03/08/2015

As Santas Miróforas de Jesus

No dia 03 de agosto a Igreja Luterana comemora as Santas Joana, Maria e Salomé, as portadoras de mirra (miróforas), também conhecidas como “as mulheres fiéis”. Estas mulheres foram ao túmulo de Jesus na manhã da Páscoa para ungir o seu corpo com óleos aromáticos e tiveram uma maravilhosa surpresa, de forma que "Deus as exalta, revelando a elas a ressurreição de seu Filho, que é um magnífico artigo de nossa fé", conforme escreveu o “Segundo Martinho”, o bem-aventurado Martin Chemnitz (1522-1586).

Saiba mais sobre as Miróforas, lendo abaixo a transcrição do programa radiofônico Hora Luterana, levado ao ar no dia 02/08/2015, em Ponta Grossa-PR, pelo Rev. Elissandro Ribeiro da Silva.

"Por que buscais entre os mortos ao que vive? S. Lucas 24 v. 5" (1870-90), John Stanhope (1829-1908)
PROGRAMA HORA LUTERANA
Marcos 16.1-8

Bom dia caros ouvintes!

Que bom ter mais esta oportunidade de entrar em vossos lares com objetivo de levar uma mensagem especial para você e para toda a sua família!

Hoje tenho a grata satisfação de estar ao lado de Alceu Bauer e gostaria de fazer uma pergunta para ele. Ao fazer esta pergunta para ele, gostaria de estender tal pergunta a cada um de vocês:

Alceu, você sabe o que é Miróforas?

Caro ouvinte, já ouviu sobre esta palavra?

Você sabia que amanhã, dia 03 de agosto, é o Dia das Miróforas?

Sim, amanhã é a data que a igreja lembra ou reserva para lembrar das Miróforas.

Talvez você não tenha a menor ideia sobre o que estou falando, mas com certeza já ouviu a passagem bíblica sobre as miróforas.

Ouçamos a leitura de Marcos 16.1-7:
“Depois que terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, a mãe de Tiago, compraram perfumes para perfumar o corpo de Jesus. No domingo, bem cedo, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. No caminho perguntavam umas às outras: — Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo?  Elas diziam isso porque a pedra era muito grande. Mas, quando olharam, viram que ela já havia sido tirada.  Então elas entraram no túmulo e viram um moço vestido de branco sentado no lado direito. Elas ficaram muito assustadas, mas ele disse: — Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. Vejam o lugar onde ele foi posto. Agora vão e deem este recado a Pedro e aos outros discípulos: Ele vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse.”

Provavelmente muitas pessoas não sabiam da existência deste termo ou não lembravam, mas com certeza lembram das três mulheres que foram levar perfume ao túmulo de Jesus. Essas mulheres, Maria Madalena, Salomé e Maria, são Miróforas por trazerem consigo a mirra, um perfume especial, para colocar sobre o corpo de Jesus.

Gostaria de convida-los a voltar aos últimos acontecimentos da Semana Santa. Jesus na sexta-feira entregou o seu corpo para que você e eu tivéssemos o perdão dos pecados, vida e salvação. No sábado, ouvimos que estas servas de nosso Senhor Cristo compraram aromas, perfumes ou mirra. Pois, era costume, ungir com óleos aromáticos o corpo sem vida, numa tentativa de abrandar o cheiro da corrupção corporal trazidos pela morte. E no domingo que ocorreu a ressurreição, elas foram bem cedo para o lugar onde Jesus havia sepultado a fim de perfumar o seu corpo, mas Cristo não estava lá.

