17/08/2019

Décimo Domingo após Pentecostes (Próprio 15 – Ano C)


18 de agosto de 2019


Jeremias 23.16–29
Salmo 119.81-88
Hebreus 11.17–31 (32–40); 12.1–3
Lucas 12.49–53 (54–56)


O sofrimento e a morte de Cristo trazem divisão

O Senhor Jesus causa temor e divisão porque sua Palavra é “como fogo… e como um martelo que despedaça a rocha” (Jr 23.29). Sua lei submete todos nós à morte, enquanto que somente o seu evangelho pode nos trazer à vida. Ele cumpriu essa Palavra por nós através da sua cruz e ressurreição dos mortos. Ele passou por um batismo tão angustiante, operado em sua morte, a fim de abrir o caminho para nós através do nosso Santo Batismo em sua cruz e ressurreição. Então, se somos capazes de “interpretar a aparência da terra e do céu” (Lc 12.56), vamos marcar este sinal de sua cruz - reconhecendo que este mundo está sujeito à morte, mas sabendo que Cristo Jesus também venceu a morte e obteve a vida eterna para nós. Olhemos “firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus”, e “corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hb 12.1-2).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Pai, que dás aos teus filhos muitas bênçãos mesmo quando não somos merecedores, em cada problema e tentação concede-nos confiança em tua bondade e misericórdia amorosa; através de Jesus Cristo, teu filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário