27/01/2020

João Crisóstomo (27 de janeiro)


Trecho da Segunda Homilia de João Crisóstomo sobre a Segunda Carta a Timóteo:

    [Paulo] não disse: Não temas, nem te apavores, mas antes sê ousado: “Não te envergonhes” [2 Tm 1.8], como se acabassem os perigos desde que desistisses de envergonhar-te. O pudor tem só isto de molesto: Ser por ele dominado. “Não te envergonhes”, portanto, uma vez que eu [Paulo], que ressuscito mortos, faço inúmeros milagres, percorro o orbe, agora estou preso, pois não sou prisioneiro como um criminoso, mas por causa do crucificado. Meu Senhor não se envergonhou da cruz, nem eu, dos vínculos. E com razão, admoestando-o a não se envergonhar, primeiro relembra a cruz. Se não te envergonhas da cruz, diz ele, nem te envergonhes dos vínculos; se nosso Senhor e mestre suportou a cruz, muito mais nós devemos tolerar as cadeias. Quem se envergonha do que ele sofreu, também se cora do crucificado. Não é por minha causa, diz ele, que carrego essas cadeias. Nada de fraquezas humanas. Participa delas, “participa do meu sofrimento pelo evangelho”; ele não quer dizer que o evangelho provoca sofrimento, e sim estimular o discípulo a sofrer em prol do evangelho. “Confiando no poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não em virtude de nossas obras, mas em virtude do seu próprio desígnio e graça. Essa graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.” Visto que era duro dizer: “Participa do meu sofrimento”, [Paulo] novamente o consola [Timóteo] nesses termos: “Não em virtude de nossas obras”, isto é, não julgues que suportas por tua própria força, e sim pelo poder de Deus. A ti cabe escolher e diligentemente receber, a Deus compete aliviar e dar repouso. Em seguida, enuncia também os indícios de seu poder. Pensa, diz ele, como foste salvo, como foste chamado, conforme diz em outra passagem: “Ao que é poderoso para realizar por nós” (Ef 3.20). Assim, persuadir a todo o orbe resultava de poder maior do que criar o céu. De que maneira chamou “com uma vocação santa”? Transformou em santos os que eram pecadores e inimigos; e isto não por nossa virtude, por dom de Deus. Ele é poderoso para chamar e bondoso pela graça, e não por dever, ou a fim de ser temido. Salvou-nos pela graça porque precisávamos de salvação e apesar de sermos inimigos; vendo-nos atuar, não haverá mais ainda de cooperar? “Não em virtude de nossas obras, mas em virtude do seu próprio desígnio” [2 Tm 1.9]. Isto é, sem que ninguém obrigasse ou aconselhasse, mas por seu próprio desígnio, impelido por sua bondade, nos salvou. É o sentido da frase: “Mas em virtude do seu próprio desígnio e graça. Essa graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.” Isto é, sem princípio estas coisas foram prefiguradas em Cristo Jesus, para serem cumpridas.

Fonte: Patrística: São João Crisóstomo - Comentário às Cartas de São Paulo/3. São Paulo: Paulus, 2014.

25/01/2020

Terceiro Domingo após Epifania – 26 de janeiro de 2020 (Ano A)


Isaías 9.1-4
Salmo 27.1-9 (10-14)
1 Coríntios 1.10-18
Mateus 4.12-25


O Senhor manifesta a sua glória através de seu Ofício e do Santo Ministério

Por meio da sua encarnação e sua pregação e milagres, o Senhor Jesus resplandeceu a luz do seu Evangelho sobre "o povo que andava em trevas" e vivia “na região da sombra da morte" (Is 9.2). Ele também tem "multiplicado este povo" e "aumentado a sua alegria" (Is 9.3) ao chamar discípulos de todos os confins da terra. Com este propósito, ele chama Pedro e André, com Tiago e João, para segui-lo e serem "pescadores de gente" (Mt 4.19). Tal como Jesus, eles também saem "pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo" (Mt 4.23). Eles pregam a loucura da Cruz de Cristo, que é o próprio poder e sabedoria de Deus. Esta palavra e pregação da Cruz divide "os que se perdem" de "nós, que somos salvos" (1Co 1.18), mas une a Igreja, o Corpo de Cristo, “no mesmo modo de pensar e num mesmo propósito” (1Co 1.10).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, olha para as nossas enfermidades com misericórdia e estende a tua mão majestosa para nos curar e defender; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Cristo chama seus primeiros discípulos, por Adam Brenner (1800–1891)

A Conversão de São Paulo (25 de janeiro)


Atos 9.1–22
Gálatas 1.11–24
Mateus 19.27–30


Os inimigos de Deus são conquistados pela revelação da graça em Cristo

Cristo promove uma grande reviravolta na vida de São Paulo. “Aquele que antes nos perseguia, agora prega a fé que no passado procurava destruir” (Gl 1.23). Aquele que era inimigo do Evangelho agora se torna seu principal pregador; o último dos apóstolos se torna um dos primeiros (Mt 19.30). Paulo é “um instrumento escolhido para levar o nome [de Deus] diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel” (At 9.15). A conversão de Paulo é apenas um exemplo radical do que Deus faz ao revelar Cristo para nós. A escravidão do nosso pecado torna impossível a fé salvadora. “Creio que por minha própria razão ou força não posso crer” (Catecismo Menor de Lutero, Explicação do 3º Artigo do Credo Apostólico). Mas mesmo isso não é obstáculo para a graça de nosso Senhor em Cristo e para o poder do Espírito Santo através do Evangelho. Batizados, cheios do Espírito Santo e ouvindo a Palavra de Cristo, nossos ouvidos são abertos e nossa cegueira espiritual é removida (At 9.17–19). Jesus disse: “Pois eu mesmo vou mostrar a ele quanto deve sofrer pelo meu nome”. É perigoso ser um traidor dos inimigos de Cristo, mas tudo o que é deixado para trás é “lixo” em comparação com a “sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus” (Filipenses 3.8) e da vida eterna que nós, juntamente com São Paulo, finalmente haveremos de herdar (Mt 19.29).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, tu transformaste o coração daquele que perseguia a Igreja e por sua pregação fizeste a luz do Evangelho brilhar em todo o mundo. Concede-nos sempre regozijar-se na luz salvadora de teu Evangelho e, seguindo o exemplo do apóstolo Paulo, espalhá-lo até os confins da terra; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

24/01/2020

São Timóteo, Pastor e Confessor (24 de janeiro)


Atos 16.1–5
1 Timóteo 6.11–16
Mateus 24.42–47


Nosso Mestre, Jesus Cristo, “virá à hora em que vocês menos esperam” (Mt 24.44). Ele constitui os servos da Sua Palavra como vigias e encarregados de Sua casa (Mt 24.45). Ele ordena que eles guardem, guardem e “combata o bom combate da fé” que lhe foi confiada (1Tm 6.12), “de acordo com a capacidade de cada um” (Mt 25.15). Assim como Cristo “fez a boa confissão” na presença de Pilatos (1Tm 6.13), Seus servos estão diante da Igreja e do mundo, e pela pregação deles o Senhor fortalece a fé e concede o crescimento à Sua Igreja (At 16.5 ), que é a “coluna e fundamento da verdade” (1Tm 3.15). São Timóteo, amigo de Paulo e seu filho na fé, é um exemplo de servo fiel e sábio, colocado sobre a casa de Deus em Éfeso, para nutrir com “a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão” (1Tm 6.11). O Senhor continua constituindo homens como Timóteo para dar frutos que permanecerão (Jo 15.16), para que toda a casa possa confessar e dar testemunho daquele “que preserva a vida de todas as coisas” (1Tm 6.13).

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Jesus Cristo, tu sempre tem dado à tua Igreja na terra pastores fiéis como Timóteo, para guiar e alimentar o teu rebanho. Faze todos os pastores diligentes na pregação de tua santa Palavra e administração de teus meios da graça, e concede sabedoria ao teu povo para seguir o caminho que conduz à vida eterna; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Timóteo, fiel cooperador de São Paulo


Reflexão de Valerius Herberger (1562-1627), pastor e teólogo luterano:

    "Amados, hoje nós celebramos a comemoração de São Timóteo. Ele nasceu em Listra (Atos 16.2); seu pai era pagão, mas sua mãe, Eunice, nascida israelita, tinha aceitado a fé cristã e entregado seu filho Timóteo para ser criado por sua mãe Loide que também era cristã. Então Timóteo aprendeu o catecismo de sua avó. Vejam queridos pais, o que a instrução diligente das crianças pode fazer! Agora, uma vez que ele era um bom e excelente pensador, São Paulo o aceitou como seu colega ou capelão, e visto que ele se aprimorava a cada dia, Paulo finalmente o ordenou como bispo de Éfeso, onde também foi morto pelos pagãos furiosos. São Paulo o amava muito, o que podemos ver a partir de ambas as epístolas que escreveu para ele. Em 1 Timóteo 1.2, ele o chama de seu querido filho na fé. A partir dessas duas epístolas, muitas passagens brilham como as estrelas do céu:
  • 1 Timóteo 1.5: "O fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida."
  • 1 Timóteo 1.15: "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores."
  • 2 Timóteo 3.12: "Na verdade, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos."
  • 2 Timóteo 3.16–17: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja competente, capacitado para toda boa obra."
Visto que São Paulo e São Timóteo eram queridos amigos, eles foram colocados lado a lado no calendário e ainda no dia de São Timóteo, o Evangelho de João 15.9–16 é lido, o qual fala de amor e amizade puros.

18/01/2020

Segundo Domingo após a Epifania – 19 de janeiro de 2020 (Ano A)


Isaías 49.1-7
Salmo 40.1-11
1 Coríntios 1.1-9
João 1.29-42a


Deus revela sua glória em Cristo e sua Cruz

"O Senhor, o Redentor e Santo de Israel" (Is 49.7) chamou o seu servo Jesus, o Cristo, "desde o ventre" de sua mãe (Is 49.1). O Filho de Deus encarnado é revelado como o Salvador, não apenas para Israel, mas também "uma luz para os gentios", cuja salvação alcança "até os confins da terra" (Is 49.6). São João Batista veio "batizando com água" (Jo 1.31) para revelar Jesus como "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29) e que glorifica o seu Deus e Pai através do seu sacrifício expiatório sobre a Cruz. Quando Jesus foi batizado nas águas do Jordão, João viu o Espírito Santo “descer do céu como pomba e pousar sobre ele” (Jo 1.32). Pelo nosso Batismo, somos ungidos pelo mesmo Espírito, adotados por Deus, o Pai, e "chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo" (1 Co 1.9). Por isso, não nos falta “nenhum dom” e confiamos naquele que promete nos sustentar até o fim, “irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 1.7-8).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, que governas todas as coisas nos céus e na terra, com misericórdia escuta as orações do teu povo e concede-nos a tua paz durante todos os nossos dias; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Eis o Cordeiro de Deus, por Domenico Zampier “Domenichino” (1581–1641)

14/01/2020

O BATISMO DE NOSSO SENHOR



O Evangelho segundo São Mateus 3. 13-17


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

Antigamente, quando se queria escrever ou desenhar, usava-se os chamados pergaminhos que, na verdade, eram pedaços ou tiras de pele de animais preparada para neles escrever. Devido a todo o trabalho que se tinha para retirar e preparar os pergaminhos, estes eram extremamente caros. Por isso, eles eram frequentemente reutilizados: a tinta já velha era raspadas e, assim, algo novo poderia ser escrito por cima. No entanto, com uma boa dose de esforço, era possível ler a fraca escrita original no pergaminho sob a nova tinta. Desse modo, você tinha o escrito mais recente e mais vívido para a leitura. Porém, escondido nele, você tinha também o escrito mais antigo.

Algo muito parecido acontece com o Santo Evangelho para este Domingo que lembra o Batismo de Jesus. Este relato é o que está na superfície, está vívido para nós e é fácil de visualizar. Entretanto, ele é um relato curto e direto e, por isso, acaba deixando algumas perguntas. Dentre elas, a mais atrativa e também mais importante: Por que Jesus foi batizado? Afinal, ele é o Deus encarnado, e como verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, ele não tem pecado e, desse modo, não necessita de arrependimento. Mesmo assim, ele vai ao encontro de João Batista no Rio Jordão que justamente estava “batizando com água, para o arrependimento” (S. Mateus 3.11).

O próprio João Batista, reconhecendo quem é Jesus, tenta convencê-lo a mudar de ideia, dizendo: “eu é que preciso ser batizado por você, e é você que vem a mim?” (S. Mateus 3.14).

A resposta de Jesus a João Batista nos ajuda a perceber que existe algo por detrás deste episódio: “Deixe por enquanto, pois assim nos convém cumprir toda a Justiça” (S. Mateus 3.15). Ou seja, o Batismo de Jesus está relacionado a um cumprimento: um cumprimento que visa toda a Justiça de Deus.

Uma boa forma de olharmos para este texto e perceber o que está por trás ou escondido debaixo dele é verificando os grandes acontecimentos anteriores que estão relacionados ao que está escrito no Evangelho. Por exemplo, no Antigo Testamento há várias histórias importantes que envolvem a água e a presença do Senhor no meio dela, o próprio Rio Jordão, e também a voz de Deus sendo ouvida.

Uma dessas histórias está registrada no Livro de Josué 3, que relata a travessia do povo de Israel no Rio Jordão rumo a Terra Prometida.

Após 40 anos peregrinando pelo deserto, o povo de Israel estava diante da Terra Prometida. Porém, para entrar naquela terra havia a necessidade de atravessar um rio, e curiosamente esse rio era o Jordão. No entanto, era época de cheia e ele estava transbordando. Humanamente falando e, com os recursos que se tinha, seria impossível realizar a travessia. Por isso, o SENHOR, através de Josué, orientou o povo dizendo: “Quando chegarem as margens das águas do Rio Jordão, parem ali... Eis que a Arca da Aliança vai passar o Jordão na frente de vocês” (Josué 3. 8,11). Dito de outra forma, o povo somente chegaria a Terra Prometida passando pelas águas do Rio se Arca da Aliança fosse à frente e estivesse no meio do rio.

Diz o texto que a Arca da Aliança, carregada pelos sacerdotes, ficou no meio do rio e as águas turbulentas foram represadas (Josué 3. 14-16). Desse modo, o povo de Deus deixa para trás o deserto da morte e caminha para uma Terra de Vida.

As águas do Jordão eram a condenação para o povo de Israel. Talvez muitos ao verem o rio chegaram à conclusão de que morreriam ali. Agora, quando a Arca da Aliança está no meio das águas, a esperança surge e o que era um sinal de condenação torna-se sinal de salvação.

Tendo esta imagem de Israel e da Arca da Aliança em nossa mente e em nosso coração, podemos olhar com mais clareza para o Batismo de Jesus. Ele realmente não precisava ser batizado; mas ele precisava entrar nas águas para que, através delas nós, pobres e miseráveis pecadores, pudéssemos deixar o seco e árido deserto da condenação e da morte e chegar à Terra Prometida dos Céus!

          Jesus foi batizado para cumprir toda a Justiça! Ou seja, para abrir a passagem para a Terra Prometida! Como ensinou São Gregório Nazianzeno, um dos grandes pais da Igreja: “Antes de nós e, por nossa causa, ele que é Espírito e Carne santificou as águas do Jordão, para assim nos iniciar nos Sacramentos mediante o Espírito e a Água”.

          Sem Cristo, nossos olhos apenas conseguiriam enxergar a morte e a condenação, assim como o povo de Israel diante do Jordão. Entretanto, “os sacerdotes que levavam a Arca da Aliança pararam firmes no meio do rio, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão” (Josué 3.17). Da mesma forma, pelo fato de Jesus ter entrado nas águas batismais, agora podemos passar por elas, morrer e ressuscitar, e receber o que Deus prometeu.

