24/12/2018

A Natividade de Nosso Senhor: Véspera de Natal


 
A Palavra do Senhor se cumpre na carne de Jesus

O Senhor dá um sinal à casa de Davi de que “a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Is 7.14). Com esta promessa, Ele quer dizer que a salvação é somente pela sua graça. Não é obra nem realização da humanidade caída, mas obra e dom gratuito do Senhor. A promessa é cumprida quando o Filho de Deus é concebido e nascido da Virgem Maria e o sinal é recebido em fé pela casa de Davi na pessoa de José (Mt 1.20-24). “Se encarnou pelo Espírito Santo na Virgem Maria e foi feito homem” (Credo Niceno). Deus está conosco (Emanuel) na carne de Jesus, o Filho de Maria. José crê nessa Palavra de Deus e assim demonstra um exemplo maravilhoso em sua obediência imediata e silenciosa, tomando Maria para ser sua esposa e cuidando dela com fé e amor. Ele a ama porque o amor de Deus é manifesto nisto, que “o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo”, “como propiciação pelos nossos pecados” (1 Jo 4.9–10, 14).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, que nos alegras a cada ano quando lembramos do nascimento de teu único Filho Jesus Cristo, concede que possamos recebe-lo alegremente como nosso Redentor e, nesta verdadeira confiança, estaremos prontos a olhar para Ele quando vier como nosso Juiz; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).

ImagemO Sonho de São José (c. 1700), por Luca Giordano (1632–1705)

Nenhum comentário:

Postar um comentário