Vamos ler um texto usado em algumas tradições cristãs sobre estas três servas do Senhor, as miróforas:
“Ao amanhecer as Miróforas, tomando consigo os aromas, foram ao sepulcro do Senhor e notando coisas que não esperavam, pasmas ao ver a pedra removida, diziam uma à outra: – Onde estão os lacres do túmulo? Onde estão os guardas que Pilatos enviou por precaução? Mas seus temores cessaram ao ver o anjo resplandecente dirigir-se a elas dizendo: – Por que buscais em pranto Aquele que está vivo e vivifica o gênero humano? Cristo, nosso Deus onipotente, ressurgiu dos mortos e doa a todos nós a vida imortal, a iluminação e a grande misericórdia”. 
Destaco a seguinte frase: “Por que buscais em pranto Aquele que está vivo e vivifica o gênero humano?” Estas três mulheres são provas concretas da ação vivificadora e salvadora de Jesus; elas foram alvos da ação de Jesus Cristo, pois, Ele as curou e as libertou da opressão de satanás. Jesus com grande misericórdia transformou a vida delas. E elas ficaram tão gratas por aquilo que Jesus havia feito, que seguiram Cristo fielmente e mesmo em momento de grande perigo, a crucificação, elas não abandonaram o seu Salvador.

Elas foram a túmulo e encontraram um mensageiro especial. Ele lhes disse: “Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas Ele não está aqui, pois já foi ressuscitado.” Ele não está aqui! Estas foram as primeiras palavras proclamatórias sobre a vitória de Jesus sobre a morte. Jesus que morreu pelos nossos pecados, ressurgiu vitorioso. Como bem afirma uma canção do Hinário Luterano:

Cristo, o Senhor, eis ressuscitou, 
já sobre a tumba o Rei triunfou! 
Dando sua vida em nosso favor, 
não mais tememos morte nem dor. 
Glória cantemos ao nosso bom Deus, 
salva de morte e pecados os seus. 
Culpa abolida, Aleluia! 
Cristo dá vida – Aleluia. 
(Hinário Luterano, 119)

Existe uma outra parte da liturgia oriental que trata deste diálogo entre o anjo e as mulheres:
“Às piedosas Miróforas junto ao túmulo, o Anjo disse: Os aromas convêm aos mortos! Cristo, porém, é incorruptível. Cantai antes: O Senhor ressuscitou, dando ao mundo a grande misericórdia”.

Neste belo texto, temos uma argumentação muito bonita, Jesus não precisa dos perfumes e aromas que elas trouxeram por que Ele ressuscitou! O perfume que elas poderiam oferecer a Jesus seria um coração confiante em tudo aquilo que fez. O perfume que elas poderiam oferecer a Jesus era o testemunho de sua ressurreição, pois Deus deu um grande privilegio a essas servas sendo elas as primeiras testemunhas de que Cristo havia vencido a morte.

Estas três servas de Jesus são um bom exemplo para cada um de nós. Jesus as perdoou, curou e as libertou da opressão. E por receberam tal graça, elas seguiram Jesus até o momento de sua crucificação e não temeram prováveis perigos.

Jesus não mudou, Ele continua o mesmo. Ele continua salvando, perdoando, curando e nos libertando através da mensagem do Evangelho. Que possamos confiar em Jesus e segui-lo fielmente, a exemplo, dessas três servas.
Oremos: Poderoso Deus, cujo Filho crucificado e sepultado não permaneceu na sepultura. Concede contentamento em nossos afazeres para servirmos com fidelidade como fizeram Joana, Maria e Salomé, oferecendo a ti o doce perfume de nosso grato coração, a fim de que também possamos ver a glória da tua ressurreição e proclamar com afã e fervor as Boas Novas operada em nós através de nosso Senhor Jesus Cristo, que ressuscitou dos mortos e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. (Treasury of Daily Prayer. CPH, 2008, pág. 589)

Caro ouvinte, Jesus amou estas três servas e foi ao encontro delas. Jesus te ama e vai ao teu encontro. Ele é o teu Salvador, Ele morreu por ti. Confie em Jesus todos os dias de tua vida.

Um abençoado e feliz Dia das Miróforas sob a graça salvífica de Jesus Cristo.

Rev. Elissandro Ribeiro da Silva
Congregação Evangélica Luterana Paz - Ponta Grossa/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário