01/05/2021

Quinto Domingo de Páscoa – Ano B (2 de maio de 2021)


Atos 8.26-40
1 João 4.1-11 (12-21)
João 15.1–8

Jesus Cristo é a Videira Verdadeira que dá muitos frutos em nós

“Deus é amor”, e se manifestou a nós enviando “o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele” (1Jo 4.9, 16). Pelo ministério do Evangelho, ele nos tem “dado do seu Espírito” para crermos e confessarmos “que Jesus Cristo veio em carne”. Desta forma, “permanecemos nele e ele em nós” e “amamo-nos uns aos outros” (1Jo 4.2, 7, 13). Esse amor divino é exemplificado na “mensagem de Jesus” que Filipe anunciou ao eunuco etíope. E quando “chegaram a certo lugar onde havia água”, o eunuco foi batizado no Evangelho que Filipe havia pregado (At 8.35–38). Assim aquele etíope foi enxertado na “videira verdadeira”, Jesus Cristo (Jo 15.1), assim como nós também fomos. Já estamos “limpos por causa da Palavra” que Cristo nos falou (Jo 15.3) e “por meio da lavagem de água pela palavra” (cf. Ef 5.26). Agora permanecemos em Cristo pela fé no seu perdão. Cristo “dá muito fruto” em nós ao permanecer em nosso corpo e alma com com seu próprio corpo e sangue (Jo 15.4-5).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, que fazes as mentes dos teus fiéis terem a mesma vontade, concede que possamos amar o que ordenas e desejar o que prometes, a fim de que, em meio às muitas mudanças deste mundo, nossos corações possam estar fixados onde se encontram as verdadeiras alegrias; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário