11/06/2020
São Barnabé, Apóstolo (11 de junho)
Isaías 42.5–12
Atos 11.19–30; 13.1–3
Marcos 6.7–13
José era um levita de Chipre que recebeu dos apóstolos o nome de Barnabé (At 4.36–37). Ele foi enviado a Antioquia para ver a graça de Deus operando entre os gregos e exortava todos a que “permanecessem no Senhor” (At 11.22–24). Por meio da Igreja de Antioquia, o Espírito Santo separou “Barnabé e Saulo para a obra” a que os tinha chamado (At 13.2). Da mesma forma que Cristo enviou os Doze para pregar o arrependimento, expulsar demônios e curar enfermos (Mc 6.7–13), agora ele envia Paulo e Barnabé para pregar arrependimento e cura entre os gentios. Entretanto, esta Palavra nem sempre é recebida (At 13.44–52). Até mesmo as divisões dentro da igreja põem a Palavra em perigo. Barnabé sabia disso. Ele estava presente no Concílio de Jerusalém para ver que o Evangelho foi preservado sem misturar com a Lei (At 15.2–4), e depois se separou de Paulo ao discordarem da companhia de João Marcos (At 15.36–41). Apesar de todas essas provações, São Barnabé permaneceu cheio de fé a fim de que os gentios pudessem dar “honra ao Senhor” e anunciar “a sua glória nas terras do mar” (Is 42.12). Desta forma, através do chamado e do Espírito do Senhor (Is 42.5-7), a vida de Barnabé fez jus ao significado de seu novo nome: “Filho da Consolação” (At 4.36).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, teu servo fiel Barnabé não procurou sua própria fama, mas dedicou generosamente sua vida e propriedades para o encorajamento dos apóstolos e do ministério deles. Concede que possamos seguir seu exemplo com vidas dedicadas à caridade e à proclamação do Evangelho; através de teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário