Cristo e a Samaritana, por Léon Viardot, 1859.

Nenhum comentário:

Postar um comentário