04/07/2020

Quinto Domingo após Pentecostes - 5 de julho de 2020 (Ano A – Próprio 9)


Zacarias 9.9–12
Salmo 145.1-14
Romanos 7.14–25a
Mateus 11.25–30


Jesus Cristo, nosso Salvador, é a nossa verdadeira paz e nosso descanso definitivo

Mesmo que tenhamos morrido com Cristo no Santo Batismo e tenhamos ressuscitado para uma nova vida em Cristo, encontramos “outra lei” guerreando em nosso corpo e mente, isto é, nosso velho Adão contra o novo homem (Rm 7.21-23). “O querer o bem está em” nós mediante o Espírito de Cristo, mas não somos capazes de fazer isso porque “não habita bem nenhum” em nossa carne pecaminosa (Rm 7.18). “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor”, que nos livra “do corpo desta morte” (Rm 7.24–25). Nos alegramos e exultamos em Cristo, nosso humilde Rei, que vem até nós, “justo e salvador” (Zc 9.9). O Salvador anuncia paz aos nossos corações aflitos, e pelo seu sangue da Nova Aliança, nos liberta “da cova em que não havia água” e nos leva de volta “para a fortaleza” do nosso Batismo (Zc 9.10–12). Cristo chama a todos “que estão cansados e sobrecarregados” e concede alívios às nossas almas através do seu gratuito e completo perdão (Mt 11.28). Esse perdão aliviador não acontece porque somos “sábios e instruídos”, mas acontece unicamente por causa da graciosa vontade de Deus, o Pai, àqueles “a quem o Filho o quiser revelar” em amor (Mt 11.25–27).

ORAÇÃO DO DIA:

Gracioso Deus, nosso Pai celestial, que em tua misericórdia nos atendes todos os dias, sê nossa força e auxílio em meio às mudanças cansativas deste mundo e, ao final da vida, concede-nos o teu prometido descanso e as perfeitas alegrias da tua salvação; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Christus Consolator, 1884, por Carl Heinrich Bloch (1834 – 1890)

Nenhum comentário:

Postar um comentário