|
Adoração do Cordeiro, Retábulo de Ghent (1425-29), Jan van Eyck (1395-1441) |
Esta festa é a mais inclusiva das datas comemorativas, abrangendo toda a extensão dessa grande nuvem de testemunhas com as quais estamos cercados (Hebreus 12.1). Ela retém diante dos olhos da fé esta grande multidão que ninguém pode enumerar: todos os santos de Deus em Cristo, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que “
vêm da grande tribulação, que lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7.9, 14). Desta forma coloca diante de nós toda a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade da graciosa salvação do nosso gracioso Senhor (Efésios 3.17-19). Esta festividade tem em comum com a Páscoa uma celebração da ressurreição, uma vez que todos os que morreram com Cristo Jesus também foram ressuscitados com Ele (Romanos 6.3-8). Tem em comum com o Pentecostes uma celebração da reunião de toda a Igreja católica - no céu e na terra, em todos os tempos e lugares - no único Corpo de Cristo, na unidade do Espírito no vínculo da paz. Assim como todos nós fomos chamados numa só esperança da nossa vocação, “
há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4.4-6). E a Festa de Todos os Santos também tem em comum com os últimos domingos do Ano Igreja, um foco escatológico na vida eterna e uma confissão de que “
os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8.18). Em todas essas ênfases, o propósito desta festa é fixar nossos olhos em Jesus, Autor e Consumador da nossa fé, para que não enfraqueçamos ou desfaleçamos em nossos ânimos (Hebreus 12.2-3).
Cor litúrgica: Branca
LEITURAS:
† Primeira Leitura: Apocalipse 7.(2-8) 9-17
† Salmo: Salmo 149 (antífona v. 4)
† Epístola: 1 João 3.1-3
† Santo Evangelho: S. Mateus 5.1-12
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso e eterno Deus, tu uniste teu povo fiel de todos os tempos e lugares numa santa comunhão, o corpo místico de teu Filho Jesus Cristo. Concede-nos seguir teus bem-aventurados santos em toda virtude e vida piedosa, para que juntamente com eles possamos alcançar as indescritíveis alegrias que tu tens preparado para aqueles que te amam; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2009. p. 870, 871)
Nenhum comentário:
Postar um comentário