27/01/2015

Comemoração de São João Crisóstomo, Pregador - 27 de janeiro

“São João Crisóstomo pregando para a Imperatriz Eudóxia”, (c. 1880) Joseph Wencker, Musée Crozatier , Le Puy-en-Velay, França.

 Chamado pelo nome adicional de Crisóstomo, que significa “Boca de ouro”, em grego, São João foi uma autoridade que mais se distingue na igreja cristã do século IV. Nascido em Antioquia por volta do ano 347, João foi instruído na fé cristã por sua piedosa mãe, Antusa. Depois de servir em uma série de ofícios cristãos, incluindo acólito e leitor, João foi ordenado presbítero e lhe foram atribuídas responsabilidades de pregação. Suas mensagens simples, mas diretas, encontraram uma audiência muito além de sua cidade natal. Em 398, João Crisóstomo foi feito Patriarca de Constantinopla. Sua determinação de reformar a igreja, o tribunal e a cidade o colocaram em conflito com as autoridades estabelecidas. Consequentemente, ele foi exilado de sua cidade adotiva. Apesar de removido de suas paróquias e povo, continuou escrevendo e pregando até o momento de sua morte em 407. É relatado que suas últimas palavras foram: “Glória a Deus por todas as coisas. Amém.”

LEITURAS:

† Salmo 49.1-8
† Jeremias 42.1-6
† 1 Coríntios 12.31–13.7
† S. Lucas 21.12-15

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, tu deste a teu servo João Crisóstomo graça para anunciar o Evangelho com eloquência e poder. Como bispo de grandes congregações de Antioquia e de Constantinopla, João suportou destemidamente a desonra para a honra de teu nome. Misericordiosamente concede aos bispos e pastores de tua igreja que sejam como João na pregação e na fidelidade em seu ministério da Palavra para o teu povo, e concede que nós todos sejamos participantes da natureza divina através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1158)

Nenhum comentário:

Postar um comentário