          O pergaminho que relata o episódio do Batismo de Jesus possui ainda outras histórias sob a tinta mais recente e vívida. Mas, a travessia do Jordão, sem dúvida alguma, é muito eficaz para nos ajudar a compreender o porquê de Jesus ter sido batizado: ele o foi para que hoje nós pudéssemos passar pelas águas – não do Jordão, mas do Batismo que o próprio Jesus instituiu antes de subir aos Céus – e através dele receber as Promessas que o SENHOR prometeu aos seus: o Perdão dos pecados, a Salvação e a Vida Eterna!

          Amém!
Rev. Helvécio José Batista Júnior
Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor
Cariacica/ES



O céu, que antes estava fechado, é aberto pelo batismo de Cristo e uma janela e porta estão agora abertas para que possamos ver através. Já não existe uma barreira entre Deus e nós, pois o próprio Deus desce no Jordão.
(Bem-aventurado Dr. Martinho Lutero)

11/01/2020

O Batismo de Nosso Senhor (Primeiro Domingo após Epifania) – 12 de janeiro de 2020


Isaías 42.1-9
Salmo 29
Romanos 6.1-11
Mateus 3.13-17


O Deus Triúno é manifestado e revela-se a nós no Santo Batismo

O Batismo de Nosso Senhor é uma "Epifania" do único e verdadeiro Deus na carne e sangue de Jesus. Ele é o Servo escolhido do Senhor, ungido com o Espírito para o resgate do povo de Deus e promulgar "o direito para os gentios" (Is 42.1). Assim como Ele faz novas todas as coisas, Ele também é feito "mediador da aliança com o povo e luz para os gentios" (Is 42.6). Nas águas do Jordão Ele toma seu lugar junto com os pecadores e carrrega todos os pecados do mundo sobre si. Ele se submete ao batismo de arrependimento, a fim de "cumprir toda a justiça" por nós (Mt 3.15). Ele se submete à maldição do pecado e da morte, a fim de nos redimir. Nós somos batizados com um batismo igual ao de Jesus, de modo que morremos e ressurgimos com Ele, por isso nós "também viveremos com Ele" (Rm 6.8). Na verdade, todos nós que somos batizados em Cristo Jesus fomos ungidos com o Seu Espírito e nomeados filhos agradáveis e amados pelo Seu Pai.

ORAÇÃO DO DIA:

Pai dos céus, ao ser batizado no Rio Jordão Jesus foi proclamado teu Filho amado e ungido com o Espírito Santo. Faze com que todos os batizados em seu nome sejam fiéis a seu chamado como teus filhos e herdeiros com ele da vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: O Batismo de Cristo (c.1655), por Bartolome Esteban Murillo

06/01/2020

A EPIFANIA DE NOSSO SENHOR


O Evangelho segundo São Mateus 2. 1-12

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

          O Santo Evangelho para este dia nos traz o último ato da magnífica história do Natal: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém” (São Mateus 2.1).

          Por qual motivo esses magos vêm à Jerusalém? Movidos por um ardente desejo, eles se aventuram em uma perigosa e cansativa viagem, passando entre povos e lugares desconhecidos; mas eles vêm. E quando chegam em Jerusalém, começam a perguntar: “Onde está recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (São Mateus 2.2).

          O objetivo da viagem desses magos não era buscar informações seguras em torno do assunto ou fazer investigações a fim de clarear pontos obscuros de suas pesquisas. Eles não procuram uma certeza ao término da viagem, certeza eles já tinham antes de viajar. Estão convictos: O Rei veio, o Rei está ai! Ele nasceu! Portanto, ainda é uma criancinha e deve estar a cuidados de alguém; nós vimos a sua estrela!

          Sua estrela! A estrela de Belém!

Foi ela que despertou, motivou e conduziu os magos até a Judeia? De certa forma, sim. Mas, no sentido que ela foi somente um sinal. Afinal, a estrela em si não basta – não importa quão grandioso tenha sido aquele fenômeno no céu – ela só não basta! Jamais levaria os magos até a terra dos judeus para adorar o Rei que havia nascido.

