29/08/2016

O Martírio de São João Batista - 29 de agosto


“João Batista repreende Herodes” (1848), John Rogers Herbert (1810–1890)
Hoje a Santa Igreja celebra o martírio de São João Batista.
“Ele não operou milagres extraordinários. Ele não tinha mulher, nem filho, nem lugar que pudesse chamar de lar. Ele viveu no deserto da Judeia e comia insetos e mel silvestre. Ele se vestia de modo rústico que lembrava Elias (em cujo espírito ele servia, convertendo os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos). Ele foi encarcerado por se atrever a criticar o rei Herodes Agripa I e dizer-lhe que não lhe era lícito tomar a mulher de seu irmão como sua.”
Quando a notícia de que ele havia sido decapitado chegou aos discípulos de João, eles se dirigiram a Jesus.
“É isso o que João lhes ensinara a fazer. Ir a Jesus. E ouvir dele as palavras que confortarão quando tudo mais falhar. Elas eram palavras que João se apegou no momento em que entrou nas trevas, sendo precursor na morte assim como tinha sido na vida.”

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-Poderoso Deus, tu concedeste a teu servo João Batista ser o precursor de teu Filho, Jesus Cristo, tanto na sua pregação do arrependimento quanto na sua morte inocente. Concede que nós, que morremos e ressuscitamos com Cristo no Santo Batismo, possamos nos arrepender diariamente de nossos pecados, sofrer com paciência por amor da verdade e testemunhar sem medo a tua vitória sobre a morte; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

As citações acima são do livro Celebrating the Saints, de William Weedon, publicado em pela Concordia Publishing House. O livro do Rev. Weedon, diretor de culto e capelão do Centro Internacional da LCMS, traz textos históricos e devocionais para a coletânea de dias festivos e de santos que viveram em ambos os Testamentos bíblicos e nos dezenove séculos de vida da Igreja, em sintonia com o calendário litúrgico da Igreja Luterana. À medida que nos deparamos com a vida desses homens e mulheres redimidos pelo Cordeiro, é como se estivéssemos olhando para “um espelho da graça e da misericórdia de Deus” (Lutero). Neste sentido, a arte da capa do livro é muito sugestiva: a face de Cristo é percebida através dos nomes dos santos. Estes nossos co-herdeiros da vida eterna servem ao mais humilde propósito: nos apontar para o Santo, nosso Senhor Jesus Cristo. A história do povo de Deus nos revela estes santos não como grandes privilegiados, mas como grandes exemplos da fidelidade de nosso Pai celestial. O nosso passado embala o magnífica estória (narrativa) da salvação de Deus tal qual fundamentada em sua Palavra e, entrelaçada com a estória do Senhor, estão as estórias daqueles que são seus santos, de todas as épocas e de todos os lugares. 

“A memória do justo é abençoada” (Provérbios 10.7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário