31/10/2023

Dia da Reforma Luterana


Em sua busca interior, Martinho Lutero indagou a si mesmo: "Como posso encontrar um Deus misericordioso?" ou, em outras palavras: "O que devo fazer para Deus me aceitar no céu?" A resposta que Lutero encontrou e anunciou é: Nada posso fazer! Somente por meio da graça de Cristo, somente por meio da Palavra de Deus, somente por meio da fé no Deus Trino sou salvo para a vida eterna.

Por isso, Lutero não ficou indiferente às falsas promessas de salvação oferecidas no comércio de indulgências. Na tentativa de despertar um debate e correção da prática abusiva, Lutero afixou 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg em 31 de outubro de 1517. Foi o estopim de um verdadeiro movimento de Reforma. A palavra Reforma (do latim “reformatio”: restauração, renovação) expressa o desejo original de uma renovação da Igreja, não de cisma ou separação.

Lutero e seus colegas queriam que a Igreja retornasse à mensagem bíblica. Eles não eram pessoas perfeitas, mas com firmeza, corajosa defesa da fé e perguntas sinceras sobre Deus, moldaram profundamente a história. Em apenas 40 anos o movimento se alastrou por toda a Europa. Para muitos historiadores, a Reforma marca o fim da Idade Média e o início da Era Moderna. O Dia da Reforma é uma oportunidade não apenas para relembrar as tradições sobre as quais a nossa confissão se fundamenta, mas também para questionar os problemas atuais que ainda persistem na cristandade e ofuscam o verdadeiro evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

11/10/2023

Oração pela Paz

 


Senhor Deus, Pai Celestial, tu és imensuravelmente santo e misericordioso. Ouve nossas orações pela paz na Terra Santa.

Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, nossos olhos estão agora voltados para a Terra Santa, onde viveu tua puríssima Mãe, a Mãe de Deus, a Virgem Maria. Onde transcorreu tua vida terrena desde a tua Anunciação, tua Natividade e tua Apresentação. Onde, depois do teu Batismo, curaste milagrosamente os enfermos e fragilizados. Onde iluminaste os perdidos, levantaste os caídos e desesperados. Onde foste entregue para ser crucificado, e até hoje nós te crucificamos com os nossos pecados. Onde se deu a tua gloriosa Ressurreição. Onde venceste a morte. Donde ascendeste ao trono do Pai Celestial Todo-Poderoso, e onde enviaste o Espírito Santo para nos confortar.

Dali teus discípulos saíram pregar. Dali o Santo Evangelho começou a santificar e iluminar o mundo. Salva e preserva a Terra Santa, testemunha teu sofrimento, manchada com o sangue dos primeiros mártires.

Tu vês, Senhor, as pessoas que estão sofrendo na Terra Santa, vês o conflito e a guerra que profanam os locais sagrados. Ali, onde orações deveriam ser feitas, explosões são provocadas, lágrimas, não de alegria, mas de tristeza, são derramadas. Cessa o ódio mortal dos beligerantes, dissipa as forças do mal. Fortalece os pacificadores com a força e o poder das hostes angelicais.

Reconhecemos, Senhor, que por causa de nossos pecados só merecemos castigo; e enxergamos sinais disso no fato de permitires a fúria das tormentas, incêndios, inundações, terremotos e guerras para dar discernimento aos perdidos. Por isso, oramos: não nos castigue por causa dos nossos pecados, nem nos trate como merecemos, mas segundo a tua infinita misericórdia.

Concede paz ao centro do mundo - a Terra Santa. Tu, que vive e reina agora e sempre. Amém.


- Traduzido e adaptado de Siberian Evangelical Lutheran Church