          Mas, porque o destaque para a estrela? Ora, os magos estudavam estrelas, mas é importante saber que eles não eram somente astrólogos, eram estudiosos – no melhor sentido do termo. E, se sabiam de um Rei que havia nascido, o qual eles queriam adorar e não apenas encontrar, é certo que profecias antigas, como por exemplo, Números 24.17 despertou o interesse deles: “Eu o vejo, porém não agora; eu o contemplo, mas não de perto. Uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro”.

          A estrela foi um sinal enviado por Deus para indicar o caminho para os magos; porém, o que levou aqueles estudiosos das estrelas até a Judeia não foi simplesmente a estrela; mas sim a Palavra de Deus – ela foi o meio que conduziu aqueles homens até o Menino de Belém!

É obvio que toda essa história deixou Herodes, o Rei da Judeia, inquieto, perturbado e furioso. E por isso, ao encontrar-se com os viajantes do Oriente, ele mente: “quando o tiverem encontrado, avisem-me, para eu também ir adorá-lo” (São Mateus 2.8). Vocês sabem muito bem que Herodes não queria adorar Jesus?

Depois de ouvirem o rei, os magos partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, parou sobre o menino estava” (São Mateus 2.9).

          A viagem havia chegado ao seu ápice, e eles “alegraram-se com grande e intenso júbilo” (São Mateus 2.10). E entraram na casa e viram o Menino! Ver Jesus é um milagre! É o acontecimento máximo da vida! E os magos ali, diante dele, “prostrando-se, o adoraram” (São Mateus 2.11).

          A imagem final dessa história vocês conhecem bem: presentes são trazidos diante do Menino: “ouro, incenso e mirra” – são ofertas; afinal, somente oferta aquele que é movido pela Palavra e que confia no Senhor Jesus; e os magos do Oriente eram assim. Após isso, eles, avisados por Deus a não falarem mais com Herodes, “seguiram por outro caminho para sua terra” (São Mateus 2.12).

          Qual a estrela que nos guia hoje até Jesus?

A mesma que despertou, motivou e guiou os magos: A Palavra de Deus! Ela é a nossa estrela. O próprio Jesus, certa vez ensinou: “Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (São João 5.39). Outro guia, outra luz, outro sinal não existe!

Guiados pela Palavra, nós cremos e somos conduzidos até Cristo, que nos perdoa, nos acolhe e se manifesta a cada um de nós; ou seja, realiza uma Epifania, como por exemplo, através do seu Corpo e do seu Sangue na Santa Ceia.

          Nossa viagem por este mundo continua e é longa; porém, uma estrela nos conduz, uma luz nos guia, uma lâmpada nos ilumina para enxergarmos algo muito maior! A Palavra de Deus é a “lâmpada para os meus pés, é a luz para os meus caminhos” (Salmo 119.105). E movidos por esta Palavra não chegaremos a um lugar qualquer, e sim chegaremos à presença do Rei dos Reis, o Menino de Belém – Jesus Cristo, nossa Salvação!

          Amém!

Rev. Helvécio José Batista Júnior
Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor
Cariacica/ES

04/01/2020

Epifania de Nosso Senhor (6 de janeiro de 2020)


Isaías 60.1-6
Salmo 72.1-11 (12-15)
Efésios 3.1-12
Mateus 2.1-12


O Senhor Deus se manifesta no Filho encarnado

A Festa da Epifania se concentra na visita dos Magos do Oriente. É como se fosse um “Décimo Terceiro Dia” de Natal que também marca o início de um novo período litúrgico. Enquanto o Natal se concentrou na encarnação do Senhor - Deus se tornando carne -, o período de Epifania enfatiza a manifestação (ou auto-revelação) de Deus na mesma carne de Jesus Cristo. O próprio Senhor entrou em nossas trevas e resplandece sobre nós com o brilho de sua verdadeira luz (Is 60.1-2). Ele faz isso principalmente através de sua Palavra do Evangelho, a qual Ele faz com que seja proclamada em sua Igreja na terra, não apenas para judeus, mas também para gentios (Ef 3.8-10). Assim como os Magos foram guiados pelas promessas da Sagrada Escritura a encontrar e adorar o Menino Jesus em sua casa (Mt 2.5-11.), assim também o Senhor chama discípulos de todas as nações, por meio da pregação da sua Palavra, para encontrá-lo e adorá-lo na sua Igreja (Is 60.3-6).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, pela direção de uma estrela tornaste conhecido o teu Filho unigênito àqueles que não faziam parte do teu povo. Dirige a nós, que o conhecemos pela fé, a desfrutar nos céus da plenitude da sua divina presença; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: A Adoração dos Magos, por Jerónimo Ezquerra (1660-1733)

03/01/2020

Segundo Domingo após Natal - 5 de janeiro de 2020 (Ano A)


1 Reis 3.4–15
Salmo 119.97-104
Efésios 1.3–14
Lucas 2.40–52


O Senhor Jesus é encontrado na Sua Igreja

O Senhor Jesus “crescia e se fortalecia” (Lc 2.40), e Ele “crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2.52). Assim como seu corpo crescia, sua mente também se desenvolvia em conhecimento e entendimento. Como nosso irmão na carne, Ele viveu pela fé na Palavra de seu Pai para que tivéssemos “pelo seu sangue, a remissão dos pecados” (Ef 1.7). Assim, Ele foi catequizado por seus pais, que o levavam anualmente “a Jerusalém, para a Festa da Páscoa” (Lc 2.41). Quando tinha doze anos, Ele deu especial atenção às Sagradas Escrituras, na casa de seu Pai (Lc 2.46, 49). Cristo Jesus ainda é encontrado na sua Igreja, na “palavra da verdade, o evangelho da salvação”, e por meio dele somos adotados pelo seu Pai e selados com o seu Espírito (Ef 1.5, 13). Assim nos é dado um “ coração compreensivo” para viver nossas vocações, sabendo “discernir entre o bem e o mal” (1Rs 3.9). Por isso, nós também subimos a Jerusalém , para ficar “diante da arca da Aliança do Senhor” (1Rs 3.15), ou seja, para estar na Santa Comunhão de seu corpo e sangue.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, que derramaste em nossos corações a verdadeira Luz da tua Palavra encarnada, concede que esta Luz possa brilhar em nossas vidas; através do mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Jesus entre os doutores, na Igreja de Saint-Cyr-les-Champagnes (Dordonha, França)

02/01/2020

Wilhelm Loehe - 2 de janeiro



Oração Natalina de Wilhelm Loehe (1808-1872):

Todo-poderoso Deus, concede que o novo nascimento de seu Filho na carne nos redima da antiga escravidão do jugo do pecado, a fim de que possamos recebê-lo com alegria como nosso Redentor, e para que quando ele vier para julgar, possamos ver Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo na unidade do Espírito Santo, para todo o sempre. Amém.

Fonte: Agende für christliche Gemeinden des lutherischen Bekenntnisses (1844)

A imagem do Crucificado não anula a do Ressuscitado


"Nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios." 1 Coríntios 1.23 NAA

"O melhor lembrete, ao iniciarmos um Ano Novo, de que nosso foco é somente em Cristo! Muitos se perguntam por que representamos Jesus pregado na cruz mesmo que ele tenha ressuscitado. Também representamos o menino Jesus na manjedoura, mesmo que ele tenha crescido e se tornado um homem. Um não exclui o outro! É tudo sobre Jesus."

@theLCMS

01/01/2020

Ano Novo: fé, amor, saúde e paz


Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!

1. Alegrai-vos, todos, crentes,
    com vibrante exultação
    pela vossa redenção!
    Jubilai, cantai contentes:
    Deus o mundo tanto amou,
    que seu Filho nos mandou.
Que alegria, oh! que alegria,
Cristo o mal de nós desvia.
Que ventura, oh! que ventura:
Cristo é o Sol da graça pura.
2. Vê, minha alma, a maravilha!
    Vem a ti, teu Salvador;
    tão profundo é seu amor:
    pelo pecador se humilha.
    Eis na gruta a repousar
    quem o mundo vai salvar.
Que alegria, oh! que alegria.
Cristo o mal de nós desvia.
Que ventura, oh! que ventura:
Cristo é o Sol da graça pura.
3. Nada, ó Cristo, posso dar-te
    por tamanha compaixão:
    devo a ti a salvação.
    Eu jamais irei deixar-te,
    só a ti pertencerei,
    sempre teu, só teu serei.
Que alegria, oh! que alegria,
Cristo o mal de nós desvia.
Que ventura, oh! que ventura:
Cristo é o Sol da graça pura.
4. No ano novo aos teus amados
    vem as bênçãos renovar,
    e hoje e sempre confortar
    os que estão atribulados.
    Dá-nos sempre o que te apraz:
    fé, amor, saúde e paz.
Que alegria, oh! que alegria,
Cristo o mal de nós desvia.
Que ventura, oh! que ventura:
Cristo é o Sol da graça pura.
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!

FREUET EUCH, IHR CHRISTEN ALLE — Christian Keimann. 1646. Trad. estr. 1 — Martinho Lutero Hasse, estr. 2-4 — Leonido Krey. Mel. Andreas Hammerschmidt, 1646.

O SANTO NOME DE JESUS



O Evangelho segundo São Lucas 2.21

          Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

          E ao se completarem oito dias, quando o Menino foi circuncidado, deram-lhe o nome de JESUS. Esse nome tinha sido dado pelo anjo, antes de o Menino ser concebido” (S. Lucas 2.21).

          Nas Sagradas Escrituras, o nome de alguém carrega e reflete aquilo que a pessoa é ou aquilo que ela fez ou fará. Por exemplo, a primeira mulher recebeu o nome de Eva “por ser a mãe de todos os seres humanos” (Gênesis 3.20); e, a filha do Faraó deu o nome de Moisés para o menino que havia encontrado dentro de um cesto no rio “porquê das águas ele foi tirado” (Êxodo 2.10).

            Jesus, de forma semelhante, também não recebeu este nome por acaso. Diz o Evangelho de hoje que “esse nome tinha sido dado pelo anjo, antes de o Menino ser concebido” (São Lucas 2.21). Quando foi isso? Quando o anjo Gabriel apareceu para José, para não permitir que ele deixasse Maria secretamente. Neste encontro, o anjo lhe diz: “José, Filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (São Mateus 1. 20-21).

Jesus é o Salvador! E o seu nome deriva de uma palavra hebraica que justamente significa: “O Senhor Salva”. Assim, o nome de Jesus revela quem ele é: “o Salvador”, e a sua obra própria: “a Salvação”.  

          Hoje, quando celebramos o Santo Nome de Jesus, não estamos idolatrando uma grafia ou uma escrita. Estamos olhando fixamente para quem este Nome aponta, assim como fez o Apóstolo Pedro, ao ser questionado por sua Fé em Jesus. Ele disse: “Não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos dos Apóstolos 4.12).

          Jesus não é um nome mágico ou parte de uma fórmula mágica que resolve todas as coisas e espanta todo o mal quando é dito. Isso na verdade se enquadra mais no uso errado do nome do Senhor. Jesus é o nome que carrega e reflete aquilo que a segunda Pessoa da Trindade é e faz! Por isso, celebrar o Santo Nome de Jesus é celebrar a Salvação que ele conquistou!

          Neste ano que inicia, lembre-se todos os dias deste Santo Nome, e nesta lembrança, conforte-se na certeza de que Jesus, muito além de uma palavra mágica, é o Nome daquele que marcou você no Santo Batismo, que misericordiosamente perdoa você na Santa Absolvição, que instrui, ensina e guia você através da Santa Pregação e que sustenta, alimenta e fortalece você e a fé que você recebeu através da Santa Ceia! Por tudo isso, lembre-se sempre que este é o Santo Nome daquele que salva você!
         
Amém!

Rev. Helvécio José Batista Júnior
Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor
Cariacica/ES