19/04/2019

Sexta-feira Santa (Lecionário Trienal)



Isaías 52.13 — 53.12
Salmo 22 ou Salmo 31
Hebreus 4.14-16; 5.7-9
João 18.1 — 19.42 ou João 19.17–30

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo

Jesus, o Cordeiro de Deus, é levado ao matadouro da cruz como o Sacrifício da Expiação pelos pecados do mundo. “Desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer” (Is 53.3), ele é o Servo, o Justo, que por sua inocente paixão e morte, justifica a muitos (Is 53.11). Ele toma sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores leva sobre si; ele é “traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades”; ele sofre o nosso castigo, de modo que “pelas suas feridas fomos sarados” (Is 53.4-5). Como Filho de Deus, Jesus cumpre a Lei por nós em carne humana, “para que se cumprisse a Escritura” (Jo 19.7, 24). Em perfeita fé e fidelidade, ele compartilha conosco de todas as nossas fraquezas e tentações, “mas sem pecado” (Hb 4.15), e como nosso grande Sumo Sacerdote misericordioso, Jesus, o Filho de Deus, nos leva ao Pai em paz. Na sua presença, “recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno” (Hb 4.16). — adaptado de LCMS Lectionary Summaries

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, graciosamente mantém esta tua família, por quem nosso Senhor Jesus Cristo aceitou ser traído e entregue nas mãos de homens pecadores para sofrer a morte sobre a cruz; através do mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Subsídio litúrgico para o Culto Principal da Sexta-feira Santa:

 

Os cultos da noite da Quinta-feira Santa até Domingo de Páscoa formam uma liturgia contínua conhecida como Triduum (três dias). Portanto, este culto não tem rito de entrada nem bênção.


Este culto de Sexta-feira Santa contém vários elementos antigos, como a Paixão segundo São João, as Orações Intercessórias e os Impropérios.

A Sexta-feira Santa não é observada como um funeral de Cristo. É um dia de arrependimento pelo pecado e de contida alegria e louvor pela redenção que Cristo consumou por nós na cruz.

Arquivo em PDF: http://bit.ly/cultosextafeirasanta

Imagem: Crucificação (1506 a 1520), por Lucas Cranach, o Velho (1472–1553)

Nenhum comentário:

Postar um comentário