22/05/2016

Lutero sobre a Festa da Santíssima Trindade

 
A Santíssima Trindade representada em xilogravura colorida do séc. XVI
"Todas as demais festas cristãs estão associadas às obras e maravilhas que Deus fez... a Festa da Trindade, porém, fala do próprio Deus, como ele é, qual sua natureza, sem qualquer enredo. E para compreendê-la é preciso subir acima de toda razão, deixar cá embaixo as coisas criadas, subir às alturas e nada fazer senão ouvir o que Deus diz a respeito de si mesmo e de sua natureza. Do contrário nunca o saberemos. Pois aí, se chocam as loucura de Deus e a sabedoria do mundo.
Por isso não se deve discutir a respeito de como Deus pode ser Pai, Filho e Espírito Santo e, ao mesmo tempo, um só Deus; pois isso de qualquer forma é incompreensível. Devemos satisfazer-nos com o fato de deus falar assim a seu respeito e testemunhar essa verdade em sua palavra.
A mensagem da trindade é cheia de consolo..., pois vemos que todas as três pessoas, a divindade toda, nada intentam e fazem a não ser ajudar aos pobres e miseráveis homens contra o pecado, a morte e o diabo, para que alcancem justiça, vida eterna e o reino de Deus."

-- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário