30/01/2015

A Epístola para o 4º Domingo após Epifania e o Livro de Concórdia

“São Paulo Escrevendo” (c. 1520), Pier Francesco Sacchi (c. 1485 - 1528)

Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Ora, pecando assim contra os irmãos e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.” (1 Co 8.9,11)

“O evangelho não aconselha quanto a diferença de veste, comida e abdicação de propriedade. Essas coisas são tradições humanas com respeito a todas as quais foi dito: “Não é comida que nos recomendará a Deus” [1 Co 8.8]. Razão Por que não são cultos justificantes nem perfeição. Quando são apresentadas recobertas com esses títulos, são até, pelo contrário, meras doutrinas de demônios.” (CA XXVII)

“Cremos, ensinamos e confessamos, outrossim, que nenhuma igreja deve condenar outra por ter menos ou mais cerimônias externas não ordenadas por Deus do que outra, se quanto ao mais existe concórdia entre elas na doutrina e em todos os artigos dela, como também no uso correto dos santos sacramentos, segundo a bem conhecida sentença: Dissonantia ieiunii non dissolvit consonantiam fidei, discordância no jejum não destrói concordância na fé.” (FC-Ep X)

Nenhum comentário:

Postar um comentário