23/07/2022

Sétimo Domingo após Pentecostes - Ano C - Próprio 12

 

Três Anjos Visitam Abraão, por Johann Lucas Kracker (1719-1779)

💒 SÉTIMO DOMINGO APÓS PENTECOSTES - Ano C - Próprio 12

🪔 Os patriarcas, apóstolos e pessoas comuns conversavam com Deus através da oração. Abraão implorou a Deus pela preservação dos poucos justos que haviam em Sodoma, apesar do pecado escandaloso que havia lá. Então o Senhor amenizou a sua ira, assegurando a Abraão que a sua graça prevaleceria (Gn 18.17-33). A liturgia da Igreja também é uma conversa entre Deus e seu povo, na forma de confissão de culpa e derramamento do perdão divino! Cl 2.6-19) E a oração do Pai Nosso é o eixo onde convergem a nossa confissão de fé, confissão de pecado e a súplica por sustento divino. É um privilégio podermos orar como Jesus ensinou  (Lc 11.1-13). Se as orações dependessem de nós, nunca poderíamos ter certeza da resposta de Deus, porque o pecado corrompe completamente. Mas Deus promete nos ouvir e ele sempre cumpre suas promessas. A oração é uma oportunidade bendita confirmada pelo evangelho.

👑 Salmo 138

1️⃣ 1ª Leitura: Gênesis 18.(17-19)20-33

2️⃣ 2ª Leitura: Colossenses 2.6-15 (16-19)

✝️ Evangelho: Lucas 11.1-13

📖 Lutero escreveu: Às vezes sinto que, por causa de ocupações ou pensamentos alheios, fiquei frio ou perdi a vontade de orar. Pois a carne e o diabo estão constantemente dificultando e impedindo a oração. Nesses momentos pego meu livrinho, vou para meu quarto ou, conforme o dia e a hora, para a igreja, misturando-me com as pessoas, e passo a recitar para mim mesmo, oralmente, os Dez Mandamentos, o Credo e, dependendo de minha disponibilidade de tempo, diversas citações de Cristo, de Paulo ou dos Salmos, tudo como o fazem as crianças. (Como se deve orar; para o mestre Pedro Barbeiro - Obras Selecionadas de Lutero, Vol. 5)

💟 Versículo para memorizar: "O Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes." (Sl 138.6)

🙏 Oremos: Ó Pai celeste, Deus querido, sou um pecador pobre e indigno, que não mereço levantar meus olhos ou minhas mãos a ti e orar. Visto, porém, que mandaste que todos oremos, e ainda prometeste atender-nos, e inclusive nos ensinaste as palavras que devemos usar e a maneira como fazê-lo através de teu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, venho obedecer a esse mandamento. E me fio em tua graciosa promessa, e oro em nome de Jesus Cristo, com todos os teus santos na terra, como ele me ensinou: Pai nosso, que estás nos céus... (Lutero - Como se deve orar)

🎵 Louvemos

Em Jesus amigo temos,
que sofreu a nossa dor
e nos manda que levemos
os cuidados ao Senhor.
Falta ao coração dorido
gozo, paz, consolação?
Leva, ó coração ferido,
tudo a Deus em oração.

- Joseph Medlicott Scriven (1819-1886) - Hinário Luterano 293.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário