03/04/2020
Domingo de Ramos – Domingo da Paixão - 5 de abril de 2020 (Ano A)
Isaías 50.4–9a
Filipenses 2.5–11
João 12.12–19 [Procissão de Ramos]
Mateus 26.1 – 27.66 ou Mateus 27.11–66 ou João 12.20–43
É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem
“Não tema, filha de Sião, eis que o seu Rei está vindo”. Ele vem de forma humilde “montado num filho de jumenta”, mas também “vem em nome do Senhor” como Rei de Israel (Jo 12.13, 15). Sua glória real está no seu amor sacrificial e fiel obediência “até a morte, e morte de cruz” (Fp 2.8). O amor de Deus se manifesta na cruz e paixão de seu Filho para a salvação dos pecadores. Jesus Cristo carregou os nossos pecados e sofreu a nossa morte e “Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome” (Fp 2.9), com isso, Jesus também nos exaltou através da sua Ressurreição. Nosso Senhor não escondeu o rosto dos que o “afrontavam e cuspiam” nele (Is 50.6), mas confiou em seu Deus e Pai, que o ressuscitou da morte, o levantou da sepultura e o exaltou à sua mão direita. Este mesmo Rei Jesus agora vem a nós de forma humilde na sua Santa Ceia, para nos alimentar com o seu corpo, nos purificar e nos cobrir com seu sangue, de modo que “depois da ressurreição de Jesus” também havemos de entrar “na cidade santa” junto com todos os santos (Mt 27.52-53).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso e terno Deus, que enviaste teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, para tomar sobre si nossa natureza pecaminosa e sofrer a morte sobre a cruz, concede que possamos seguir o exemplo de sua grande humilhação e paciência e sermos feitos participantes de sua ressurreição; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: A Entrada de Jesus em Jerusalém, por Willem van Herp, o Velho (1614-1677)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário